domingo, 3 de maio de 2020

SEMANA DE 04/05/2020- ATIVIDADES 7ºS ANOS A,B, C e D

Boa tarde, pessoal dos sétimos anos!


Como vocês sabem, essa semana continuam as aulas do aplicativo CMSP e da TV Educação, assim como as postagens desse blog.

RESPONDENDO A ALGUMAS DÚVIDAS:


Pelo que foi assistido, o conteúdo das aulas do sétimo ano do CMSP é algo que vocês AINDA NÃO ESTUDARAM NA ESCOLA, ou seja, é interessante assistir as aulas do aplicativo, porém vocês também devem realizar as atividades postadas nesse blog para conseguirem acompanhar o que é dito lá, certo?


É importante que vocês AVISEM AOS COLEGAS o que está acontecendo e tentem se comunicar na medida do possível. Lembrando que a intenção não é prejudicar ninguém que não tem acesso a tecnologia, mas sim tentar ajudá-los a não perder o conteúdo em tempos de pandemia.


Na postagem de hoje vamos falar de  ̶s̶a̶n̶g̶u̶e̶,̶ ̶m̶o̶r̶t̶e̶,̶ ̶d̶e̶s̶t̶r̶u̶i̶ç̶ã̶o̶ ̶e̶ ̶d̶e̶s̶g̶r̶a̶ç̶a̶.̶, digo, do final da Idade Média e da crise do século XIV e XV.
Vocês devem copiar esse texto em seus cadernos, colocando a data de hoje 04/05/2020 e responder/pesquisar o que é pedido no link no final dessa página. Atenção as orientações e explicações em VERMELHO ao longo do texto.



A INQUISIÇÃO E A CRISE DO SÉCULO XIV

No período da Baixa Idade Média os reis iam fortalecendo seus governos e o território nacional ia sendo estabelecido. Cria-se então um primeiro modelo de um Estado Moderno e países como a França, Inglaterra e Portugal começam a se estruturar efetivamente.

Século XIII – Foi oficializada o TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO ou SANTA INQUISIÇÃO da igreja católica pelo papa Gregório IX. A inquisição era uma espécie de tribunal religioso que julgava todos aqueles que representavam uma ameaça as DOUTRINAS (conjunto de leis) católicas ou cometiam o que era chamado de HERESIA (pensamento diferente da religião estabelecida). As pessoas eram denunciadas, perseguidas, torturadas e condenadas sem possibilidade de defesa, muitas chegaram a ser queimadas vivas em praça pública. Essa prática ganhou força em muitos países como Espanha, Portugal, Itália e França, porém na Inglaterra esses tribunais não tiveram tanta força.

Muitos cientistas foram alvo da inquisição, como por exemplo, Giordano Bruno e Galileu Galilei que acreditavam na TEORIA HELIOCENTRICA, ou seja, que a terra girava em torno do Sol (e não o contrário). Giordano Bruno foi executado, já Galileu foi obrigado a desmentir sua teoria e foi poupado da fogueira. (Nesse momento é bom lembrar que a IGREJA CATÓLICA influenciava todos os aspectos da vida medieval, então os cientistas que questionavam a existência de Deus, ou que a Terra era o centro do universo e semelhantes eram vistos como ameaças).

Outro alvo da inquisição eram as MULHERES, frequentemente condenadas por BRUXARIA. Os motivos da condenação poderiam ser vários como saberem curas através de ervas, chás e remédios caseiros. Qualquer mulher que tivesse uma aparência desagradável, deficiência, deformidade, diziam “não” a homens poderosos, ou tivessem idade avançada poderia se encaixar no “padrão” de bruxa. Para identificar uma bruxa era feita uma busca de suas “marcas do demônio” como pintas, verrugas e marcas de nascença que podiam se suceder de torturas brutais para obter uma “confissão”. Problemas na colheita doenças e acontecimentos negativos foram ligados a prática da bruxaria, o que intensificou a perseguição conforme o passar dos séculos.

CURIOSIDADE: POR QUE DIZEM QUE OS GATOS TÊM 7 VIDAS?
Não há uma fonte que afirme efetivamente o motivo dessa frase, mas atribuem a existência dessa lenda na Idade Média pois os gatos, sobretudo os pretos, estavam ligados às bruxas, dessa maneira, eles também eram perseguidos e mortos. Porém pessoas criavam gatos secretamente e os escondiam, então sempre havia muitos gatos circulando pelas cidades e feudos, por mais que os matassem o número desses felinos nunca diminuía.

* Existiam vários tipos de tortura realizados durante a inquisição, já falamos sobre alguns em sala de aula. Se tratando da religião cristã, é necessário lembrar que a mesma foi utilizada de diversas maneiras e para diversos fins ao longo da história. O intuito dessa postagem não é criticar nenhuma religião, mas sim de explicar os fatos históricos envolvem a Igreja Católica e envolvem a Idade Média num geral.

A CRISE DO SÉCULO XIV E XV

Esse século representou uma forte crise no sistema feudal. Houve um ESGOTAMENTO das terras de cultivo e uma mudança climática que causou muito frio e chuva, trazendo más colheitas, gerando uma GRANDE FOME na Europa (1315-1317) e uma crise econômica. A mortalidade da população aumentou, sobretudo entre os camponeses, levou à redução de mão de obra.

A PESTE BUBÔNICA

Nesse mesmo século, a Europa passou por uma pandemia (doença que se espalha por vários locais do mundo). A peste bubônica surgiu na Ásia e chegou até a Europa através dos mercadores e de seus navios. Essa doença vem de um bacilo chamado Yersina Pestis que contaminava pulgas que se hospedavam em RATOS. Devido as péssimas condições de higiene (o que causa aumento na quantidade de roedores e pulgas) causadas pela falta de planejamento na formação das cidades e a baixa imunidade devido a grande fome, a doença se espalhou rapidamente por toda a Europa, tanto na cidade quanto no campo.

Médicos da Peste: A sombria aparência de quem tratava de doenças ...A peste causava forte febre, complicações no pulmão, e bubões ou bolhas em partes do corpo, daí o nome “peste bubônica”, também era conhecida como peste negra por deixar marcas pretas nos corpos dos doentes que morriam cerca de dois a cinco dias depois da contaminação. Posteriormente, a doença começou a se espalhar através de fluídos contaminados e pela respiração.

*É preferível que se use o termo peste bubônica. O termo peste negra torna-se perjorativo, ou seja, ofensivo como se tudo que fosse "negro" fosse ruim, obscuro e etc. Lembram-se quando ensinei que não devemos usar o termo "denegrir" por exemplo? É mais ou menos isso.

A doença foi tratada por médicos específicos, conhecidos como médicos da peste, que usavam roupas pretas de couro e uma máscara com bico de pássaro, repleta de ervas por  dentro. Eles acreditavam que o uso desses trajes impediria a contaminação.

Muitos doentes foram isolados em locais específicos, perseguidos e aqueles mais ricos que tinham condições de se isolar em suas propriedades o fizeram.
Devido o intenso número de mortos, não haviam sacerdotes o suficiente para fazer os ritos funerários católicos e tampouco coveiros, ou seja, os doentes eram enterrados em valas comuns ou tinham seus corpos incendiados, já que o cadáver também poderia transmitir a doença.
Estima-se que 1/3 da população da Europa morreu de peste bubônica. A taxa de letalidade (ou morte) na Inglaterra, por exemplo, chegou a 70%.

Os médicos que cuidavam dos que adoeciam de peste usavam uma roupa preta de couro e uma máscara em forma de bico de pássaro.[1]

*Muitos povos foram “acusados” de trazer a peste, sobretudo os judeus que foram perseguidos nesse momento.

A GUERRA DOS CEM ANOS (1337-1453)

Além da fome e da peste, o século XIV foi marcado pela guerra dos cem anos. Um conflito entre a França e a Inglaterra motivada por razões políticas e econômicas.
  • ·         A causa política foi a sucessão do trono francês e a causa econômica a disputa pelo rico território de Flanders (atuais Bélgica e Holanda)

Esse conflito durou mais de um século entre tréguas e pausas. Destaca-se a camponesa francesa JOANA D’ARC.

Entre as consequências da guerra dos cem anos estão:
  • ·         Construção de um forte sentimento de identidade nacional, que ajudou a aumentar o poder dos reis, o que influenciou uma CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA
  • ·         Avanço em técnicas militares e armamentos;
  • Todos esses fatores enfraqueceram os senhores feudais, que se viam obrigados a conceder vantagens aos seus servos. Alguns pressionaram os camponeses ainda mais, o que causou revoltas por toda a Europa, fortalecendo a burguesia e o poder real, caminhando para o FIM DA IDADE MÉDIA e o COMEÇO DA IDADE MODERNA.

ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE:
  • NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO E SÉRIE
  • RESPONDA COM CUIDADO E ATENÇÃO 
  • ENVIE AS RESPOSTAS APENAS UMA VEZ
  • EM CASO DE DÚVIDA ENTRE EM CONTATO PELO BLOG, REDES SOCIAIS OU PELO GRUPO DE WHATSAPP

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER AS QUESTÕES E BOA ATIVIDADE !

4 comentários:

  1. Professora, eu estava sem internet no mês passado. Tem algum problema se eu entregar todas as lições no fim da quarentena?

    ResponderExcluir
  2. Preciso fechar as notas até 29/05. Tente fazer as atividades na medida do possível

    ResponderExcluir
  3. Professora eu tô sem celular essas semanas até minha mãe comprar um novo e eu só vou conseguir entregar as atividades dos professores depois

    ResponderExcluir
  4. Sem problemas, vá acompanhando as atividades na medida do possível e recuperaremos isso no retorno às aulas

    ResponderExcluir