domingo, 21 de junho de 2020

Semana de 22/06/2020- 7ºs ANOS A, B, C e D

Boa tarde, pessoal dos sétimos anos!
Volto a publicar nesse blog já que semana passada (dos dias 15/06 a 19/06) não foram enviadas atividades devido o feriado de Corpus Christi e então foi combinado um tempo extra para que vocês fizessem as atividades anteriores.

No post do início do 2º Bimestre que vocês podem verificar CLICANDO NESSE LINK falamos um pouco sobre a formação dos Estados Nacionais e como se formaram países como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.

Lembrando que NÃO é necessário me enviar fotos ou algo assim, quando for para enviar alguma coisa avisarei por este blog, grupo de whatsapp ou demais redes sociais.

Para hoje vocês devem anotar o texto abaixo, colocando a data de hoje (22/06/2020) com atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto que representam explicações ou pontos importantes. Futuramente pretendo gravar uma videoaula sobre esse assunto para aprofundar e contar algumas historinhas a respeito desse momento.

As reformas não tiveram muita força em Portugal e na Espanha por estes serem países fortemente católicos, além de estarem combatendo outras religiões como o judaísmo e o islamismo.

Com a queda de Constantinopla em 1453, dá-se início ao que chamamos de IDADE MODERNA que terminará apenas em 1789 com a Revolução Francesa. A Idade Moderna é um período de grandes transformações na vida das pessoas e de grandes descobertas que trará diversos acontecimentos. O conceito de modernidade vem com a ideia de progresso e otimismo, porém deve ser usado com cautela pois o “moderno” vem para abrir mão do antigo que era “atrasado”, “pior”, sendo que cada período da história teve suas particularidades e deve ser entendido conforme cada contexto.


                 A REFORMA RELIGIOSA ou REFORMA PROTESTANTE

Seu processo se inicia no século XIV, conforme as mudanças ocorriam na Europa, algumas pessoas mostraram insatisfação com alguns atos da igreja católica e sua forte influência política junto a nobreza, que desagradava sobretudo a classe dos comerciantes, ou seja, os burgueses.

- A igreja condenava a prática da USURA (empréstimo a juros) praticada pelos burgueses.

Surgiram os primeiros reformistas (pessoas que exigiam mudanças na Igreja Católica):

·         John Wycliff defendia o confisco dos bens da Igreja, considerava que a Bíblia era a única fonte de verdade e que deveria ser interpretada livremente pelos fiéis. Além disso, defendia a diminuição do poder do clero e simplificação da missa (que era realizada em latim, língua oficial do império romano). Foi excomungado pela igreja católica. (Excomungado ou proibido de comungar é o ato mais severo para qualquer fiel da igreja, equivalente a expulsão).
·         Jan Huss compartilhava as mesmas ideias de Wycliff, criticando os excessos da igreja e a simplificação da missa, defendendo que esta fosse realizada no idioma local dos países para que os fiéis pudessem entender e participar. Foi condenado à morte na fogueira.

A estrutura da igreja católica começa a entrar em uma crise em sua organização nos séculos XV e XVI. Com o acúmulo de riquezas, comportamentos inadequados dos padres e sacerdotes que não condiziam com os dogmas pregados pela igreja, corrupção, interferência nos assuntos políticos dos países, comércio das relíquias de Cristo, houve um agravante quando o Papa Leão X, para ganhar dinheiro e terminar a construção do Basílica de São Pedro, determinou a venda de indulgências (perdão de todos os pecados). (No caso, você é perdoado de seus pecados pagando uma taxa em dinheiro)

Surge então a figura do monge Martinho Lutero e a reforma protestante.
(Esse momento é chamado de reforma protestante pois é um movimento de protesto ou contestação dos dogmas da igreja católica).

O LUTERANISMO

Quem foi Martinho Lutero - Hora Luterana
Martinho Lutero
Durante o século XVI, o território que hoje compõe a Alemanha era um conjunto de principados e cidades autônomas que faziam parte do sacro império romano-germânico. Assim como em outras partes da Europa, os diferentes grupos sociais estavam descontentes com a igreja católica. A nobreza desejava libertar-se da obrigação de enviar dinheiro a Roma e o povo também queria se livrar dos inúmeros tributos que pagavam.

Neste contexto, o sacerdote agostiniano Martinho Lutero vinha protestando contra as ações e os ensinamentos da igreja. Ele se opunha a venda de indulgências e pregava que somente a fé, e não a igreja ou boas obras praticadas, poderia salvar as pessoas. Em 1517, Lutero afixou na porta da catedral de Wittenberg 95 teses questionando posturas tomadas pela igreja e rompe com a mesma.

Após seu rompimento, Lutero é excomungado e começa a formar uma nova religião cristã, o Luteranismo, com organização e fundamentos diferentes dos da igreja de Roma. Alguns fundamentos da igreja luterana são:

·         A salvação é somente alcançada pela fé;
·         É permitido a livre interpretação dos evangelhos, ou seja, os fiéis não só podiam como deveriam ler e interpretar as sagradas esculturas;
·         Negação da veneração de relíquias e imagens, do culto aos santos e a virgem Maria e das penitências (jejuns e peregrinações).

A igreja luterana não tem padres, seus clérigos são pastores (condutores dos fiéis) livres para casar e constituir família. Lutero traduziu a bíblia para o alemão e o luteranismo foi se espalhando pela Europa, tendo bastante adeptos as propostas reformadoras. Isso abriu caminho para novos reformadores e para novas igrejas cristãs como o francês João Calvino e o rei da Inglaterra Henrique VIII.

JOÃO CALVINO – CENTRO TEOLÓGICO E PSICANALÍTICO DO E.S
João Calvino
CALVINISMO

João Calvino, influenciado por Lutero, aderiu a reforma. Perseguido, foi para Suíça e lá redigiu a sua tese de doutrina religiosa. Ao contrário da religião católica, o calvinismo não condenava o empréstimo de dinheiro a juros, ensinava que as pessoas podem multiplicar suas riquezas e que ser rico não é pecado, e sim um sinal de predestinação (destino). Também dizia que a salvação provém do trabalho justo e honesto. Com esse discurso, o calvinismo atraiu boa parte da burguesia.



ANGLICANISMO

A reforma religiosa na Inglaterra originou-se na política. Uma boa quantidade de terras que pertenciam a igreja de Roma e provocava a cobiça da nobreza inglesa, o rei Henrique VIII pretendia escapar da influência do papa e, além disso, desejava se divorciar de sua esposa, Catarina de Aragão. O divórcio era proibido pela igreja católica e então Henrique VIII funda a religião anglicana, que atrai muitos nobres e do alto clero inglês. O chefe da religião anglicana é o próprio rei.
A morte de Henrique VIII – Boullan – Tudo sobre Ana Bolena e a Era ...
Henrique VIII da Inglaterra
 Uma curiosidade é que Henrique VIII casou-se seis vezes e algumas de suas esposas eram submetidas a decapitação conforme se divorciavam. Foi considerado um dos piores reis da Inglaterra.
Quem se interessar por esses acontecimentos recomendo que acesse esse site para saber o que aconteceu as espoas do rei https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-o-que-aconteceu-com-as-esposas-de-henrique-viii-da-inglaterra.phtml , pretendo gravar um vídeo a respeito assim que possível)

*Muitos protestantes foram perseguidos e mortos, pois nessa época estava em vigência a inquisição.

- No Brasil o protestantismo tem várias ramificações, Presbiterianismo, o Luteranismo, os Metodistas, os Adventistas e os Batistas.


A CONTRARREFORMA CATÓLICA

Para conter o avanço do protestantismo, a igreja católica resolveu reformular algumas de suas práticas e se reestruturar.

Os tribunais da inquisição voltaram com mais força para reprimir as heresias. As pessoas acusadas eram torturadas para confessar a sua culpa. (Já fiz um post sobre o que foi a inquisição, você pode relembrar clicando aqui)

Foi realizado o CONCÍLIO DE TRENTO (1545 – 1563) uma reunião entre católicos para garantir a unidade da religião. Nesse concílio foram tomadas uma série de medidas, entre as quais:
·         Organizou a disciplina do clero (estipulando o seminário para formação dos padres)
·         Reafirmação da fé e boas ações como único meio de salvação;
·         A única instituição que poderia interpretar a bíblia era a Igreja. Mantinham-se princípios do culto à Virgem Maria e das imagens;
·         Reafirmava o poder do Papa (que saiu com sua autoridade fortalecida, passando a ter a palavra final sobre os dogmas da Igreja) e mantinha o dogma do “Corpo e Sangue da Cristo”.

Também foi criada a Ordem dos Jesuítas ou Companhia de Jesus em 1534 pelo militar Inácio de Loyola. Em 1540, a Companhia de Jesus foi oficializada pelo papa Paulo III. Os jesuítas atuaram no setor educacional, destacaram-se na luta contra o protestantismo e dedicaram-se a conversão de grande parte dos povos indígenas do continente americano descobertos durante as grandes navegações do século XV.

QUALQUER DÚVIDA ME MANDEM UMA MENSAGEM NESTE BLOG, GRUPOS DE WHATSAPP E DEMAIS REDES SOCIAIS! 

Até mais!

Profª Biah


Nenhum comentário:

Postar um comentário