sexta-feira, 24 de abril de 2020

27/04- RETORNO ÀS AULAS - ATIVIDADES 7º ANO A, B, C e D

Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos !

Essa semana vamos retomar as atividades online, que já ocorrem há algum tempo devido a pandemia de COVID-19. Atenção para alguns avisos importantes:

COMO VAI FUNCIONAR ESSA SEMANA?

Nessa semana do dia 27/04 até o dia 30/04 vocês devem acompanhar as aulas que serão transmitidas via televisão no canal 2.3 TV Educação e via aplicativo do governo do Estado - CMSP além de realizarem as atividades que os professores estão postando nos blogs. Após o dia 30/04 fiquem atentos para novas orientações no blog da escola e nas páginas oficiais, certo?  

Avisem aos colegas sobre as atividades e fiquem despreocupados pois nenhum de vocês será prejudicado, busquem realizar tudo na medida do possível.

PEQUENA REVISÃO DO ÚLTIMO CONTEÚDO

Na última postagem do blog que vocês podem verificar aqui, eu havia passado uma análise de música sobre as CRUZADAS. Na postagem de hoje darei continuidade ao conteúdo, então vocês devem colocar a data de hoje 27/04, ler e anotar o texto abaixo em seus cadernos, com atenção as explicações em VERMELHO e responder a algumas questões disponibilizadas em um link para cada turma ao final dessa publicação. Essas questões me ajudarão a ver quem está acessando o blog e a fechar as notas de vocês futuramente da melhor maneira possível, então fiquem atentos na hora de fazer.



A DECADÊNCIA DA IDADE MÉDIA: PERÍODO ENTRE AS CRUZADAS, RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO

Do século XI ao século XV a Europa começa a passar por grandes transformações. Esse período é chamado de Baixa Idade Média e consiste na crise do feudalismo e na mudança do modo de produção feudal para o modo mercantilista.

Século XII –Invenções para aprimorar técnicas agrícolas. Foi criado o arado de ferro, que substituiu o arado de madeira para a plantação. O arado é um instrumento geralmente puxado por um cavalo ou boi que faz as perfurações no solo para o plantio. Com essa evolução plantar se tornava mais fácil. Foram aprimorados também os moinhos movidos a vento e a água além da realização de drenagem dos pântanos.
Com mais alimentos graças a essas invenções, a população começa a se tornar mais forte e resistente a doenças, crescendo em um número considerável. Com o aumento da população, há uma crise pela falta de terras para todos, sobretudo entre os nobres.

EXCEDENTE DE PRODUÇÃO: A quantidade de produtos plantados sendo maior começou a ter sobras. Essa sobra se chama EXCEDENTE e esse excedente começou a ser COMERCIALIZADO, ou seja, há um RENASCIMENTO COMERCIAL nesse período. As trocas que sempre existiram se intensificam, moedas que eram quase inexistentes voltaram a ter importância, as estradas tornaram-se movimentadas e criaram-se pequenos povoados através delas.
Esses povoados onde artesãos e comerciantes se instalavam chamavam-se BURGOS e os moradores desses locais eram conhecidos como BURGUESES. Essa denominação BURGUÊS começou a definir comerciantes e homens mais ricos e vai gerar uma NOVA CLASSE SOCIAL.
É importante lembrar que os BURGUESES apesar de terem dinheiro e lucro, não tinham prestígio/respeito e nem poder político pois o bem mais precioso naquele momento era a TERRA.

veias da história: Feiras medievaisCom isso, muitas pessoas começaram a viver do comércio e do artesanato e surgem as FEIRAS MEDIEVAIS no cruzamento das rotas de comércio, onde mercadores de diferentes locais da Europa se encontravam para realizar suas vendas. Muitos desses mercadores, sobretudo de GÊNOVA E VENEZA se aproveitaram das CRUZADAS e das ROTAS COMERCIAIS MARÍTIMAS conquistadas para oferecer produtos comprados no ORIENTE como especiarias (cravo, canela, noz-moscada, gengibre e temperos variados, muito utilizados para temperar carnes e entre outras coisas para manter a duração dos produtos) e artigos de luxo.
  • Ligas de mercadores

Os senhores feudais aprovavam essas feiras em suas terras pois cobravam impostos dos mercadores.

Século XIII – RENASCIMENTO URBANO: os BURGOS começam a crescer e tornam-se pequenas CIDADES.  Muitas dessas cidades nasceram em áreas pertencentes ao senhor feudal, que cobrava impostos e estavam sujeitas a seu controle, o que gerava conflitos. Essas cidades acabavam recebendo comerciantes, pessoas expulsas do feudo pelo senhor feudal ou pessoas que se revoltavam contra o seu senhor devido aos tributos pagos.

CARTA DE FRANQUIA: Algumas cidades começaram a buscar autonomia, dessa forma, organizaram algumas associações ou algumas compraram a sua liberdade e outras conquistaram aos poucos. Quando havia a conquista dessa liberdade, ela era registrada por um documento chamado CARTA DE FRANQUIA.

  • A cidade cresceu sem um planejamento, ou seja, as condições de higiene não eram adequadas e isso favoreceu o surgimento de doenças (vamos estudar essas doenças e outras crises em outra postagem). 

Surgimento de novas demandas devido ao convívio e trabalho na cidade:

TRABALHO ARTESANAL: O trabalho feito pelas mãos do artesão (artesão é aquele que faz trabalhos manuais, como por exemplo, o sapateiro e etc) O artesão mais velho é conhecido como mestre de ofício e os jovens (a partir de 12 anos) são aprendizes, morando com o mestre de ofício. Futuramente, esses artesãos passaram a se organizar em entidades que eram associações e corporações de trabalhadores chamadas GUILDAS.

*Apesar de serem comerciantes, os artesãos que desempenhavam a mesma função ou profissão tabelavam os preços (ou seja, não havia um sapato mais barato que o do outro para que eu tivesse mais lucro do que o meu concorrente).


AGORA É COM VOCÊS, ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES:

Cada sala terá um link para responder as questões. RESPONDAM AO QUESTIONÁRIO APENAS UMA VEZ!  Se quiserem conferir suas respostas cliquem em VER PRECISÃO.

7º ANO A CLIQUE AQUI

7º ANO B CLIQUE AQUI

7º ANO C CLIQUE AQUI

7º ANO D CLIQUE AQUI

QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMENTANDO NESSE POST OU EM QUALQUER REDE SOCIAL!

Até mais!

Profªa Biah

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