Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!
Nessa semana iniciamos o nosso quatro e último bimestre! Infelizmente, devido à pandemia, não pudemos ter um ano letivo completo com o carinho e acolhimento da sala de aula, mas vamos nos esforçar para encerrá-lo da melhor maneira possível, combinado? Hoje continuaremos a estudar a COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA. Vocês devem ler o texto abaixo, anotar os pontos principais em seus cadernos colocando a data de hoje (19/10) e responder o formulário no final dessa postagem. Atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto, pois sinalizam explicações e pontos importantes.
A
COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
A colonização dos territórios
da América estava ligada ao processo de expansão marítima e comercial da Europa
e ao fortalecimento das monarquias absolutistas e do mercantilismo. O monopólio
(apenas um grupo de pessoas/nação domina o comércio de determinado produto)
comercial colonial garantia à metrópole (país colonizador) a compra de
todos os produtos a preço mínimo, mas suficiente para estimular a produção. A colônia
(território conquistado) também consumia produtos da metrópole.
A intenção de ocupar as
terras, além de sua exploração, se devia as pressões de demais países europeus
que não respeitavam o tratado de Tordesilhas e apenas “respeitavam” territórios
efetivamente ocupados.
A COLONIZAÇÃO DA AMERICA ESPANHOLA
Ao iniciar a colonização, por volta de 1493, o governo espanhol montou uma estrutura de governo para administrar suas posses. Foram criados:
• a Casa de Contratação, em 1503, para supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a América e a metrópole. Exercia, no setor comercial, a função de Corte de Justiça;
• o Real Supremo
Conselho das Índias, em 1511, responsável pela administração geral
da colônia, como a preparação das leis e dos decretos.
O modelo de colonização
espanhola era de EXPLORAÇÃO, ou seja, de explorar os territórios e seus
recursos (Há diferenças entre colônias de exploração e colônias de POVOAMENTO
que tinham como objetivo ser um novo local de habitação e trabalho).
·
CABILDOS: espécies de assembleias para organizar diversos problemas nas colônias
como por exemplo, segurança, higiene, leis regulamentares, e garantir o
cumprimento das leis espanholas. Eram semelhantes as câmaras municipais nos
dias de hoje.
A
IGREJA E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
A
Igreja Católica teve papel significativo na colonização espanhola da América.
Os padres jesuítas eram responsáveis pela conversão dos indígenas ao
cristianismo.(A espanha era governada por reis católicos, ou seja, a conversão dos indígenas ao cristianismo fazia parte do processo de colonização, trazendo novos fiéis para essa religião.A política colonial garantia que a igreja mantivesse sua influência) Exerciam sobre eles uma vigilância muito grande, obrigando-os a
viver em aldeias (missões) e forçando-os a trabalhar na terra. A Igreja
auxiliava o rei a manter sua autoridade sobre a população espanhola por meio
dos Tribunais de Inquisição, instalados no México e no Peru. (já estudamos sobre o que foi inquisição, mas se você tiver dúvidas só clicar aqui)
ECONOMIA NA AMÉRICA ESPANHOLA
Exploração de minérios,
principalmente de prata e ouro, sobretudo na região do México onde os astecas
já realizavam essa atividade. A exploração de prata foi maior do que a de ouro
e teve como mais importantes centros o vice-reino do México e as minas de
Potosi, situadas no território da atual Bolívia. Os indígenas eram obrigados a
retirar a prata das minas. Os metais preciosos eram transportados por galeões
pertencentes a coroa.
Havia duas formas de trabalho forçado na América:
Encomienda: era a exploração de um grupo de
índios por um colono espanhol em troca da responsabilidade do colono em
catequizar os nativos, ou seja, o espanhol tinha o direito de forçar os nativos
a trabalhar contanto que oferecesse suporte e educação cristã, o que não
acontecia na prática. Havia revoltas contra essa prática, como por exemplo,
Mita: os grupos de nativos dominados eram obrigados a trabalhar durante determinado tempo para os espanhóis, recebendo um terço de um trabalhador livre daquela época.
A criação de gado, para servir
de alimento aos colonos. Conforme a decadência da mineração no século XVIII, a
agricultura e a pecuária tornaram-se atividades significativas. A mão de obra negra escravizada foi utilizada
na agricultura.
SOCIEDADE NA AMÉRICA ESPANHOLA
·
Chapetones: (nascidos na Espanha) representavam
a Coroa espanhola na colônia, possuíam altos cargos políticos, militares e
religiosos. Tinham enormes privilégios;
·
Criollos:(filhos de espanhóis nascidos na
colônia) eram grandes proprietários de terra, donos de minas e formavam a elite
local, também dominavam os cabildos. Embora pertencessem a elite, não tinham os mesmos privilégios dos chapetones;
·
Mestiços: (resultantes da miscigenação entre
brancos e índios, negros e brancos) eram trabalhadores assalariados e
servidores domésticos. Eram discriminados na colônia, sendo proibidos de
circular com armas, joias e roupas de seda, por exemplo;
·
Índios e negros escravizados: considerados
apenas força de trabalho.
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Até mais!
Profª Biah
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