domingo, 7 de junho de 2020

SEMANA DE 08/06/2020 - INÍCIO DO 2º BIMESTRE - 8º ANO D

Boa tarde, pessoal do oitavo ano!

No dia de hoje (08/06/2020) iniciamos o nosso segundo bimestre! Optei por continuar as postagens aqui nesse blog, então o cronograma seguirá o combinado, ou seja, o blog será atualizado TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS e vocês tem todo o resto da semana para copiar os textos, fazer as atividades e responder os questionários que postarei aqui futuramente, certo? Nessa semana iniciaremos o conteúdo de REVOLUÇÃO FRANCESA


Vocês devem copiar o texto abaixo em seus cadernos com a data de hoje (pode colocar 2º bimestre no caderno, se quiserem). Não precisa me enviar nenhuma foto dessa cópia por hora, basta anotar em seu caderno para consultar e responder as futuras atividades, combinado? Atenção as anotações em vermelho ao longo do texto, elas são explicações sobre o que está escrito e o que é mais importante lembrar. Tenham em mente as peças do jogo de xadrez e o vídeo que gravei na semana de recuperação

A REVOLUÇÃO FRANCESA

Antecedentes: Antigo Regime (Absolutismo, privilégios do clero e da nobreza)

A França possuía uma DIVISÃO EM TRÊS ESTADOS :

ESTADO
COMPOSIÇÃO
Nº DE COMPONENTES
SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA
1º ESTADO
CLERO
Alto clero: cardeais, bispos, abades.
Baixo Clero: Padres, frades, monges
120 mil pessoas
Possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas sobre batismo, casamento e sepultamento.
2º ESTADO
NOBREZA
Família Real, nobreza, cortesões, nobreza provincial.
Viviam em grandes propriedades rurais;

NOBREZA DE TOGA : Burgueses que compravam título de nobreza
360 mil pessoas
Vivia à custa da monarquia ou da exploração do trabalho dos camponeses
3º ESTADO
CAMPONESES
Artesãos, burgueses
23 milhões e 580 mil pessoas
Trabalhavam para gerar riqueza e os impostos.
Eram cerca de 80% da população



AGRAVAMENTOS :
  • ·         Baixa produtividade agrícola
  • ·     Ao longo do século XVIII os preços do trigo aumentaram em 127%, carne 67% e lenha 91%. (inflação)
  • ·         Fome e miséria
  • ·         Condições de vida precárias


OS ESTADOS GERAIS

Luís XVI (1774 – 1791)
Para solucionar a crise econômica, o rei convocou os Estados Gerais, assembleia formada pelos três Estados, afim de apresentar propostas aos monarcas.
O voto seria definido por votos do Estado, não por todos os deputados (o que beneficiou o clero e a nobreza que defendiam os mesmos interesses).

A ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE

Objetivo: Elaborar uma constituição (constituição é um conjunto de leis) com leis que limitavam o poder do 1º e 2º Estado.
O rei reprimiu esse movimento.

14 de Julho de 1789: Populares da cidade de Paris saíram as ruas saqueando depósitos de armas e de alimentos. Com o apoio dos soldados do exército, invadiram e tomaram a Bastilha, prisão símbolo do absolutismo.  No interior, camponeses se rebelaram contra os seus senhores. (A tomada da prisão da Bastilha é considerada um marco da revolução francesa, pois todos os "inimigos" que representavam alguma ameaça ao antigo regime eram aprisionados naquele local.Pode-se dizer, utilizando a analogia do xadrez que todos os peões brancos e pretos, ou seja, camponeses e burgueses, se uniram nesse momento, já que eram em maior número )

14 de julho: a queda da Bastilha, o entusiasmo e o atraso de Kant ...

4 de Agosto de 1789 : A assembleia nacional constituinte aboliu a servidão, o dízimo e os privilégios do clero e da nobreza.

*Protestos violentos.

O lema da revolução francesa é “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, princípios iluministas.

1789 = Declaração dos direitos do homem e do cidadão (na próxima semana estudaremos esse documento com mais profundidade)

1792 = MONARQUIA CONSTITUCIONAL

Carta dominada pela burguesia, seus principais pontos eram :
- Igualdade jurídica de todos os cidadãos franceses.
- Completa liberdade de produção e de comércio, proibição de greve dos trabalhadores.
- Liberdade de crença religiosa e separação entre Estado e religião (Estado Laico).
- Divisão dos poderes em executivo, legislativo e judiciário.
- Voto Censitário (por quantidade de riqueza).

 (Utilizando a analogia do xadrez, perceba que nesse momento a burguesia toma a frente do processo revolucionário, ou seja, rompe com os camponeses e luta por interesses próprios. Os peões pretos e brancos, que estavam todos juntos, passam a ser apenas os peões brancos defendendo suas ideias)

INVASÃO DA FRANÇA

Luís XVI não aceitou perder o poder. Fez contato com os reis da Áustria e da Prússia com o objetivo de invadir a França e reestabelecer o absolutismo.
*Sans Cullotes (trabalhadores urbanos, pequenos proprietários e artesãos que participaram da revolução francesa)  protestaram contra o alto custo de vida, pelo fim do voto censitário e maior participação na política. 
(O termo Sans Cullotes significa "sem cullotes, ou seja, sem "calças". Eles eram assim chamados pelo fato de utilizarem calças compridas e largas, contrariamente aos ricos, que usavam calças curtas e apertadas até a altura do joelho, chamadas de culottes)

1791 : Luís XVI é preso

QUALQUER DÚVIDA COMENTEM NESSA POSTAGEM OU ENTREM EM CONTATO COMIGO PELO GRUPO DE WHATSAPP, INSTAGRAM OU DEMAIS REDES SOCIAIS!

Até a próxima!

Profª Biah.

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