sábado, 7 de novembro de 2020

Semana de 09/11 a 13/11 - 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!

Nessa semana continuaremos estudando a GRÉCIA ANTIGA. Na postagem anterior estudamos o primeiro momento dessa civilização, que recebe o nome de PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (ou seja, antes de Homero. Homero é um famoso poeta e a ele se atribuem dois poemas muito famosos que estudaremos hoje). Estudamos os povos que ocuparam a região, que foram os AQUEUS, JÔNIOS, EÓLIOS (povos pacíficos) e depois vieram os DÓRIOS, povos guerreiros que provocaram a PRIMEIRA DIÁSPORA GREGA. A palavra diáspora significa uma dispersão ou deslocamento forçado de muitas pessoas por motivos diversos como políticos, territoriais, sociais etc. E vocês pesquisaram duas histórias muito importantes que envolvem mitologia grega: A lenda do minotauro e a guerra de Tróia.

Para hoje, vocês devem estudar o texto, anotar os pontos importantes em seus cadernos e responder o formulário no final dessa página, combinado? Atenção aos pontos em vermelho no texto, pois significam anotações ou explicações importantes.

                        

                            Período Homérico (Séc XII a.C. – VIII a.C)

 

Homero - estátua presente no museu britânico
Ilíada= Poema que conta a história da guerra de Tróia.

Odisséia= Poema que conta a história do retorno de Ulisses (ou Odisseu) para casa. Odisseu foi o responsável pela ideia da construção do "cavalo de Tróia", que garantiu a vitória aos gregos na guerra.

 Esse período é conhecido pelas histórias do poeta Homero (Mito ou verdade?). Antigamente as histórias eram passadas de geração em geração oralmente. Homero se destaca pois foi o primeiro a escrever/redigir essas histórias, que podemos encontrar em livros até os dias de hoje. Não se sabe muito se Homero realmente fez isso, mas as histórias acabam se atribuindo a ele.

 


A sociedade estava organizada em Genos (comunidades patriarcais, ou seja, focada no homem como membro chefe/principal) e eram lideradas pelo Paterfamilis que era o chefe militar, religioso e político. Essas famílias acreditavam ser descendentes dos mesmos ancestrais e viviam juntas.

A economia era agropastoril (agricultura e criação de gado).

Por volta do século VII a.C, a população aumentou e começou a faltar alimento. Isso leva a uma divisão de terras. Os parentes mais próximos do paterfamilis são beneficiados com mais terras. A sociedade então divide-se em classes sociais:

Eupátridas: Considerados os "bem nascidos".Grandes proprietários de terras

Georgói: Pequenos proprietários de terras

Thetas: trabalhadores assalariados

Demiurgos: Artesãos

Metecos: Estrangeiros

Os genos, conforme as mudanças sociais, tornaram-se cidades-Estado, ou, em grego, pólis.

(Vocês já viram palavras como HELIÓPOLIS, PARAISÓPOLIS? Esse termo Pólis significa cidade, ou seja, Pólis é uma cidade-Estado que se auto governa).

                            Período Arcaico (séc VIII a.C a séc VI a.C)

Nesse período correm transformações e reformas sociais. As cidades-Estado se consolidam.

Surgem os governos oligárquicos (grupos de poucas pessoas ligadas a uma determinada atividade comercial ou família). Essa aristocracia enriquece, aumentando ainda mais as diferenças sociais: surge a escravidão por dívida.

A escravidão por dívida ocorre da seguinte maneira: Se você possui uma dívida e não consegue pagar, você deve trabalhar de maneira forçada até pagar. Raramente as pessoas conseguiam pagar suas dívidas, então tornavam-se basicamente escravos.

As cidades-Estado passam a ser governadas por um basileu (rei) e auxiliado por um conselho de Eupátridas.

A falta de terras férteis e a escravidão por dívida estimulam os gregos a procurar novas terras, inicia-se a Segunda Diáspora Grega, dando origem às novas colônias no mar Mediterrâneo, Mar Negro e no norte da África

A região da Itália possuía várias colônias gregas, ficando conhecida como Magna Grécia (Grande ou Nova Grécia).

O colonialismo provoca a expansão da agricultura, da pecuária e do comércio.

Os gregos importam matérias-primas e exportam produtos elaborados como artesanato, vinho, azeite, cerâmica e joias.


AGORA É A SUA VEZ! Após ler e estudar os textos, responda o FORMULÁRIO 02 CLICANDO AQUI

Faça a atividade com cuidado e capricho, se der tudo certo farei uma chamada de vídeo com vocês na próxima semana para explicar o conteúdo e tirar dúvidas!

Boa atividade e até mais!

Prof ª Biah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário