Boa tarde, pessoal do oitavo ano!
No dia de hoje (08/06/2020) iniciamos o nosso segundo bimestre! Optei por continuar as postagens aqui nesse blog, então o cronograma seguirá o combinado, ou seja, o blog será atualizado TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS e vocês tem todo o resto da semana para copiar os textos, fazer as atividades e responder os questionários que postarei aqui futuramente, certo? Nessa semana iniciaremos o conteúdo de REVOLUÇÃO FRANCESA
Vocês devem copiar o texto abaixo em seus cadernos com a data de hoje (pode colocar 2º bimestre no caderno, se quiserem). Não precisa me enviar nenhuma foto dessa cópia por hora, basta anotar em seu caderno para consultar e responder as futuras atividades, combinado? Atenção as anotações em vermelho ao longo do texto, elas são explicações sobre o que está escrito e o que é mais importante lembrar. Tenham em mente as peças do jogo de xadrez e o vídeo que gravei na semana de recuperação
A REVOLUÇÃO FRANCESA
Antecedentes: Antigo Regime (Absolutismo, privilégios do clero e da nobreza)
A França possuía uma DIVISÃO EM TRÊS ESTADOS :
ESTADO
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COMPOSIÇÃO
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Nº DE COMPONENTES
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SITUAÇÃO
SÓCIO-ECONÔMICA
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1º ESTADO
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CLERO
Alto clero: cardeais, bispos, abades.
Baixo Clero: Padres, frades, monges
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120 mil pessoas
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Possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas sobre batismo,
casamento e sepultamento.
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2º ESTADO
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NOBREZA
Família Real, nobreza, cortesões, nobreza provincial.
Viviam em grandes propriedades rurais;
NOBREZA DE TOGA : Burgueses que compravam título de nobreza
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360 mil pessoas
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Vivia à custa da monarquia ou da exploração do trabalho dos
camponeses
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3º ESTADO
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CAMPONESES
Artesãos, burgueses
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23 milhões e 580 mil pessoas
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Trabalhavam para gerar riqueza e os impostos.
Eram cerca de 80% da população
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AGRAVAMENTOS :
- · Baixa produtividade agrícola
- · Ao longo do século XVIII os preços do trigo aumentaram em 127%, carne 67% e lenha 91%. (inflação)
- · Fome e miséria
- · Condições de vida precárias
OS ESTADOS GERAIS
Luís XVI
(1774 – 1791)
Para solucionar a crise
econômica, o rei convocou os Estados Gerais, assembleia formada pelos três
Estados, afim de apresentar propostas aos monarcas.
O voto seria definido por votos
do Estado, não por todos os deputados (o que beneficiou o clero e a nobreza que
defendiam os mesmos interesses).
A ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE
Objetivo: Elaborar uma
constituição (constituição é um conjunto de leis) com leis que limitavam o poder do 1º e 2º Estado.
O rei reprimiu esse movimento.
14 de Julho de 1789: Populares
da cidade de Paris saíram as ruas saqueando depósitos de armas e de alimentos.
Com o apoio dos soldados do exército, invadiram e tomaram a Bastilha, prisão
símbolo do absolutismo. No interior,
camponeses se rebelaram contra os seus senhores. (A tomada da prisão da Bastilha é considerada um marco da revolução francesa, pois todos os "inimigos" que representavam alguma ameaça ao antigo regime eram aprisionados naquele local.Pode-se dizer, utilizando a analogia do xadrez que todos os peões brancos e pretos, ou seja, camponeses e burgueses, se uniram nesse momento, já que eram em maior número )
4 de Agosto de 1789 : A
assembleia nacional constituinte aboliu a servidão, o dízimo e os privilégios
do clero e da nobreza.
*Protestos violentos.
O lema da revolução francesa é “Liberdade,
Igualdade e Fraternidade”, princípios iluministas.
1789 = Declaração dos direitos do
homem e do cidadão (na próxima semana estudaremos esse documento com mais profundidade)
1792 = MONARQUIA CONSTITUCIONAL
Carta dominada pela burguesia,
seus principais pontos eram :
- Igualdade jurídica de todos os
cidadãos franceses.
- Completa liberdade de produção
e de comércio, proibição de greve dos trabalhadores.
- Liberdade de crença religiosa e
separação entre Estado e religião (Estado Laico).
- Divisão dos poderes em
executivo, legislativo e judiciário.
- Voto Censitário (por quantidade
de riqueza).
(Utilizando a analogia do xadrez, perceba que nesse momento a burguesia toma a frente do processo revolucionário, ou seja, rompe com os camponeses e luta por interesses próprios. Os peões pretos e brancos, que estavam todos juntos, passam a ser apenas os peões brancos defendendo suas ideias)
INVASÃO DA FRANÇA
Luís XVI não aceitou perder o
poder. Fez contato com os reis da Áustria e da Prússia com o objetivo de
invadir a França e reestabelecer o absolutismo.
*Sans Cullotes (trabalhadores urbanos, pequenos proprietários e artesãos que participaram da revolução francesa) protestaram contra
o alto custo de vida, pelo fim do voto censitário e maior participação na
política.
(O termo Sans Cullotes significa "sem cullotes, ou seja, sem "calças". Eles eram assim chamados pelo fato de utilizarem calças compridas e largas, contrariamente aos ricos, que usavam calças curtas e apertadas até a altura do joelho, chamadas de culottes)
(O termo Sans Cullotes significa "sem cullotes, ou seja, sem "calças". Eles eram assim chamados pelo fato de utilizarem calças compridas e largas, contrariamente aos ricos, que usavam calças curtas e apertadas até a altura do joelho, chamadas de culottes)
1791 : Luís XVI é preso
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Até a próxima!
Profª Biah.
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