domingo, 27 de setembro de 2020

ATENÇÃO A ESSA POSTAGEM! Semana de 28/09 a 02/10

 Olá, pessoal!

Como vocês sabem, essa semana será destinada para o envio de atividades atrasadas e recuperação de prazos e notas. Sendo assim, para aqueles que não sabem o que foi postado até esse momento/estavam sem internet/tiveram alguma dificuldade para se organizar, atenção a essa postagem e as orientações abaixo:


6ºs ANOS A e B

Acabamos de encerrar o tema EGITO ANTIGO. Vocês devem ler os textos desse blog sobre esse assunto (só clicar nas postagens mais antigas), anotar as informações importantes em seus cadernos e responder aos formulários 01 e 02. Antes de qualquer coisa LEIA OS TEXTOS E ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES COM CUIDADO E ATENÇÃO, combinado? 

FORMULÁRIO 01 - MÉDIO E NOVO IMPÉRIO = CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO 02 - ENCERRAMENTO EGITO ANTIGO = CLIQUE AQUI


7ºs ANOS A, B, C, D e E

Estamos estudando as GRANDES NAVEGAÇÕES. Vocês devem ler os textos desse blog sobre esse assunto (só clicar nas postagens mais antigas), anotar as informações importantes/dúvidas que vocês tem a respeito do tema e responder aos formulários abaixo. LEMBRANDO QUE VOCÊS DEVEM LER OS TEXTOS COM ATENÇÃO PARA REALIZAR A TAREFA.

Além disso, pretendo realizar uma VIDEOAULA com todos vocês no dia 30/09 às 14h pelo aplicativo Google Meets (basta baixar o arquivo ou acessar o site google meets no dia e fazer login com uma conta do google) para tirar dúvidas e ajudá-los a responder os questionários. Lembrando que no dia você receberá um código para acessar a sala de reunião no grupo de whatsapp da sua sala, é só clicar e aguardar! Para quem não tem o grupo de whatsapp da sala, pretendo postar esse link de reunião aqui nesse blog, e o procedimento será o mesmo, certo? Conto com a participação de vocês!. 

Além disso, não se esqueçam de enviar as atividades abaixo:

FORMULÁRIO 01- AS GRANDES NAVEGAÇÕES = CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO 02 - NAVEGAÇÕES INGLESAS, FRANCESAS E HOLANDESAS = CLIQUE AQUI

AVISO: O bimestre se encerrará em breve, não deixe para fazer as atividades no último momento! Em caso de dúvidas, me envie uma mensagem por esse blog, grupos de whatsapp ou demais redes sociais!

Boa atividade e até mais!

Profª Biah

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Semana de 21/09 a 25/09 - 7ºs anos A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Hoje continuamos os estudos sobre as GRANDES NAVEGAÇÕES. Já falamos sobre os antecedentes das navegações, navegações portuguesas e espanholas, temas que vocês podem consultar nas postagens mais antigas desse blog.

Para essa semana vocês devem ler o texto abaixo, fazer anotações sobre ele em seus cadernos (não precisa escrever tudo, mas anote os pontos principais!), assistir ao vídeo e responder o formulário que será disponibilizado no final desse post. Não esqueçam de ler as orientações antes de enviar as atividades, combinado?

Atenção para as anotações em vermelho ou com um * (asterisco) ao longo do texto, pois representam explicações ou pontos importantes.


                AS NAVEGAÇÕES INGLESAS, FRANCESAS E HOLANDESAS

Ingleses, franceses e holandeses também cobiçavam as especiarias orientais e tentaram várias rotas para obtê-las. Não contemplados pelo Tratado de Tordesilhas, o ignoraram e partiram rumo ao mar.

    Em 1497, o navegador genovês Giovanni Caboto, a serviço da Inglaterra, tentou em vão encontrar uma passagem para o Oriente pelo extremo norte. Nessa viagem chegou a explorar alguns pontos da América do Norte.

Ocorreram outras navegações inglesas como:

  • Martin Frobisher, ao tentar a passagem a noroeste, descobriu uma baia que recebeu o seu nome;
  • Francis Drake, corsário*, realizou a segunda viagem de circunavegação (viagem ao redor de um local, que pode ser uma ilha, um continente);
  •  Walter Raleigh tentou fundar, em 1585, a primeira colônia inglesa (Carolina do Norte), porém não obteve sucesso. Futuramente, em uma nova expedição, os ingleses fundarão as 13 colônias que darão origem aos Estados Unidos.

    Em 1543 foi a vez do navegador francês Jacques Cartier (ou Cattier) buscar uma passagem para o Oriente pelo extremo norte. Ele explorou o Rio São Lourenço e tomou posse, em nome do rei francês, de partes do atual Canadá e Estados Unidos. As principais viagens francesas foram:

  • 1524, Sebastiao Verrazzano, italiano a serviço da França, atingiu a Terra Nova, no Canada;
  •  Em 1534, Jacques Cattier explorou o rio São Lourenço;
  •  No século XVII, Samuel Champlain iniciou a colonização do Canada, fundando a cidade de Québec.

Tanto os franceses como os ingleses naquela época dedicavam-se a pirataria.

(O termo PIRATA existe desde a Grécia antiga. Há registros de pirataria na Fenícia e entre os vikings. Pirataria se refere a um grupo formado em grande maioria por homens, geralmente independente e bem organizado, que saqueia embarcações e os conteúdos que carregam. Esses piratas saqueavam, por conta própria, as riquezas portuguesas, espanholas, entre outras nos oceanos. Já o termo CORSÁRIO se refere à pirataria “autorizada” por algum reino através de uma missão ou carta de “corso”, ou seja, são comandantes de navio autorizados a pilhar navios de outras nações e estes dividem o saque com o rei, que fica com grande parte dos produtos. Os corsários podem ser classificados também como “piratas de elite”)

     Já os holandeses lançarem-se às navegações só no final do século XVI, porém, em poucas décadas conquistou terras em diversos continentes: região do Cabo (África); Java, Ceilão e Ilhas Moluscas (Ásia); Nova Amsterdã (atual Nova York), Antilhas e o nordeste do Brasil (América).

O vídeo abaixo apresenta algumas informações sobre as grandes navegações e pode ajudar nos estudos de vocês sobre esse tema:

 

                AS CONSEQUÊNCIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

As grandes navegações provocaram mudanças importantes no cenário mundial, entre as quais é importante destacar:

  • Extraordinário crescimento do volume e do comércio mundial;
  • Aumento das relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente;
  • O oceano Atlântico passou a ser mais importante como via de comércio. Com isso assistiu-se o declínio das cidades italianas como Gênova e Veneza e o crescimento de países banhados pelo Atlântico como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda;
  • Construção de grandes impérios coloniais pelos europeus e a apropriação da riqueza dos povos africanos, asiáticos e ameríndios (indígenas);
  • Surgimento da escravidão moderna (étnica, ou seja, por etnia, aqui se inicia a escravidão pela cor da pele, localização geográfica e etc)
AGORA É SUA VEZ!

RESPONDA O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI

Em caso de dúvidas me mandem uma mensagem por este blog, grupos de whatsapp ou demais redes sociais!

Até mais e boa atividade!

Profª Biah

Semana de 21/09 a 25/09 - 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!

Hoje encerramos os estudos sobre o ANTIGO EGITO. Já falamos sobre o Antigo, Médio e Novo Império, temas que vocês podem consultar nas postagens mais antigas desse blog.

Para essa semana vocês devem ler o texto abaixo, fazer anotações sobre ele em seus cadernos (não precisa escrever tudo, mas anote os pontos principais!), assistir ao vídeo e responder o formulário que será disponibilizado no final desse post. Não esqueçam de ler as orientações antes de enviar as atividades, combinado?

Atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto, pois representam explicações ou pontos importantes.

                                                 A ESCRITA EGÍPCIA


Os egípcios desenvolveram três tipos de escrita diferentes e elas era utilizadas em situações específicas:

  • Hieróglifos: Os hieróglifos eram símbolos escritos da direita para a esquerda (essa escrita era considerada sagrada). As anotações das pirâmides, monumentos, comemorações militares, por exemplo, eram feitas em hieróglifos);
  • Hierática: A escrita hierática era usada pela nobreza, encontrada em textos de sacerdotes. Era uma forma mais simplificada da escrita hieroglífica e permitia aos ESCRIBAS escreverem mais rápido;
  • Demótica: Mais popular, usada os assuntos do dia-a-dia, como contratos, contabilidade dos armazéns reais e etc.
Para escrever, os egípcios utilizavam o PAPIRO, uma planta encontrada em abundância nas margens do Rio Nilo.

                                         A RELIGIÃO EGÍPCIA

Os egípcios eram POLITEÍSTAS, ou seja, idolatravam vários deuses. Seus deuses poderiam ser ANTROPOMÓRFICOS (formato humano) ou ANTROPOZOOMÓRFICOS (cabeça de animal e corpo humano). Tudo no Egito é voltado para a religião, e os egípcios acreditam em vida após a morte e por isso mumificavam os corpos, na esperança que retornassem. Após a morte, a pessoa seria conduzida pelo deus Anúbis encaminhada ao tribunal do deus Osíris, onde deveria declarar que nunca realizou o mal e seu coração era colocado na balança da justiça. A avaliação desse peso, que deveria ser mais leve do que uma pena, era feito pelo deus Toth.

                                             A Mumificação

A mumificação, num primeiro momento, era direcionada apenas aos faraós, posteriormente aos funcionários mais importantes, ou seja, o processo de mumificação variava de acordo com a riqueza de quem seria mumificado.

Processo:

1º O cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as vísceras. O cérebro também era retirado, aplicando uma espécie de ácido para que derretesse. Era retirado pelo nariz com o uso de uma espátula de metal.

2ª O corpo era colocado em um recipiente com “natrão” (uma espécie de sal)

3º Após desidratado, enchia-se o corpo com serragem. Aplicavam-se alguns perfumes para conservar o corpo.

4º O corpo era envolvido em faixas de linho branco, nessas faixas eram colocados amuletos. Após finalizada, a múmia era colocada dentro de um sarcófago que seria levado para a pirâmide.

Abaixo temos um vídeo que ilustra um pouco sobre esse processo de mumificação:



                                        ANIMAIS VENERADOS NO ANTIGO EGITO

Gato, coiote, escaravelho, serpente, crocodilo, carneiro (geralmente esses animais eram cultuados por representar os Deuses, além de serem retratados em amuletos, pinturas e esculturas). 

                                   SÍMBOLOS SAGRADOS PARA OS EGÍPCIOS

Olho de Hórus ou Udyat - simboliza o sacrifício

Cajado e Mangual - Simbolizam a realeza, poder e fertilidade

Aknh - Simboliza a vida eterna

AGORA É SUA VEZ!

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Em caso de dúvidas me mandem uma mensagem por este blog, grupos de whatsapp ou demais redes sociais!

Até mais e boa atividade!

Profª Biah

domingo, 6 de setembro de 2020

Semana de 07/09 a 11/09 - 7ºs anos A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos sétimos anos!

Como vocês sabem, entre os dias 24/08 e 28/08 tivemos um recesso, ou seja, não foram postadas atividades. E na semana passada entre os dias 31/08 e 04/09 ficou reservado para que vocês recuperassem as atividades pendentes, dessa forma, retornamos com força total para estudar as GRANDES NAVEGAÇÕES!

Para aqueles que não acompanharam o blog, iniciei o texto das grandes navegações e falei um pouco sobre navegações portuguesas. O texto pode ser consultado aqui .

Para hoje vocês devem anotar esse texto em seus cadernos (lembre-se, podem resumir o texto e anotar os pontos importantes/destaques, imprimir, o que for melhor para cada um, porém é necessário fazer anotações para que responder o questionário se torne mais fácil!) e responder o formulário. Antes de enviar, lembre-se: leia todas as orientações com calma e o envie APENAS UMA VEZ, com seu NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE!

Atenção as anotações em vermelho no texto, pois representam explicações ou pontos importantes.

AS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS

 

Os espanhóis, após a expulsão dos mouros (como eram chamados os muçulmanos) em 1492, também começaram seus empreendimentos marítimos, com o objetivo de chegar as Índias. Os reis Fernando e Isabel, aprovaram o plano audacioso do navegador genovês CRISTOVÃO COLOMBO o qual o plano consistia em chegar ao Oriente dando a volta ao mundo pelo Ocidente, pois acreditava-se que a terra era redonda e muito menor do que era realmente.

Colombo partiu do porto de Palos com três caravelas – Nina, Pinta e Santa Maria- e navegou por cerca de dois meses. A expedição desembarcou na ilha de Guanaani (atual São Salvador). Mal sabia o navegador que havia chegado em um novo continente: a América. Pensando estar nas Índias, deu o nome de “índios” aos habitantes locais. Depois de alguns dias, Colombo atingiu a ilha de Cuba e pensou estar na ilha de Cipango, no Japão. Os espanhóis encontraram outras ilhas, como a do atual Haiti, a qual deram o nome de La Espanol.

Em março do ano seguinte, Colombo voltou a Espanha e foi recebido festivamente pelos reis. Realizou mais três viagens a América. Morreu em 1506, na cidade de Valladolid. Sempre acreditou que havia chegado a terras do continente asiático. 

O nome AMÉRICA foi uma homenagem ao geógrafo florentino Américo Vespúcio, já que ele provou que a descoberta de Colombo se tratava de um novo continente. 

CRONOLOGIA DE VIAGENS QUE OS ESPANHÓIS FIZERAM PARA AS AMÉRICAS:

 1508- Vicente Yãñez Pinzón e Juan Días de Soliz atingiram o México;

1513- Vasco Nunes Balboa descobriu o Oceano Pacífico;

1515- Juan Días de Soliz explorou o Rio da Prata;

1519- Fernão de Magalhães, português a serviço da coroa espanhola deu início a primeira viagem de circunavegação (viagem ao redor de um local, que pode ser uma ilha, um continente. Essa viagem foi a primeira “volta ao mundo” da história por assim dizer). Ao chegar nas Filipinas foi assassinado por nativos locais e sua expedição foi concluída por Sebastião de Elcano.


OS TRATADOS DE DIVISÃO DE TERRAS

A concorrência espanhola nas navegações preocupou o governo português. Ele temia pela rota oriental que procurava e pelas terras que já havia descoberto. A descoberta de terras ocidentais pelos espanhóis despertou em Portugal o interesse em assegurar para si parcela dessa região. A disputa entre os países ibéricos (ou seja, localizado na península ibérica, no caso Portugal e Espanha) foi encaminhada ao papa Alexandre VI, que, em 1493, expediu a Bula Inter Coetera. Por ela, a Espanha ficava com a posse de terras situadas a ocidente de uma linha meridiana imaginaria, traçada de polo a polo, a 100 léguas das ilhas de Açores e Cabo Verde. O rei de Portugal, dom João II, considerando que seu país fora prejudicado, protestou contra a decisão do papa. Diante da reação de Portugal, os reis da Espanha aceitaram estabelecer diretamente outro acordo que resultou, em julho de 1494, no Tratado de Tordesilhas. Ficava estabelecido um meridiano tratado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As terras situadas a oeste desse meridiano pertenceriam a Espanha e as terras a leste, a Portugal.

Em 1506, por solicitação do rei português, o papa Júlio II validou o tratado.(ou seja, é importante lembrar que o Tratado de Tordesilhas dividiu o “novo mundo” ou as novas terras descobertas entre Portugal e Espanha e foi criado para resolver as disputas por esses territórios. Esse tratado foi autorizado também pela Igreja, já que as navegações também tinham interesses religiosos envolvidos).tratado-de-tordesilhas-mapa-divisorio - Ensinar História - Joelza Ester  Domingues

Com o Tratado de Tordesilhas, Portugal ficou com o domínio de quase todo o Atlântico Sul, que era importante como defesa de sua rota para chegar as Índias. Abriu-se também a possibilidade de tomar posse de terras ocidentais as quais Portugal supunha a existência.

 (Outros países da Europa como França, Inglaterra e Holanda também empreenderam grandes navegações e questionaram o tratado de Tordesilhas, vamos estudar isso na nossa próxima postagem!)

AGORA É A SUA VEZ! 

Estude os textos sobre as grandes navegações portuguesas e espanholas para responder o questionário abaixo!

ACESSE O QUESTIONÁRIO CLICANDO AQUI

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Boa atividade e até mais!

profª Biah

Semana de 07/09 a 11/09 - 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal dos sextos anos!

Como vocês sabem, entre os dias 24/08 e 28/08 tivemos um recesso, ou seja, não foram postadas atividades. E na semana passada entre os dias 31/08 e 04/09 ficou reservado para que vocês recuperassem as atividades pendentes, dessa forma, retornamos com força total para estudar o EGITO ANTIGO!

Na aula passada estudamos o ANTIGO IMPÉRIO, copiamos um texto e fizemos uma pesquisa sobre os povos HEBREUS, PERSAS E FENÍCIOS

A aula de hoje vai ser dividida em dois momentos:

A primeira parte será um vídeo sobre o MÉDIO IMPÉRIO e a segunda parte um outro vídeo específico sobre o NOVO IMPÉRIO e período de decadência do Egito.

Após assistir aos videos, vocês devem fazer o formulário, lendo com atenção as orientações para o envio. É importante lembrar que o formulário deve ser enviado APENAS UMA VEZ, com seu NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE!



 




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Boa atividade e até mais!

Profª Biah