sábado, 3 de outubro de 2020

Semana de 05/10 a 09/10 -7ºs anos A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Estamos quase encerrando o nosso bimestre! ou seja, é o momento de vocês intensificarem os estudos e entregarem as atividades pendentes. Para você que perdeu alguma atividade/não conseguiu enviar, clique aqui para verificar o que já foi postado e deve ser entregue até, no máximo, dia 13/10 para que eu feche as notas e as digite até 16/10 data a qual o bimestre se encerra oficialmente. Não deixe de ler as orientações e, em caso de dúvidas, me enviar uma mensagem seja por este blog ou qualquer outra rede social que você pode me achar através dos links dessa página.

Para hoje vocês devem ler o texto abaixo com atenção e anotar os pontos principais em seus cadernos sobre A conquista e colonização da América Espanhola e, após isso, responder o formulário no final dessa postagem. Atenção também para as postagens em vermelho, que indicam anotações ou explicações importantes.


A CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

POVOS MESOAMERICANOS: OS INCAS, ASTECAS E MAIAS

A América, antes das grandes navegações do século XV, não era um território desabitado. Ela era povoada por grandes impérios que se destacaram por sua estrutura política, social e por suas grandiosas construções, entre eles estão os Incas, Astecas e Maias.

                                                 OS MAIAS

Os maias ocupavam a península de Yucatán, na região que hoje corresponde ao sul do México, Guatemala e Belize. Quando os espanhóis chegaram a América, essa civilização já estava em decadência. Ainda não se sabe o motivo da queda da civilização maia, porém, ela é atribuída a questões climáticas e possíveis conflitos.

Os maias se organizavam em cidades-Estados, dessa forma, cada cidade-Estado se organizava de uma maneira diferente, não havia centralização do poder. Uma das cidades-Estado mais famosas dos maias é Chichén Itzá Chichen Itzá.

Chichen Itzá e o templo em formato de pirâmide


A sociedade maia possuía uma estrutura rígida, sendo composta pelo rei (ajaw) que era considerado um Deus vivo (o nome para essa prática onde o chefe de Estado é considerado também um Deus é Teocracia), sacerdotes, nobreza e a maioria da população era composta por camponeses que realizavam a agricultura plantando milho, cacau, algodão, tomate e frutas. Existiam também os escravos. Nessa sociedade se você nasceu camponês, não há possibilidade de mudar de classe social, sendo assim essa sociedade é considerada estamental, não muda sua estrutura.

Calendário Maia

Os maias ficaram famosos por sua arquitetura, escrita, matemática (já tinham conhecimento do número zero), pelo seu conhecimento em astronomia e pelo seu calendário. O calendário maia, diferente do gregoriano linear utilizado por muitos países (inclusive o Brasil), é cíclico. Isso significa que o fim não é o encerramento mas sim o começo de uma nova fase. Existiam dois calendários, sendo o primeiro solar conhecido como haab com 18 meses de 20 dias cada mais 5 dias, considerados dias de azar, totalizando 365 dias. O segundo era o calendário religioso conhecido como tzolkin, nele havia 20 semanas de 13 dias cada. A junção de ambos criava um período cíclico que se estendia durante 52 anos

            A religião maia era politeísta, ou seja, idolatrava vários deuses.


OS INCAS

A civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, onde atualmente estão Peru, Bolívia, Chile e Equador eram povos que praticavam a guerra e formaram um vasto império com cerca de 4 mil km. Para alcançar todas as regiões conquistadas, construíram um grandioso sistema de estradas.

A capital do império inca era a cidade de Cuzco e nela foi construído o maior templo dedicado ao Deus sol, considerado um Deus supremo. Os incas, assim como os maias, também eram politeístas e realizavam sacrifícios aos seus deuses. Seu governo era teocrático e centralizado (uma pessoa só no poder), onde o rei ou “O inca” ou Sapa Inca era o comandante e sua sociedade era estamental, composta pela nobreza, sacerdotes, comerciantes e por homens comuns, ou camponeses, que cuidavam da terra. Os principais produtos cultivados pelos incas eram o milho e a batata, mas existiam plantações de algodão, pimenta, tomate, amendoim, mandioca e quinoa, um grão que se popularizou na culinária brasileira.

Cuzco

Os incas não utilizavam moedas, seus produtos eram comercializados através de trocas diretas. Não desenvolveram nenhuma forma de escrita. Essa civilização se destaca por suas grandes construções e por seu engenhoso sistema de irrigação. Por estarem em uma região extremamente irregular, com instabilidades climáticas, foi desenvolvido um sistema chamado CURVAS DE NÍVEL, o plantio em espécies de degraus ou planaltos, aproveitando a água da chuva em todos os campos de plantação e evitando o acúmulo de chuva em um único nível e que ocorra erosão. Para controlar as contas, também foi inventado o QUIPO, um sistema de cordas que auxiliava os incas a calcular, controlarem as contas e registros. Cada corda do QUIPO possuía um significado e tinha uma função específica.

O império inca, que passava por uma guerra civil pela sucessão de poder em 1532, sucumbiu devido a ocupação espanhola no século XV, sendo conquistado por Francisco Pizarro. Vale ressaltar que houve resistência contra os exploradores, e destaca-se o líder Tupac Amarú.

Quipo


Tupac Amarú

                       

OS ASTECAS

Os astecas ocuparam a região do México. Eram povos de tradição militarista e o poder era concentrado nas mãos do imperador. A cidade mais importante era a capital do império, Tenochtitlán, este local foi pensado por sacerdotes que viram um presságio: eles teriam chegado à terra escolhida pelos deuses ao avistarem uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente, e assim criaram o templo. Os astecas também eram politeístas e seus deuses representavam animais e a força da natureza. Era comum a realização de sacrifícios para os deuses.

A sociedade asteca era altamente hierarquizada (ou seja, por ordem de “importância”, dividida em grupos). Ao topo estava o imperador, que representava um deus vivo, a nobreza que possuía cargos administrativos no império, os homens comuns que poderiam ser camponeses ou comerciantes e os escravos, que poderiam ser pessoas com dívidas (e trabalhavam de maneira escrava até pagá-la) ou criminosos. Diferente de outras sociedades, os homens comuns poderiam “subir” de classe, ou seja, a sociedade asteca não era estamental.
Esse povo realizava comércio, cobrava impostos das civilizações conquistadas e praticava a agricultura por meio das chinampas (lagos artificiais com fundo de material orgânico que mantinham o fluxo de água constante durante o plantio), além de ter desenvolvido um tipo de escrita.
Os astecas foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortez em 1521. Quando os espanhóis chegaram nessa região, o imperador asteca Montezuma II os recebeu bem, pois pensou tratar-se da vinda dos deuses, referida em uma profecia. Os espanhóis uniram-se a tribos inimigas dos astecas, aproveitando-se da rivalidade entre eles, e conquistou o império.

A conquista da América espanhola decorreu sobretudo pelo uso de violência contra os povos nativos, sobretudo motivados pela exploração de ouro e metais preciosos. Mesmo em número de homens inferior as civilizações que viviam na região, a vitória e conquista espanhola pode ser ligada aos seguintes fatores:



1- Doenças: Doenças trazidas pelos europeus como sarampo, varíola e gripe mataram boa parte dos indígenas, já que estes não tinham imunidade e nunca haviam entrado em contato com essas enfermidades. Por exemplo, o sucessor do imperador asteca, Montezuma, morreu de varíola. As doenças foram mais letais do que qualquer arma de fogo durante o processo de colonização das Américas;
2- Estratégias e alianças: Os espanhóis se aproveitaram das rivalidades entre povos que viviam na região. Tanto incas como astecas tinham muitos inimigos e esses inimigos aliaram-se aos espanhóis em busca de libertação.
3- Superioridade nas armas: Os espanhóis usavam armaduras de metal, espadas, canhões, dentre outras superiores ao que os indígenas utilizavam.

AGORA É A SUA VEZ!

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Boa atividade e até mais!

Profª Biah

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