Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!
Nessa semana continuaremos estudando a GRÉCIA ANTIGA. Na postagem anterior estudamos o primeiro momento dessa civilização, que recebe o nome de PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (ou seja, antes de Homero. Homero é um famoso poeta e a ele se atribuem dois poemas muito famosos que estudaremos hoje). Estudamos os povos que ocuparam a região, que foram os AQUEUS, JÔNIOS, EÓLIOS (povos pacíficos) e depois vieram os DÓRIOS, povos guerreiros que provocaram a PRIMEIRA DIÁSPORA GREGA. A palavra diáspora significa uma dispersão ou deslocamento forçado de muitas pessoas por motivos diversos como políticos, territoriais, sociais etc. E vocês pesquisaram duas histórias muito importantes que envolvem mitologia grega: A lenda do minotauro e a guerra de Tróia.
Para hoje, vocês devem estudar o texto, anotar os pontos importantes em seus cadernos e responder o formulário no final dessa página, combinado? Atenção aos pontos em vermelho no texto, pois significam anotações ou explicações importantes.
Período Homérico (Séc XII a.C.
– VIII a.C)
Homero - estátua presente no museu britânico |
Odisséia= Poema que conta a história do retorno de Ulisses
(ou Odisseu) para casa. Odisseu foi o responsável pela ideia da construção do "cavalo de Tróia", que garantiu a vitória aos gregos na guerra.
A economia era agropastoril (agricultura e criação de gado).
Por volta do século VII a.C, a população aumentou e começou
a faltar alimento. Isso leva a uma divisão de terras. Os parentes mais próximos
do paterfamilis são beneficiados com mais terras. A sociedade então divide-se
em classes sociais:
Eupátridas: Considerados os "bem nascidos".Grandes proprietários de terras
Georgói: Pequenos proprietários de terras
Thetas: trabalhadores assalariados
Demiurgos: Artesãos
Metecos: Estrangeiros
Os genos, conforme as mudanças sociais, tornaram-se cidades-Estado, ou, em grego, pólis.
(Vocês já viram palavras como HELIÓPOLIS, PARAISÓPOLIS? Esse termo Pólis significa cidade, ou seja, Pólis é uma cidade-Estado que se auto governa).
Período Arcaico (séc VIII a.C a séc VI a.C)
Nesse período correm
transformações e reformas sociais. As cidades-Estado se consolidam.
Surgem os governos oligárquicos
(grupos de poucas pessoas ligadas a uma determinada atividade comercial ou
família). Essa aristocracia enriquece, aumentando ainda mais as diferenças
sociais: surge a escravidão por dívida.
A escravidão por dívida ocorre da seguinte maneira: Se você possui uma dívida e não consegue pagar, você deve trabalhar de maneira forçada até pagar. Raramente as pessoas conseguiam pagar suas dívidas, então tornavam-se basicamente escravos.
As cidades-Estado passam a ser
governadas por um basileu (rei) e auxiliado por um conselho de Eupátridas.
A falta de terras férteis e a escravidão por dívida estimulam os gregos a procurar novas terras, inicia-se a Segunda Diáspora Grega, dando origem às novas colônias no mar Mediterrâneo, Mar Negro e no norte da África
A região da Itália possuía várias
colônias gregas, ficando conhecida como Magna Grécia (Grande ou Nova Grécia).
O colonialismo provoca a expansão
da agricultura, da pecuária e do comércio.
Os gregos importam matérias-primas
e exportam produtos elaborados como artesanato, vinho, azeite, cerâmica e joias.
Faça a atividade com cuidado e capricho, se der tudo certo farei uma chamada de vídeo com vocês na próxima semana para explicar o conteúdo e tirar dúvidas!
Boa atividade e até mais!
Prof ª Biah.
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