Boa tarde, pessoal ds 6ºs anos!
Estamos quase encerrando o nosso bimestre! ou seja, é o momento de vocês intensificarem os estudos e entregarem as atividades pendentes. Para você que perdeu alguma atividade/não conseguiu enviar, clique aqui para verificar o que já foi postado e deve ser entregue até, no máximo, dia 13/10 para que eu feche as notas e as digite até 16/10 data a qual o bimestre se encerra oficialmente. Não deixe de ler as orientações e, em caso de dúvidas, me enviar uma mensagem seja por este blog ou qualquer outra rede social que você pode me achar através dos links dessa página.
Para hoje vocês devem ler o texto abaixo com atenção e anotar os pontos principais em seus cadernos sobre uma nova civilização, vamos falar da MESOPOTÂMIA e, após isso, responder o formulário no final dessa postagem. Atenção também para as postagens em vermelho, que indicam anotações ou explicações importantes.
Mesopotâmia
A Mesopotâmia localizava-se entre os rios Tigre e Eufrates na Ásia (Oriente médio). A palavra Mesopotâmia significa “ terra entre rios” ou "terra entre dois rios" e atualmente seu território corresponde ao Iraque, Turquia, Kwait, Irã e Síria (ou seja, a Mesopotâmia em si não existe mais, porém seu antigo território é ocupado por esses países na atualidade).
Seu clima era seco, com grandes variações de temperatura ao
longo do dia e chuvas escassas (poucas chuvas), sendo necessário a construção de valas e canais
de irrigação para a fertilização (deixar a terra boa para o plantio) da terra, possibilitando assim a agricultura.
- Rei (patesi) = chefe político e religioso
- sacerdotes = cuidam da religião
- Guerreiros
- Grandes comerciantes
- Artesãos
- Camponeses
- Escravos (prisioneiros de guerra)
A principal atividade econômica da Mesopotâmia era a agricultura que era praticada de forma coletiva, sendo que as colheitas eram guardadas nos silos reais. (Os silos reais eram grandes construções feitas para armazenar os grãos). Destacam-se ainda a pecuária (criação de animais) e o comércio com Egito e Fenícia.
RELIGIÃO:
Os povos da Mesopotâmia eram politeístas. Haviam deuses bons e deuses maus. Não acreditavam em vida após a morte.
Vários povos ocuparam a Mesopotâmia, como os Sumérios, Acadianos, Amoritas,Assírios e Caldeus. Podemos observar a localização deles no mapa e na legenda abaixo:
Os Acadianos eram povos nômades, vindos do deserto da Síria
e de origem semita. Ocuparam a Mesopotâmia, aproveitando-se dos conflitos
internos por poder entre as cidades -Estado sumérias. O território divide-se em
dois: Akkad (ou Acádia) e o de Súmer para os antigos habitantes da região
Sargão I “soberano dos quatro cantos da terra”
= Ocupa as terras sumérias posteriormente, unificando a Mesopotâmia. Acádia
torna-se a primeira capital do Império Mesopotâmico, ou Império Acádio. (A história de Sargão I tem muitos pontos semelhantes com a história de Moisés, que já contei no vídeo sobre o Médio Império Egípcio)
Amoritas (Antigos
babilônios 2000 a.C- 1750 a.C)
Eram povos nômades vindos do deserto da Arábia. Criaram o primeiro código de leis escritas, que leva o nome do rei que as idealizou: O Código de Hamurabi. Este código leva em consideração a pena ou lei de TALIÃO (Olho por olho, dente por dente), ou seja, você deve ter uma pena equivalente ao dano que causou, porém as penas mudavam de acordo com a classe social que a pessoa que cometeu o crime ou foi vítima dele pertencia.
Assírios (1300 a.C- 612 a.C )
Povos guerreiros do norte da Mesopotâmia , com técnicas militares superiores (armas de ferro e uso de cavalos). No século VIII a.C. estenderam seu território por toda a Mesopotâmia e a cidade de Nínive tornou-se sede de seu império. Eram temidos pelos povos devido sua violência, crueldade e dos tributos (impostos) cobrados.
Caldeus (612 a.C – 539 a.C)
Iniciam o novo império babilônico, ao sitiar (ocupar) Nínive. Um dos reis que se destaca nesse momento é o rei Nabucodonosor. (Uma história da bíblia cita o rei Nabucodonosor, ou seja, muitos pontos da história da Mesopotâmia pode ser encontrado nesses escritos, mas lembre-se: a bíblia é um livro religioso e não uma fonte histórica, pois não podemos comprovar se o que está escrito ali ocorreu de verdade).
- Invasão de Jerusalém em 586 a.C. e escravidão dos hebreus (história do cativeiro da Babilônia).
- Jardins suspensos da babilônia e zigurate de babel (a história do Zigurate de Babel também aparece na bíblia, citada como "Torre de Babel")
Em 539 a.C os Persas invadem a Babilônia.
EM CASO DE DÚVIDAS ME MANDE UMA MENSAGEM POR ESSE BLOG, DEMAIS REDES SOCIAIS OU GRUPOS DE WHATSAPP!
Boa atividade e até mais!
Profª Biah
Nenhum comentário:
Postar um comentário