domingo, 18 de outubro de 2020

Semana de 19/10 a 23/10 - INÍCIO DO 4º BIMESTRE - 7ºS ANOS A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Nessa semana iniciamos o nosso quatro e último bimestre! Infelizmente, devido à pandemia, não pudemos ter um ano letivo completo com o carinho e acolhimento da sala de aula, mas vamos nos esforçar para encerrá-lo da melhor maneira possível, combinado? Hoje continuaremos a estudar a COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA. Vocês devem ler o texto abaixo, anotar os pontos principais em seus cadernos colocando a data de hoje (19/10) e responder o formulário no final dessa postagem. Atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto, pois sinalizam explicações e pontos importantes.


A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

 Antes de começar, lembre que: A América não era um continente despovoado, havia muitas civilizações ricas em cultura e tecnologia nesse território. Essas civilizações foram destruídas em grande medida devido as doenças, superioridade de armamentos e estratégias e alianças feitas pelos espanhóis.

A colonização dos territórios da América estava ligada ao processo de expansão marítima e comercial da Europa e ao fortalecimento das monarquias absolutistas e do mercantilismo. O monopólio (apenas um grupo de pessoas/nação domina o comércio de determinado produto) comercial colonial garantia à metrópole (país colonizador) a compra de todos os produtos a preço mínimo, mas suficiente para estimular a produção. A colônia (território conquistado) também consumia produtos da metrópole.

A intenção de ocupar as terras, além de sua exploração, se devia as pressões de demais países europeus que não respeitavam o tratado de Tordesilhas e apenas “respeitavam” territórios efetivamente ocupados.

 

                                A COLONIZAÇÃO DA AMERICA ESPANHOLA

Ao iniciar a colonização, por volta de 1493, o governo espanhol montou uma estrutura de governo para administrar suas posses. Foram criados:

• a Casa de Contratação, em 1503, para supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a América e a metrópole. Exercia, no setor comercial, a função de Corte de Justiça;

• o Real Supremo Conselho das Índias, em 1511, responsável pela administração geral da colônia, como a preparação das leis e dos decretos.

O modelo de colonização espanhola era de EXPLORAÇÃO, ou seja, de explorar os territórios e seus recursos (Há diferenças entre colônias de exploração e colônias de POVOAMENTO que tinham como objetivo ser um novo local de habitação e trabalho).

 Devido a extensão do território da colônia espanhola na América, houve uma divisão administrativa: O território dividiu-se em quatro vice-reinos Nova Granada, Nova Espanha, Peru e Rio da Prata e em quatro capitanias gerais Cuba, Chile, Guatemala e Venezuela. Os vice-reinos e capitanias gerais eram governados, respectivamente, por vice-reis e capitães gerais nomeados pelo Conselho das Índias. Essas regiões eram controladas diretamente pela coroa espanhola eram considerados como uma própria extensão do reino espanhol, daí o nome de “vice-reino”.

·         CABILDOS: espécies de assembleias para organizar diversos problemas nas colônias como por exemplo, segurança, higiene, leis regulamentares, e garantir o cumprimento das leis espanholas. Eram semelhantes as câmaras municipais nos dias de hoje.



A IGREJA E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

A Igreja Católica teve papel significativo na colonização espanhola da América. Os padres jesuítas eram responsáveis pela conversão dos indígenas ao cristianismo.(A espanha era governada por reis católicos, ou seja, a conversão dos indígenas ao cristianismo fazia parte do processo de colonização, trazendo novos fiéis para essa religião.A política colonial garantia que a igreja mantivesse sua influência) Exerciam sobre eles uma vigilância muito grande, obrigando-os a viver em aldeias (missões) e forçando-os a trabalhar na terra. A Igreja auxiliava o rei a manter sua autoridade sobre a população espanhola por meio dos Tribunais de Inquisição, instalados no México e no Peru. (já estudamos sobre o que foi inquisição, mas se você tiver dúvidas só clicar aqui)


ECONOMIA NA AMÉRICA ESPANHOLA

    Exploração de minérios, principalmente de prata e ouro, sobretudo na região do México onde os astecas já realizavam essa atividade. A exploração de prata foi maior do que a de ouro e teve como mais importantes centros o vice-reino do México e as minas de Potosi, situadas no território da atual Bolívia. Os indígenas eram obrigados a retirar a prata das minas. Os metais preciosos eram transportados por galeões pertencentes a coroa.

            Havia duas formas de trabalho forçado na América:

Encomienda: era a exploração de um grupo de índios por um colono espanhol em troca da responsabilidade do colono em catequizar os nativos, ou seja, o espanhol tinha o direito de forçar os nativos a trabalhar contanto que oferecesse suporte e educação cristã, o que não acontecia na prática. Havia revoltas contra essa prática, como por exemplo, indígena Bartolina Sisa (1750-1783), na atual Bolívia.

         Mita: os grupos de nativos dominados eram obrigados a trabalhar durante determinado tempo para os espanhóis, recebendo um terço de um trabalhador livre daquela época.

 É necessário ressaltar que haviam defensores dos indígenas e pessoas que denunciavam as práticas cruéis e as condições de trabalho na colônia, como  o sacerdote Bartolomeu de Las Casas.

 A agricultura com o plantio de cana-de-açúcar, cacau, milho e tabaco nas ilhas do Caribe.

A criação de gado, para servir de alimento aos colonos. Conforme a decadência da mineração no século XVIII, a agricultura e a pecuária tornaram-se atividades significativas.  A mão de obra negra escravizada foi utilizada na agricultura.

                                 SOCIEDADE NA AMÉRICA ESPANHOLA



·         Chapetones: (nascidos na Espanha) representavam a Coroa espanhola na colônia, possuíam altos cargos políticos, militares e religiosos. Tinham enormes privilégios;

·         Criollos:(filhos de espanhóis nascidos na colônia) eram grandes proprietários de terra, donos de minas e formavam a elite local, também dominavam os cabildos. Embora pertencessem a elite, não tinham os mesmos privilégios dos chapetones;

·         Mestiços: (resultantes da miscigenação entre brancos e índios, negros e brancos) eram trabalhadores assalariados e servidores domésticos. Eram discriminados na colônia, sendo proibidos de circular com armas, joias e roupas de seda, por exemplo;

·         Índios e negros escravizados: considerados apenas força de trabalho.


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Até mais!

Profª Biah

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