sábado, 17 de outubro de 2020

Semana de 19/10 a 23/10 - INÍCIO DO 4º BIMESTRE- 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!

Nessa semana iniciamos o nosso quatro e último bimestre! Infelizmente, devido à pandemia, não pudemos ter um ano letivo completo com o carinho e acolhimento da sala de aula, mas vamos nos esforçar para encerrá-lo da melhor maneira possível, combinado? Hoje iniciaremos os estudos sobre a GRÉCIA ANTIGA. Muitos de vocês já devem ter visto histórias e jogos sobre os deuses gregos, não é mesmo? Hoje vamos aprender alguns aspectos básicos sobre essa grande civilização. Dessa forma, vocês devem ler o texto abaixo, copiar os pontos importantes no caderno colocando a data de hoje (19/10) e responder o formulário que está no final dessa página. Atenção aos pontos em vermelho no texto, pois significam anotações ou explicações importantes.

                                                            GRÉCIA

                               


                                            ASPECTOS GEOGRÁFICOS:

Norte (Termópilas): Montanhas, vales (região árida/mais quente).

Centro (Ática): Produção de vinha (Videira é a árvore de uvas, ou seja, vinha se refere a plantação de videiras para fabricar o vinho) e oliva (Oliva vem de OLIVEIRA, a árvore que tem como fruto a azeitona).

Sul (Peloponeso): Região úmida e pantanosa.

                                        A FORMAÇÃO DA GRÉCIA ANTIGA

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo por volta de 2.000 a.C na Europa. Os gregos originaram-se de povos que migraram para a península balcânica (península é o nome dado para um local cercado de água por todos os lados, menos um): Os aqueus, jônios, eólios e, num momento posterior, os dórios. Esses povos se misturaram com os pelágios (civilização que já residia nesse espaço).


A história grega divide-se nos seguintes períodos:

Pré-Homérico: Século XX a.C a séc XII a.C.

Homérico: Século XII a.C. a VIII a.C.

Arcaico: Século VIII a.C. a séc VI a.C.

Clássico: Século VI a.C. a séc IV a.C.

Helenístico: Século IV a.C. a II a.C.


                                Período Pré-Homérico ( Sec XX a.C a XII a.C)




    Os aqueus foram os primeiros a alcançarem essa região, depois de muito buscarem pastagens que atendessem as necessidades de seus rebanhos.
Chegaram a Hélade (o território da Grécia não era chamado de Grécia por quem habitava nele e eles também não se reconheciam como gregos, por não haver uma unidade territorial, eles chamavam esse território de HELADE e se chamavam de Helênicos), se integraram às populações nativas, e, com o passar do tempo, deram origem aos primeiros centros urbanos gregos como Argos, Tirinto e Micenas.

Em meados  de 1700 a.C., outras populações chegaram a Grécia, realizando a ocupação de outras terras. Eólios e Jônios se estabeleceram pacificamente, ou seja,não houveram conflitos entre esses povos e os aqueus que haviam chegado primeiroNesse período, pode-se destacar o intenso contato entre as cidades de Creta e Micenas. 

Os cretenses já ocupavam uma ilha na região e estavam em crescimento. A ilha de Creta concebeu uma sociedade complexa, reconhecida pelo intenso comércio marítimo que recebia o nome de TALASSOCRACIA (domínio/poder sobre os mares) propagado ao longo do Mar Egeu. Desenvolveram a escrita linear B, faziam cerâmica em formatos geométricos, metalurgia e suas principais cidades eram Cnossos e Faísto.

Com o passar do tempo, os aqueus de Micenas fortaleceram sua economia ao ponto de estabelecer uma rivalidade contra os cretenses. Em 1400 a.C, os aqueus invadem a cidade cretense de Cnossos.

Há também uma explicação mitológica, ou seja, sem comprovação ou fontes históricas e com presença de Deuses e criaturas fantásticas para a ocupação de Creta. Essa história é a Lenda do Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de homem que devorava crianças de Micenas e morava num labirinto. O herói grego TESEU o mata e sai do labirinto, usando um novelo de lã. Essas histórias passavam de geração em geração e eram contadas oralmente. (Pretendo gravar uma videoaula contando essa história pra vocês depois, combinado?).

Em 1.200 a.C. ocorre uma nova onda migratória: Os dórios, povos guerreiros. Os povos que já habitavam a região, com medo da postura dos dórios, fogem para outras regiões. Essa fuga em massa recebe o nome de primeira diáspora grega. A palavra diáspora significa uma dispersão ou deslocamento forçado de muitas pessoas por motivos diversos como políticos, territoriais, sociais e etc. Dessa diáspora, alguns gregos foram para a civlização de ÍLION também conhecida como TRÓIA e isso pode ter causado conflitos naquele local. Mais uma vez entra uma história mitológica que poderia explicar esse acontecimento, a famosa GUERRA DE TRÓIA. (Já ouviram falar de um vírus de computador chamado cavalo de Tróia?) Lembrando que não sabemos se a mesma ocorreu, mas ela nos ajuda a entender esse momento.



AGORA É SUA VEZ!
 

Estude o texto e responda o formulário clicando AQUI

Em caso de dúvidas me chame por este blog, demais redes sociais ou grupos de whatsapp. Façam a atividade com cuidado e capricho!

Até mais!

Profª Biah

Nenhum comentário:

Postar um comentário