sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Semana de 23/11 a 27/11- 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos! 

Estamos nos encaminhando para as últimas atividades desse bimestre, ou seja, é tempo de realizar o que está pendente e não deixar nada pra trás! Caso você tenha perdido as atividades anteriores desse 4º bimestre, elas podem ser consultadas clicando aqui.

Para essa semana e a próxima vocês devem ler o texto abaixo sobre as Pólis gregas, período clássico e helenístico, anotar os pontos principais em seus cadernos e responder ao formulário que será disponibilizado no final dessa postagem. Não esqueçam de ler tudo com MUITA atenção antes de enviar a atividade e ficar atento as anotações em vermelho ao longo do texto, pois representam explicações ou pontos importantes.

Lembrem-se: os gregos se organizavam em cidades-Estados independentes. Cada uma com seus costumes e estilo de vida, porém com aspectos semelhantes como por exemplo a religião politeísta, que idolatrava vários deuses. Esses deuses gregos eram antropomórficos, ou seja, possuíam a fora humana e tinham desejos e sentimentos humanos como amor, ódio, rancor etc.

                                                        As pólis gregas

 ATENAS

 Atenas foi fundada pelos jônicos na península da Ática. Desde os tempos mais antigos, seus habitantes se entregaram à navegação marítima, e, em contato com outros povos, aprenderam e desenvolveram os elementos de uma vida espiritual e material.

No começo, Atenas era governada por reis, porém os atenienses aboliram a realeza, alegando que ninguém possuía dignidade o bastante para substituir um rei com a qualidade dos antigos. O governo então ficava concentrado nas mãos da aristocracia (dos “bem nascidos”) ou eupátridas.

 Sua organização social era dividida em: cidadãos, metecos (estrangeiros) e escravos. (Ser um cidadão hoje em dia se refere a ter direitos e deveres ao conviver em uma sociedade e com outras pessoas. Porém, em Atenas poucas pessoas eram consideradas cidadãs e podiam participar das decisões e do convívio em sociedade).

O que era cidadania para os atenienses? 

A cidadania ateniense era um privilégio concedido a poucos e adquirida pelo nascimento. Somente aos homens, filhos de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos se reservava o direito de ser cidadão. Mulheres, escravos e metecos não podiam participar.

 Organização política: Arcontado (governador)

O governo dos nobres era opressor e indiferente às necessidades do povo. Com o tempo formou-se uma nova classe social, os comerciantes, que desejavam participar dos atos do governo. Uniram-se, por isso, aos demais e começaram a lutar por melhores condições de vida para toda a população. 
Para contornar a situação e evitar revoltas, surgem os legisladores Drácon e Sólon.

 621 a.C - Drácon: Elaborou leis escritas de forma rígida. Suas mudanças não surtiram o impacto desejado.

594 a.C - Sólon: Comerciante, suas leis atuaram para conduzir reformas de peso mais significativo:

- Acabou com a escravidão por dívida.

- Inseriu o padrão “censitário” (por quantidade de riqueza agrícola), ou seja, os privilégios passam dos eupátridas para os mais ricos. Isso divide os cidadãos em quatro categorias, repartindo os direitos de forma proporcional.

                                         A DEMOCRACIA ATENIENSE

508 a.C = O político Clístenes promoveu uma série de reformas populares que asseguraram a soberania do povo no governo da cidade. Nascia assim a democracia ateniense. A palavra democracia é a junção das palavras demos (povo) e kratos (poder), isto é, poder do povo. (O Brasil é um país democrático, ou seja, temos eleições para escolher os nossos representantes e da nossa democracia participam todos os cidadãos, ou seja, homens, mulheres a partir dos 16 anos, de forma optativa, e aos 18 anos de maneira obrigatória. A herença da democracia veio dos atenienses. Apesar da democracia ateniense, poucos participavam e existiam escravos nessa civilização, dessa forma ela ocorria de maneira diferente do que representava em teoria). Essa democracia funcionava na Ápela (praça de assembleia) da seguinte forma:

 *Eclésia (Assembleia do povo) = Votava as leis, escolhia os magistrados, decidia em que gastar o dinheiro público. Dela faziam parte todos os “cidadãos” (lembrando, cidadãos em Atenas são apenas os homens, maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe ateniense) e os projetos eram votados com o levantamento de mãos.

*Boulé (conselho dos 500) = Formado por 500 cidadãos escolhidos por sorteio a cada ano. Eles preparavam os projetos que seriam votados na Eclésia. Nesse conselho os cidadãos, independentemente de sua situação financeira, podiam participar ativamente do governo.

* Ostracismo= 10 anos de expulsão a quem representasse uma ameaça à democracia.

ESPARTA

 Situada na península do Peloponeso, entre altas montanhas e sem saída para o mar. Fundada pelos dórios, desde o começo de sua história Esparta era muito parecida com um acampamento militar e tudo era voltado para a prática militar.

Por volta de VIII a.C., a sociedade espartana estava dividida em três grupos sociais:

Esparciatas: Descendentes diretos dos dórios.

Periecos: Descendentes dos povos conquistados. Dedicavam-se ao cultivo de uma pequena propriedade.

Hilotas: Executavam trabalho forçado para os cidadãos e para o governo de Esparta.

                                               POLÍTICA

Oligarquia (governo de poucas pessoas) -> Diarquia = Havia um chefe religioso e um chefe político.

Gerúsia: Conselho de anciãos.Fiscalizavam a administração dos assuntos ligados ao governo.

Ápela: Assembleia formada por cidadãos com mais de 30 anos (em Esparta a cidadania só era concedida após o serviço militar, que se encerrava aos 30 anos de idade), escolhiam os éforos.

Eforado: Formado por cinco éforos, com mandato de um ano, fiscalizavam o rei, a educação e distribuíam as terras.

A vida em Atenas era totalmente diferente da vida em Esparta, tanto a educação recebida como a vida cotidiana. Estudaremos em um texto que estará no formulário.

                            Período Clássico (Séc, VI a.C. a séc. IV a.C.)

O período clássico é caracterizado por dois conflitos que ocorreram na Grécia: As guerras Médicas e a guerra do Peloponeso.

Guerras Médicas

A partir de 492 a.C, a Grécia sofre várias tentativas de invasão pelo povo persa (chamados de medos pelo povo grego, por isso guerras médicas). Em 490 a.C. é invadida pelos persas sob o comando de Dário, que é derrotado na batalha de MARATONA. (Vocês já ouviram falar de uma prova de corrida chamada maratona? diz a lenda que essa prova surgiu com um herói grego Pheidíppides que, segundo a lenda, percorreu 40 Km entre as cidades de Maratona e Atenas para levar a notícia da vitória grega sobre os persas. Ele morreu ao alcançar seu objetivo).

480 a.C: Xerxes (filho de Dário) organiza um poderoso exército e invade a Grécia para conquistar seu território.  Para derrotar os persas formou-se uma aliança militar entre Atenas e Esparta. Em meio à guerra, Atenas cria a Confederação de Delos


, onde cada cidade-Estado que a ela pertencia contribuía com recursos financeiros, navios e soldados. Após a derrota dos persas esta confederação deu origem a um período conhecido como hegemonia ateniense. (nesse momento que ocorre a Batalha das Termópilas as quais os quadrinhos, e o filme 300 foram inspirados, Lembrando que esse filme não representa a realidade da batalha, apenas foi inspirado nesse recorte da história).

Guerra do Peloponeso: Após a guerra contra os persas, Esparta, para combater o expansionismo de Atenas cria a liga do peloponeso e declara guerra contra Atenas. Essa guerra ocorreu entre os anos de 431 a.C. e 404 a.C. O único evento capaz de interromper as guerras, incluindo a guerra do peloponeso, eram as OLIMPÍADAS, que existem até os dias atuais.

                                   Período Helenístico (séc. IV a.C. a II a.C.)

Os macedônios dominam a Grécia

A Macedônia ficava ao norte da Grécia e era governada por Filipe II que, aproveitando-se do enfraquecimento das cidades-Estado por causa da rivalidade entre elas, inicia um plano de conquista que terminará na batalha de Queroneia, onde os gregos foram derrotados.

A política expansionista macedônica que teve início com Filipe II continuou com seu filho Alexandre, o grande, que consolidou a conquista do território grego. Alexandre levou a cultura grega (ou cultura helenística) aí a origem do nome deste período histórico. Alexandre Magno, Alexandre da Macedônia ou Alexandre, o grande foi um dos maiores conquistadores da história, foi educado pelo filósofo grego Aristóteles, conquistou o poderoso império persa. Abaixo, caso vocês desejem saber um pouco mais sobre ele, existe uma música chamada "Alexander The Great" da banda britânica Iron Maiden que conta a história desse conquistador e alguns feitos de sua história.



AGORA É A SUA VEZ ! 

RESPONDA AO FORMULÁRIO CLICANDO AQUI 

Façam a atividade com atenção e em caso de dúvidas entrem em contato por grupos de whatsapp, por este blog ou demais redes sociais! Não deixe para entregar de última hora!

Boa atividade e até mais!

Profª Biah


Nenhum comentário:

Postar um comentário