domingo, 28 de junho de 2020

Semana de 29/06- 8º ANO D

Boa tarde, pessoal do 8ºD!

Continuamos com as postagens no blog. Na semana passada estudamos um pouco sobre o documento DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO e para essa semana continuaremos a estudar a Revolução Francesa. Hoje especificamente falaremos sobre A convenção Nacional e saberemos a origem de muitos termos que utilizamos na política atual. Vocês devem, portanto, anotar o texto abaixo em seus cadernos, com a data de hoje (quem quiser/puder imprimir ou tirar xerox e colar tudo bem,mas é necessário ler e estudar os textos para realizar os exercícios). Atenção as anotações em vermelho ao longo do texto pois são explicações ou termos importantes.

A última parte que estudamos o rei Luis XVI tinha sido preso juntamente com sua esposa, Maria Antonieta, tentando fugir da França ao contactar países Áustria e Prússia sobre ter perdido o poder e solicitado ajuda para tê-lo de volta. Áustria e Prússia invadem a França mas são derrotados pelo povo francês. Nesse momento cresce a mentalidade que é necessário um governo novo, republicano e eleito pelo SUFRÁGIO UNIVERSAL (ou seja, o voto para todos).

                                  A CONVENÇÃO NACIONAL

A convenção nacional é a segunda fase da Revolução Francesa.É fundada uma república, formada por uma assembleia chamada CONVENÇÃO. Essa convenção reunia representantes revolucionários franceses de três correntes políticas distintas:

GIRONDINOS: Representantes da ALTA burguesia que pretendiam garantir a propriedade privada e o desenvolvimento de seus negócios, impedindo que o processo revolucionário ampliasse as conquistas sociais das camadas populares e ameaçasse seus interesses.

JACOBINOS: Representantes da pequena e média burguesia, eram defensores do sufrágio universal e de uma efetiva participação popular no governo. Pretendiam acabar com a miséria do povo, melhorando suas condições de vida.

GRUPO DO PÂNTANO: Representantes da alta e média burguesia que não tinham posição política definida, às vezes apoiando ideias dos girondinos ora dos jacobinos.

Na convenção, os girondinos sentavam-à DIREITA do presidente do presidente da sessão, os jacobinos à ESQUERDA e os do pântano, no centro do plenário. 
Daí que criou-se a tradição de chamar de "direita" as tendências mais conservadoras; de "esquerda" as populares; e de "centro" as que oscilam entre as duas.

Os sans-cullotes não participavam da assembleia, mas exerciam pressão política sobre os jacobinos, grupo político mais sensível às revindicações populares

*Houve até a preocupação da adaptação da linguagem por parte dos jacobinos, utilizando o termo "tu" e não termos rebuscados para dirigir-se uns aos outros.

Nesse momento o calendário da França foi modificado, estabelecendo que o ano 1 ou marco inicial seria 1792, o ano da proclamação da república.

Em 21 de Janeiro de 1793, Luis XVI foi guilhotinado. Sua esposa, na prisão utilizava apenas vestes pretas em sinal de luto. Também foi condenada a morte em Outubro de 1793.
Reflexões sobre a execução de Luís XVI - Instituto Plinio Corrêa ...
Execução de Luís XVI
(Maria Antonieta tem uma das histórias mais interessantes desse momento histórico, deixarei esse link sobre a vida da rainha para quem quiser consultar, vale a pena!)

                  A república Jacobina

Há reações internas e externas (por parte dos governos da Áustria, Prússia, Espanha, Holanda e Inglaterra) pela execução do Rei. Temendo que a revolução se espalhasse em outros países da Europa e para restaurar a monarquia na França, esses reinos uniram-se em uma aliança militar denominada como Primeira Coligação.
- Comitê de Salvação Publica (controle do Exercito/Politica interna) e o Tribunal Revolucionário, destaca-se a figura de Maximilien Robespierre, chefe de governo Jacobino.
- Para conter a crise financeira, o comitê distribuiu terras dos nobres entre milhares de camponeses (também conhecido como REFORMA AGRÁRIA, ou distribuição de terras públicas ou privadas realizada pelo Estado como forma de promover maior igualdade social), aboliu a escravidão nas colônias, tornou o ensino primário obrigatório e gratuito e tabelou os gêneros de primeira necessidade, que vinham subindo diariamente.

- Essas medidas desagradaram os Girondinos, e a tensão entre os partidos aumentou quando um líder jacobino chamado Jean Paul Marat foi assassinado por uma mulher  chamada Charlotte Corday, ligada aos Girondinos.
Mais que Artes - A Morte de Marat
Marat assassinado (Marat assassiné) ou A morte de Marat é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. David era amigo pessoal de Marat.
 Após esse fato, a repressão do governo jacobino se intensificou: as pessoas suspeitas de conspirar contra a revolução passaram a ser condenadas a morte, sem interrogatório ou direito  a defesa, por um tribunal do governo. Assim, milhares de pessoas foram mortas na guilhotina. Esse período ficou conhecido como fase do terror.

*Calcula-se que nesse período cerca de 42 mil pessoas tenham sido guilhotinadas.


A guilhotina e a revolução Francesa – AAP | História Contemporânea ...
Guilhotina
O radicalismo de Robespierre provocou forte oposição e perda de apoio popular.
Maximilien de Robespierre – Wikipédia, a enciclopédia livre
Maximilien de Robespierre

























Nas próximas postagens falaremos um pouco mais sobre o período do terror!

Até mais!

Profª Biah

Semana de 29/06 - 7ºs ANOS A, B, C e D

Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Continuamos com as postagens no blog, sendo que já estudamos FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS e semana passada REFORMA E CONTRARREFORMA. Para essa semana, vocês deverão assistir a videoaula que postarei sobre os assuntos acima citados e responder o formulário que será colocado no final desta página.

Atentem-se as orientações para a atividade e façam com calma, não esqueçam de colocar nome, número e série.

Além da videoaula que gravei, deixo como sugestão a videoaula da minha irmã, professora Elizabeth, sobre formação dos Estados Nacionais explicada de maneira mais aprofundada para quem desejar saber mais.





AGORA É A SUA VEZ!

Leia os textos, assista ao video e responda o formulário clicando AQUI  

QUALQUER DÚVIDA ME MANDEM MENSAGEM NESSE BLOG, NAS DEMAIS REDES SOCIAIS OU GRUPOS DE WHATSAPP!

Até mais e boa atividade!

Profª Biah

Semana de 29/06 - 6ºs ANOS A e b

Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!

Continuamos com as postagens no blog. Na semana passada estudamos um pouco sobre a PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL E OS POVOS INDÍGENAS e para essa semana continuaremos a estudar a Pré-história das Américas e dos povos que já estavam aqui antes do processo de colonização do continente, hoje especificamente falaremos sobre os Incas, Astecas e Maias. Vocês devem, portanto, anotar o texto abaixo em seus cadernos, com a data de hoje (quem quiser/puder imprimir ou tirar xerox e colar tudo bem,mas é necessário ler e estudar os textos para realizar os exercícios), e responder o formulário que será disponibilizado em um link no final dessa postagem. Caso vocês tenham dúvida sobre o conteúdo do texto, postarei aqui uma videoaula que foi transmitida pelo aplicativo CMSP que vocês já estão utilizando, seja pela TV ou celular, para ajudá-los. Atenção as anotações em vermelho ao longo do texto pois são explicações ou termos importantes.

                                           A PRÉ-HISTÓRIA DAS AMÉRICAS

A América, antes das grandes navegações do século XV, era povoada   por grandes impérios que se destacaram por sua estrutura política, social e por suas grandiosas construções, trata-se dos Incas, Astecas e Maias.

                                                             OS MAIAS

Os maias ocupavam a península de Yucatán, na região que hoje corresponde ao sul do México, Guatemala e Belize. Quando os espanhóis chegaram a America, essa civilização já estava em decadência. Ainda não se sabe o motivo da queda da civilização maia, porém, ela é atribuída a questões climáticas e possíveis conflitos.

Os maias se organizavam em cidades-Estados, dessa forma, cada cidade-Estado se organizava de uma maneira diferente, não havia centralização do poder. Uma das cidades-Estado mais famosas dos maias é Chichen Itzá.
Como chegar em Chichén Itzá: excursão ou conta própria + cenote Ik kil
Chichen Itzá e o templo em formato de pirâmide. As pirâmides também são encontradas nas Américas, não só no Egito.
A sociedade maia possuía uma estrutura rígida, sendo composta pelo rei (ajaw) que era considerado um Deus vivo (o nome para essa prática onde o chefe de Estado é considerado também um Deus é Teocracia), sacerdotes, nobreza e a maioria da população era composta por camponeses que realizavam a agricultura plantando milho, cacau, algodão, tomate e frutas. Existiam também os escravos (os escravos, nas civilizações antigas não são escravizados pela cor de sua pele, mas sim por serem prisioneiros de guerra). Nessa sociedade se você nasceu camponês, não há possibilidade de mudar de classe social, sendo assim essa sociedade é considerada estamental, não muda sua estrutura.

Civilização Maia e a importância da escrita – Rekishi no Michi
A escrita maia
calendário maia
Calendário maia
Os maias ficaram famosos por sua arquitetura, escrita, matemática (já tinham conhecimento do número zero,diferente dos romanos, por exemplo), pelo seu conhecimento em astronomia e pelo seu calendário. O calendário maia, diferente do gregoriano linear utilizado por muitos países (inclusive o Brasil), é cíclico. Isso significa que o fim não é o encerramento mas sim o começo de uma nova fase.  Existiam dois calendários, sendo o primeiro solar conhecido como haab com 18 meses de 20 dias cada mais 5 dias, considerados dias de azar, totalizando 365 dias. O segundo era o calendário religioso conhecido como tzolkin, nele havia 20 semanas de 13 dias cada. A junção de ambos criava um período cíclico que se estendia durante 52 anos. A religião maia era politeísta, ou seja, idolatrava vários deuses.

                                                     


OS INCAS

A civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, onde atualmente estão Peru, Bolívia, Chile e Equador eram povos que praticavam a guerra e formaram um vasto império com cerca de 4 mil km. Para alcançar todas as regiões conquistadas, construíram um grandioso sistema de estradas.

A capital do império inca era a cidade de Cuzco e nela foi construído o maior templo dedicado ao Deus sol, considerado um Deus supremo. Os incas, assim como os maias, também eram politeístas e realizavam sacrifícios aos seus deuses. Seu governo era teocrático e centralizado (uma pessoa só no poder), onde o rei ou “O inca” ou Sapa Inca era o comandante e sua sociedade era estamental, composta pela nobreza, sacerdotes, comerciantes e por homens comuns, ou camponeses, que cuidavam da terra. Os principais produtos cultivados pelos incas eram o milho e a batata, mas existiam plantações de algodão, pimenta, tomate, amendoin, mandioca e quinoa, um grão que se popularizou na culinária brasileira.
Descubra Cusco - Notícias - TV - Band.com.br
Cuzco 

Quipo – Wikipédia, a enciclopédia livre
Quipo
Os incas não utilizavam moedas, seus produtos eram comercializados através de trocas diretas. Não desenvolveram nenhuma forma de escrita. Essa civilização se destaca por suas grandes construções e por seu engenhoso sistema de irrigação. Por estarem em uma região extremamente irregular, com instabilidades climáticas, foi desenvolvido um sistema chamado CURVAS DE NÍVEL, o plantio em espécies de degraus ou planaltos, aproveitando a água da chuva em todos os campos de plantação e evitando o acúmulo de chuva em um único nível e que ocorra erosão. Para controlar as contas, também foi inventado o QUIPO, um sistema de cordas que auxiliava os incas a calcular, controlarem as contas e registros. Cada corda do QUIPO possuía um significado e tinha uma função específica.

A cidade inca de Machu Picchu é considerada uma das maravilhas do mundo. Foi encontrada apenas em 1911 bastante preservada.

O império inca sucumbiu devido a ocupação espanhola no século XVI, sendo conquistado por Francisco Pizarro.

                                                 OS ASTECAS

Os astecas ocuparam a região do México. Eram povos de tradição militarista e o poder era concentrado nas mãos do imperador.

A cidade mais importante era a capital do império, Tenochtitlán, este local foi pensado por sacerdotes que viram um presságio: eles teriam chegado à terra escolhida pelos deuses ao avistarem uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente, e assim criaram o templo. Os astecas também eram politeístas e seus deuses representavam animais e a força da natureza. Era comum a realização de sacrifícios para os deuses.

A sociedade asteca era altamente hierarquizada (ou seja, por ordem de “importância”, dividida em grupos). Ao topo estava o imperador, que representava um deus vivo, a nobreza que possuía cargos administrativos no império, os homens comuns que poderiam ser camponeses ou comerciantes e os escravos, que poderiam ser pessoas com dívidas (e trabalhavam de maneira escrava até pagá-la) ou criminosos. Diferente de outras sociedades, os homens comuns poderiam “subir” de classe, ou seja, a sociedade asteca não era estamental.

Esse povo realizava comércio, cobrava impostos das civilizações conquistadas e praticava a agricultura por meio das chinampas (lagos artificiais com fundo de material orgânico que mantinham o fluxo de água constante durante o plantio), além de ter desenvolvido um tipo de escrita (o códice).
O empreendedorismo Asteca era notável, inovador e criativo - São ...
Representação das chinampas

Os astecas foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortez em 1521. Quando os espanhóis chegaram nessa região, o imperador asteca Montezuma II os recebeu bem, pois pensou tratar-se da vinda dos deuses, referida em uma profecia. Os espanhóis uniram-se a tribos inimigas dos astecas, aproveitando-se da rivalidade entre eles, e conquistou o império.


AGORA É SUA VEZ:

Estude os textos sobre a Pré-História do Brasil e a Pré-História das Américas e responda o formulário a seguir.

ATENÇÃO: Envie o formulário apenas UMA VEZ. Faça a atividade com atenção e cuidado, e em caso de dúvida entre em contato.

ACESSE O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI  https://forms.gle/6qcKpT9Eia3JPWE68

Qualquer dúvida comentem nessa postagem, entrem em contato nas demais redes sociais ou grupos de whatsapp!

Caso desejem assistir uma videoaula para ajudar a fazer a atividade, segue o link da aula do aplicativo CMSP: 

Até mais e boa atividade!

Profª Biah

domingo, 21 de junho de 2020

Semana de 22/06/2020- 8º ANO D

Boa tarde, pessoal do oitavo ano!
Volto a publicar nesse blog já que semana passada (dos dias 15/06 a 19/06) não foram enviadas atividades devido o feriado de Corpus Christi e então foi combinado um tempo extra para que vocês fizessem as atividades anteriores.

Primeira Convenção de Genebra, Declaração dos Direitos do Homem e ...No post do início do 2º Bimestre que vocês podem verificar CLICANDO NESSE LINK começamos nossos estudos sobre a Revolução Francesa. Nessa postagem eu havia citado um documento que foi escrito no auge do processo revolucionário a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO e mencionei que o estudaríamos melhor na próxima postagem, ou seja, hoje. É importante lembrar que esse documento foi escrito no furor de uma revolução e era necessário para estabelecer novas direções e regras que atendessem as revindicações daqueles que estavam envolvidos, sobretudo os burgueses que tomam a frente do processo após se aliarem aos camponeses.

Então a atividade para essa semana dedica-se ao estudo desse documento histórico. Vocês devem acessar o formulário google, ler a declaração que está postada lá, e responderem as perguntas propostas. 

NÃO SE ESQUEÇAM de colocar nome completo e número de chamada, caso se lembrem. Façam a atividade com calma, concentração e cuidado, trata-se de um documento histórico escrito no século XVIII E ME ENVIEM O FORMULÁRIO APENAS UMA VEZ para que eu possa contabilizar os pontos/notas, certo?

Em caso de dúvidas, leiam a postagem anterior (a do link ali em cima) ou entrem em contato comigo por este blog ou qualquer outra rede social.

ACESSE O FORMULÁRIO AQUI: https://forms.gle/uytEhW19xVgex2tK9

Até mais e boa atividade!

- Profª Biah

Semana de 22/06/2020- 7ºs ANOS A, B, C e D

Boa tarde, pessoal dos sétimos anos!
Volto a publicar nesse blog já que semana passada (dos dias 15/06 a 19/06) não foram enviadas atividades devido o feriado de Corpus Christi e então foi combinado um tempo extra para que vocês fizessem as atividades anteriores.

No post do início do 2º Bimestre que vocês podem verificar CLICANDO NESSE LINK falamos um pouco sobre a formação dos Estados Nacionais e como se formaram países como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.

Lembrando que NÃO é necessário me enviar fotos ou algo assim, quando for para enviar alguma coisa avisarei por este blog, grupo de whatsapp ou demais redes sociais.

Para hoje vocês devem anotar o texto abaixo, colocando a data de hoje (22/06/2020) com atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto que representam explicações ou pontos importantes. Futuramente pretendo gravar uma videoaula sobre esse assunto para aprofundar e contar algumas historinhas a respeito desse momento.

As reformas não tiveram muita força em Portugal e na Espanha por estes serem países fortemente católicos, além de estarem combatendo outras religiões como o judaísmo e o islamismo.

Com a queda de Constantinopla em 1453, dá-se início ao que chamamos de IDADE MODERNA que terminará apenas em 1789 com a Revolução Francesa. A Idade Moderna é um período de grandes transformações na vida das pessoas e de grandes descobertas que trará diversos acontecimentos. O conceito de modernidade vem com a ideia de progresso e otimismo, porém deve ser usado com cautela pois o “moderno” vem para abrir mão do antigo que era “atrasado”, “pior”, sendo que cada período da história teve suas particularidades e deve ser entendido conforme cada contexto.


                 A REFORMA RELIGIOSA ou REFORMA PROTESTANTE

Seu processo se inicia no século XIV, conforme as mudanças ocorriam na Europa, algumas pessoas mostraram insatisfação com alguns atos da igreja católica e sua forte influência política junto a nobreza, que desagradava sobretudo a classe dos comerciantes, ou seja, os burgueses.

- A igreja condenava a prática da USURA (empréstimo a juros) praticada pelos burgueses.

Surgiram os primeiros reformistas (pessoas que exigiam mudanças na Igreja Católica):

·         John Wycliff defendia o confisco dos bens da Igreja, considerava que a Bíblia era a única fonte de verdade e que deveria ser interpretada livremente pelos fiéis. Além disso, defendia a diminuição do poder do clero e simplificação da missa (que era realizada em latim, língua oficial do império romano). Foi excomungado pela igreja católica. (Excomungado ou proibido de comungar é o ato mais severo para qualquer fiel da igreja, equivalente a expulsão).
·         Jan Huss compartilhava as mesmas ideias de Wycliff, criticando os excessos da igreja e a simplificação da missa, defendendo que esta fosse realizada no idioma local dos países para que os fiéis pudessem entender e participar. Foi condenado à morte na fogueira.

A estrutura da igreja católica começa a entrar em uma crise em sua organização nos séculos XV e XVI. Com o acúmulo de riquezas, comportamentos inadequados dos padres e sacerdotes que não condiziam com os dogmas pregados pela igreja, corrupção, interferência nos assuntos políticos dos países, comércio das relíquias de Cristo, houve um agravante quando o Papa Leão X, para ganhar dinheiro e terminar a construção do Basílica de São Pedro, determinou a venda de indulgências (perdão de todos os pecados). (No caso, você é perdoado de seus pecados pagando uma taxa em dinheiro)

Surge então a figura do monge Martinho Lutero e a reforma protestante.
(Esse momento é chamado de reforma protestante pois é um movimento de protesto ou contestação dos dogmas da igreja católica).

O LUTERANISMO

Quem foi Martinho Lutero - Hora Luterana
Martinho Lutero
Durante o século XVI, o território que hoje compõe a Alemanha era um conjunto de principados e cidades autônomas que faziam parte do sacro império romano-germânico. Assim como em outras partes da Europa, os diferentes grupos sociais estavam descontentes com a igreja católica. A nobreza desejava libertar-se da obrigação de enviar dinheiro a Roma e o povo também queria se livrar dos inúmeros tributos que pagavam.

Neste contexto, o sacerdote agostiniano Martinho Lutero vinha protestando contra as ações e os ensinamentos da igreja. Ele se opunha a venda de indulgências e pregava que somente a fé, e não a igreja ou boas obras praticadas, poderia salvar as pessoas. Em 1517, Lutero afixou na porta da catedral de Wittenberg 95 teses questionando posturas tomadas pela igreja e rompe com a mesma.

Após seu rompimento, Lutero é excomungado e começa a formar uma nova religião cristã, o Luteranismo, com organização e fundamentos diferentes dos da igreja de Roma. Alguns fundamentos da igreja luterana são:

·         A salvação é somente alcançada pela fé;
·         É permitido a livre interpretação dos evangelhos, ou seja, os fiéis não só podiam como deveriam ler e interpretar as sagradas esculturas;
·         Negação da veneração de relíquias e imagens, do culto aos santos e a virgem Maria e das penitências (jejuns e peregrinações).

A igreja luterana não tem padres, seus clérigos são pastores (condutores dos fiéis) livres para casar e constituir família. Lutero traduziu a bíblia para o alemão e o luteranismo foi se espalhando pela Europa, tendo bastante adeptos as propostas reformadoras. Isso abriu caminho para novos reformadores e para novas igrejas cristãs como o francês João Calvino e o rei da Inglaterra Henrique VIII.

JOÃO CALVINO – CENTRO TEOLÓGICO E PSICANALÍTICO DO E.S
João Calvino
CALVINISMO

João Calvino, influenciado por Lutero, aderiu a reforma. Perseguido, foi para Suíça e lá redigiu a sua tese de doutrina religiosa. Ao contrário da religião católica, o calvinismo não condenava o empréstimo de dinheiro a juros, ensinava que as pessoas podem multiplicar suas riquezas e que ser rico não é pecado, e sim um sinal de predestinação (destino). Também dizia que a salvação provém do trabalho justo e honesto. Com esse discurso, o calvinismo atraiu boa parte da burguesia.



ANGLICANISMO

A reforma religiosa na Inglaterra originou-se na política. Uma boa quantidade de terras que pertenciam a igreja de Roma e provocava a cobiça da nobreza inglesa, o rei Henrique VIII pretendia escapar da influência do papa e, além disso, desejava se divorciar de sua esposa, Catarina de Aragão. O divórcio era proibido pela igreja católica e então Henrique VIII funda a religião anglicana, que atrai muitos nobres e do alto clero inglês. O chefe da religião anglicana é o próprio rei.
A morte de Henrique VIII – Boullan – Tudo sobre Ana Bolena e a Era ...
Henrique VIII da Inglaterra
 Uma curiosidade é que Henrique VIII casou-se seis vezes e algumas de suas esposas eram submetidas a decapitação conforme se divorciavam. Foi considerado um dos piores reis da Inglaterra.
Quem se interessar por esses acontecimentos recomendo que acesse esse site para saber o que aconteceu as espoas do rei https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-o-que-aconteceu-com-as-esposas-de-henrique-viii-da-inglaterra.phtml , pretendo gravar um vídeo a respeito assim que possível)

*Muitos protestantes foram perseguidos e mortos, pois nessa época estava em vigência a inquisição.

- No Brasil o protestantismo tem várias ramificações, Presbiterianismo, o Luteranismo, os Metodistas, os Adventistas e os Batistas.


A CONTRARREFORMA CATÓLICA

Para conter o avanço do protestantismo, a igreja católica resolveu reformular algumas de suas práticas e se reestruturar.

Os tribunais da inquisição voltaram com mais força para reprimir as heresias. As pessoas acusadas eram torturadas para confessar a sua culpa. (Já fiz um post sobre o que foi a inquisição, você pode relembrar clicando aqui)

Foi realizado o CONCÍLIO DE TRENTO (1545 – 1563) uma reunião entre católicos para garantir a unidade da religião. Nesse concílio foram tomadas uma série de medidas, entre as quais:
·         Organizou a disciplina do clero (estipulando o seminário para formação dos padres)
·         Reafirmação da fé e boas ações como único meio de salvação;
·         A única instituição que poderia interpretar a bíblia era a Igreja. Mantinham-se princípios do culto à Virgem Maria e das imagens;
·         Reafirmava o poder do Papa (que saiu com sua autoridade fortalecida, passando a ter a palavra final sobre os dogmas da Igreja) e mantinha o dogma do “Corpo e Sangue da Cristo”.

Também foi criada a Ordem dos Jesuítas ou Companhia de Jesus em 1534 pelo militar Inácio de Loyola. Em 1540, a Companhia de Jesus foi oficializada pelo papa Paulo III. Os jesuítas atuaram no setor educacional, destacaram-se na luta contra o protestantismo e dedicaram-se a conversão de grande parte dos povos indígenas do continente americano descobertos durante as grandes navegações do século XV.

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Até mais!

Profª Biah


Semana de 22/06/2020 - 6ºs ANOS A e B

Boa tarde, pessoal dos sextos anos!
Volto a publicar nesse blog já que semana passada (dos dias 15/06 a 19/06) não foram enviadas atividades devido o feriado de Corpus Christi e então foi combinado um tempo extra para que vocês fizessem as atividades anteriores.

No post do início do 2º Bimestre que vocês podem verificar CLICANDO NESSE LINK, falamos um pouco sobre a escrita e teorias para a chegada dos hominídeos no continente americano, e estudar como nossos ancestrais se adaptaram nessas terras.

Lembrando que NÃO é necessário me enviar fotos ou algo assim, quando for para enviar alguma coisa avisarei por este blog, grupo de whatsapp ou demais redes sociais.

Para hoje vocês devem anotar o texto abaixo, colocando a data de hoje (22/06/2020) com atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto que representam explicações ou pontos importantes. Prestem bastante atenção nas imagens ao longo do texto também, para ajudar na compreensão.

Sempre estudamos que a história do Brasil se iniciou com as grandes navegações portuguesas que chegaram até essas terras e encontraram povos que foram chamados de índios. Porém, como esses índios chegaram aqui? Isso tudo será estudado agora para compreendermos a pré-história das Américas e, especificamente, do Brasil.

           OS PRIMEIROS POVOS DA AMÉRICA E A PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL

Os povos que chegaram as Américas possuíam estágios diferentes de organização social, econômica e cultural entre si. Enquanto alguns estavam no estágio paleolítico, ou seja, eram caçadores-coletores e nômades (por exemplo, os índios xavantes, charruas e os esquimós), outros estavam em um estágio neolítico, desenvolvendo a agricultura com cultivos diversos como mandioca, milho, algodão, pimenta, feijão, batata, abóbora, domesticação de poucos animais como as lhamas e aprimorando suas tecnologias, nisso destacam-se os tupi-guaranis (América do Sul), pueblos (América do Norte) e entre outros. Com a ampliação dessas tecnologias formaram-se, ao longo do tempo, grandes centros urbanos e então desenvolveram-se civilizações como os Incas (na América do Sul), Maias e Astecas (na América central). Essas civilizações são conhecidas como pré-colombianas, ou seja, antes da vinda de Cristóvão Colombo para as Américas.

-Grande variedade linguística (mais de 2.500 línguas faladas na América)

                                           A pré-história do Brasil

Esse período também pode ser conhecido como Era Pré-Cabralina (antes de Cabral). Por meio de estudos, estima-se o Brasil foi povoado há cerca de 40, 50 mil anos atrás.

- Acredita-se que os primeiros homens que chegaram ao Brasil vieram da Ásia.

- Existem vários sítios arqueológicos (sítios arqueológicos são conjuntos de vestígios arqueológicos, ou seja, da vida humana, localizados em determinada região) pré-históricos espalhados por nosso país, os mais importantes ficam no Piauí. Pesquisas resultaram na descoberta de ossos de animais pré-históricos, artefatos de cerâmica, fragmentos de fogueira, machados de pedra e, principalmente, milhares de pinturas rupestres.

Regiões habitadas

Os homens da Pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí, litoral (principalmente dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo), região de Lagoa Santa (interior de Minas Gerais).

- Na região de Lagoa Santa foi encontrado o crânio feminino, apelidado de Luzia, que existiu a cerca de 11.500 anos.

- Os arqueólogos dividem os antigos habitantes do nosso país em três grupos de acordo com a sua forma de viver e ferramentas. Assim temos os povos caçadores e coletores, os povos do litoral e os povos agricultores.

*  Sambaquis ou concheiros (do tupi guarani, amontoado de conchas): depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos homens pré-históricos. Também foram encontrados vários fosseis nas regiões dos sambaquis, indicando que o lugar poderia ser utilizado para a prática de enterros.

No sul do Piauí encontra-se uma das zonas arqueológicas mais importantes do mundo quando o assunto é o paleolítico. É o Parque Nacional da Serra da Capivara, que contem milhares de pinturas rupestres produzidas pelo homem primitivo. Sem falar nas paisagens de tirar o fôlego.
Pintura rupestre da Serra da Capivara no Piauí
Eram também produzidas PINTURAS ou ARTES RUPESTRES em grandes pedras/rochas que retratavam o cotidiano dessas civilizações, simbolizavam rituais religiosos para ter sucesso na caça, entre outros.

                                                 
                 OS ÍNDIGENAS

Esses povos pré-históricos que habitavam o Brasil adaptaram-se as condições adversas do território e deram origem ao que chamamos de nações indígenas. É importante lembrar que o termo “índio” e “indígena” foi inventado pelo colonizador e coloca cada civilização como se todas fossem iguais, sendo que há grande diversidade e identidade própria. Antes da chegada dos portugueses havia cerca de 5 milhões de indígenas apenas no nosso país, que se dividiam em sociedades ao longo do território e possuíam características, costumes, organizações sociais, culturais e línguas diferentes baseadas em um tronco linguístico comum (ou seja, línguas que tem a mesma origem) ou em uma família linguística comum (tem a mesma origem e tem mais semelhanças entre si). Há dois troncos linguísticos o TUPI e o MACRO-JÊ com suas respectivas famílias linguísticas. Com a junção desses troncos e famílias, com a linguagem do colonizador português e dos povos africanos escravizados surgiu a nossa língua o português brasileiro.

A imagem pode conter: texto
Troncos e famílias linquísticas indígenas
Cada povo indígena vivia de uma maneira diferente (alguns agricultores, outros caçadores e coletores, outros guerreiros), porém todos apresentavam uma relação baseada em regras políticas, religiosas e sociais. Os povos poderiam ter contato uns com os outros em celebrações como casamentos, guerras e possíveis alianças contra seus inimigos.

Os indígenas possuíam uma relação de respeito com a natureza, utilizando seus recursos apenas para a sua SUBSISTÊNCIA, ou seja, para o que era extremamente necessário para viver. Construíam canoas, arco e flechas, usavam a palha para fazer esteiras, cestos e redes. Usavam penas de animais para seus adornos e enfeites e usavam o URUCUM (fruto de cor vermelha que produzia uma tintura para pintar o corpo). Destaca-se também a cerâmica indígena, muito valorizada pela sua arte e suas casas que recebem o nome de OCA.

SOCIEDADE PARA OS INDÍGENAS

Cada sociedade indígena poderia possuir variações, porém, num geral podemos classifica-las da seguinte maneira:

- Não há o uso da escrita, ou seja, as histórias são passadas oralmente de geração em geração pelos membros mais velhos dos povos.

- Não existe propriedade privada, dessa forma, a terra é de todos e todos podem ocupar seu espaço. Há uma coletividade em compartilhar a comida e as habitações.

- Não existem classes e nem diferenças sociais como nos dias de hoje no Brasil, por exemplo;

- O Pajé e o Cacique são importantes na organização social das tribos. O Pajé é o sacerdote e curandeiro, exercendo um papel religioso de intermediário com os deuses e fazendo medicamentos para enfermidades. Já o cacique tem um papel de chefe, liderando a tribo.

- A liderança poderia passar de pai pra filho (hereditariamente), mas não era uma regra.

 RELIGIOSIDADE INDÍGENA

Os indígenas acreditavam na força da natureza e nos espíritos de seus antepassados. Faziam rituais e cerimônias sagradas.

Há também deuses que correspondem opostos, por exemplo, Tupã é o deus bom que representa o trovão e os raios, já Anhangá é considerado o espírito vingativo. Há o culto a Juraci (o sol) e a Jaci (a lua). Entre as deusas destaca-se Iara, deusa das águas e muito citada no folclore brasileiro.


OS INDÍGENAS NA ATUALIDADE

O índio não faz parte somente do passado. Há índios espalhados por todo o Brasil na atualidade, alguns residem em territórios chamados terras indígenas, alguns moram nas grandes cidades e alguns sequer tiveram contato com o homem branco até os dias de hoje. A cultura indígena modernizou-se com a tecnologia e há uma complementação dos hábitos tradicionais com a modernidade, como por exemplo, o uso de celulares. Porém, os povos indígenas ainda sofrem com consequências do processo de colonização do país, perdendo suas terras, sofrendo violência de exploradores do garimpo e agronegócio, envolvendo-se com o alcoolismo e outros vícios e com o desrespeito a sua cultura. 

Há muitas heranças da cultura dos povos indígenas que estão presentes em nossos dias e não percebemos. Pesquisaremos sobre elas na próxima semana e na próxima postagem!

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Até mais!

Profª Biah