domingo, 18 de outubro de 2020

Semana de 19/10 a 23/10 - INÍCIO DO 4º BIMESTRE - 7ºS ANOS A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Nessa semana iniciamos o nosso quatro e último bimestre! Infelizmente, devido à pandemia, não pudemos ter um ano letivo completo com o carinho e acolhimento da sala de aula, mas vamos nos esforçar para encerrá-lo da melhor maneira possível, combinado? Hoje continuaremos a estudar a COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA. Vocês devem ler o texto abaixo, anotar os pontos principais em seus cadernos colocando a data de hoje (19/10) e responder o formulário no final dessa postagem. Atenção para as anotações em vermelho ao longo do texto, pois sinalizam explicações e pontos importantes.


A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

 Antes de começar, lembre que: A América não era um continente despovoado, havia muitas civilizações ricas em cultura e tecnologia nesse território. Essas civilizações foram destruídas em grande medida devido as doenças, superioridade de armamentos e estratégias e alianças feitas pelos espanhóis.

A colonização dos territórios da América estava ligada ao processo de expansão marítima e comercial da Europa e ao fortalecimento das monarquias absolutistas e do mercantilismo. O monopólio (apenas um grupo de pessoas/nação domina o comércio de determinado produto) comercial colonial garantia à metrópole (país colonizador) a compra de todos os produtos a preço mínimo, mas suficiente para estimular a produção. A colônia (território conquistado) também consumia produtos da metrópole.

A intenção de ocupar as terras, além de sua exploração, se devia as pressões de demais países europeus que não respeitavam o tratado de Tordesilhas e apenas “respeitavam” territórios efetivamente ocupados.

 

                                A COLONIZAÇÃO DA AMERICA ESPANHOLA

Ao iniciar a colonização, por volta de 1493, o governo espanhol montou uma estrutura de governo para administrar suas posses. Foram criados:

• a Casa de Contratação, em 1503, para supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a América e a metrópole. Exercia, no setor comercial, a função de Corte de Justiça;

• o Real Supremo Conselho das Índias, em 1511, responsável pela administração geral da colônia, como a preparação das leis e dos decretos.

O modelo de colonização espanhola era de EXPLORAÇÃO, ou seja, de explorar os territórios e seus recursos (Há diferenças entre colônias de exploração e colônias de POVOAMENTO que tinham como objetivo ser um novo local de habitação e trabalho).

 Devido a extensão do território da colônia espanhola na América, houve uma divisão administrativa: O território dividiu-se em quatro vice-reinos Nova Granada, Nova Espanha, Peru e Rio da Prata e em quatro capitanias gerais Cuba, Chile, Guatemala e Venezuela. Os vice-reinos e capitanias gerais eram governados, respectivamente, por vice-reis e capitães gerais nomeados pelo Conselho das Índias. Essas regiões eram controladas diretamente pela coroa espanhola eram considerados como uma própria extensão do reino espanhol, daí o nome de “vice-reino”.

·         CABILDOS: espécies de assembleias para organizar diversos problemas nas colônias como por exemplo, segurança, higiene, leis regulamentares, e garantir o cumprimento das leis espanholas. Eram semelhantes as câmaras municipais nos dias de hoje.



A IGREJA E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

A Igreja Católica teve papel significativo na colonização espanhola da América. Os padres jesuítas eram responsáveis pela conversão dos indígenas ao cristianismo.(A espanha era governada por reis católicos, ou seja, a conversão dos indígenas ao cristianismo fazia parte do processo de colonização, trazendo novos fiéis para essa religião.A política colonial garantia que a igreja mantivesse sua influência) Exerciam sobre eles uma vigilância muito grande, obrigando-os a viver em aldeias (missões) e forçando-os a trabalhar na terra. A Igreja auxiliava o rei a manter sua autoridade sobre a população espanhola por meio dos Tribunais de Inquisição, instalados no México e no Peru. (já estudamos sobre o que foi inquisição, mas se você tiver dúvidas só clicar aqui)


ECONOMIA NA AMÉRICA ESPANHOLA

    Exploração de minérios, principalmente de prata e ouro, sobretudo na região do México onde os astecas já realizavam essa atividade. A exploração de prata foi maior do que a de ouro e teve como mais importantes centros o vice-reino do México e as minas de Potosi, situadas no território da atual Bolívia. Os indígenas eram obrigados a retirar a prata das minas. Os metais preciosos eram transportados por galeões pertencentes a coroa.

            Havia duas formas de trabalho forçado na América:

Encomienda: era a exploração de um grupo de índios por um colono espanhol em troca da responsabilidade do colono em catequizar os nativos, ou seja, o espanhol tinha o direito de forçar os nativos a trabalhar contanto que oferecesse suporte e educação cristã, o que não acontecia na prática. Havia revoltas contra essa prática, como por exemplo, indígena Bartolina Sisa (1750-1783), na atual Bolívia.

         Mita: os grupos de nativos dominados eram obrigados a trabalhar durante determinado tempo para os espanhóis, recebendo um terço de um trabalhador livre daquela época.

 É necessário ressaltar que haviam defensores dos indígenas e pessoas que denunciavam as práticas cruéis e as condições de trabalho na colônia, como  o sacerdote Bartolomeu de Las Casas.

 A agricultura com o plantio de cana-de-açúcar, cacau, milho e tabaco nas ilhas do Caribe.

A criação de gado, para servir de alimento aos colonos. Conforme a decadência da mineração no século XVIII, a agricultura e a pecuária tornaram-se atividades significativas.  A mão de obra negra escravizada foi utilizada na agricultura.

                                 SOCIEDADE NA AMÉRICA ESPANHOLA



·         Chapetones: (nascidos na Espanha) representavam a Coroa espanhola na colônia, possuíam altos cargos políticos, militares e religiosos. Tinham enormes privilégios;

·         Criollos:(filhos de espanhóis nascidos na colônia) eram grandes proprietários de terra, donos de minas e formavam a elite local, também dominavam os cabildos. Embora pertencessem a elite, não tinham os mesmos privilégios dos chapetones;

·         Mestiços: (resultantes da miscigenação entre brancos e índios, negros e brancos) eram trabalhadores assalariados e servidores domésticos. Eram discriminados na colônia, sendo proibidos de circular com armas, joias e roupas de seda, por exemplo;

·         Índios e negros escravizados: considerados apenas força de trabalho.


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Até mais!

Profª Biah

sábado, 17 de outubro de 2020

Semana de 19/10 a 23/10 - INÍCIO DO 4º BIMESTRE- 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!

Nessa semana iniciamos o nosso quatro e último bimestre! Infelizmente, devido à pandemia, não pudemos ter um ano letivo completo com o carinho e acolhimento da sala de aula, mas vamos nos esforçar para encerrá-lo da melhor maneira possível, combinado? Hoje iniciaremos os estudos sobre a GRÉCIA ANTIGA. Muitos de vocês já devem ter visto histórias e jogos sobre os deuses gregos, não é mesmo? Hoje vamos aprender alguns aspectos básicos sobre essa grande civilização. Dessa forma, vocês devem ler o texto abaixo, copiar os pontos importantes no caderno colocando a data de hoje (19/10) e responder o formulário que está no final dessa página. Atenção aos pontos em vermelho no texto, pois significam anotações ou explicações importantes.

                                                            GRÉCIA

                               


                                            ASPECTOS GEOGRÁFICOS:

Norte (Termópilas): Montanhas, vales (região árida/mais quente).

Centro (Ática): Produção de vinha (Videira é a árvore de uvas, ou seja, vinha se refere a plantação de videiras para fabricar o vinho) e oliva (Oliva vem de OLIVEIRA, a árvore que tem como fruto a azeitona).

Sul (Peloponeso): Região úmida e pantanosa.

                                        A FORMAÇÃO DA GRÉCIA ANTIGA

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo por volta de 2.000 a.C na Europa. Os gregos originaram-se de povos que migraram para a península balcânica (península é o nome dado para um local cercado de água por todos os lados, menos um): Os aqueus, jônios, eólios e, num momento posterior, os dórios. Esses povos se misturaram com os pelágios (civilização que já residia nesse espaço).


A história grega divide-se nos seguintes períodos:

Pré-Homérico: Século XX a.C a séc XII a.C.

Homérico: Século XII a.C. a VIII a.C.

Arcaico: Século VIII a.C. a séc VI a.C.

Clássico: Século VI a.C. a séc IV a.C.

Helenístico: Século IV a.C. a II a.C.


                                Período Pré-Homérico ( Sec XX a.C a XII a.C)




    Os aqueus foram os primeiros a alcançarem essa região, depois de muito buscarem pastagens que atendessem as necessidades de seus rebanhos.
Chegaram a Hélade (o território da Grécia não era chamado de Grécia por quem habitava nele e eles também não se reconheciam como gregos, por não haver uma unidade territorial, eles chamavam esse território de HELADE e se chamavam de Helênicos), se integraram às populações nativas, e, com o passar do tempo, deram origem aos primeiros centros urbanos gregos como Argos, Tirinto e Micenas.

Em meados  de 1700 a.C., outras populações chegaram a Grécia, realizando a ocupação de outras terras. Eólios e Jônios se estabeleceram pacificamente, ou seja,não houveram conflitos entre esses povos e os aqueus que haviam chegado primeiroNesse período, pode-se destacar o intenso contato entre as cidades de Creta e Micenas. 

Os cretenses já ocupavam uma ilha na região e estavam em crescimento. A ilha de Creta concebeu uma sociedade complexa, reconhecida pelo intenso comércio marítimo que recebia o nome de TALASSOCRACIA (domínio/poder sobre os mares) propagado ao longo do Mar Egeu. Desenvolveram a escrita linear B, faziam cerâmica em formatos geométricos, metalurgia e suas principais cidades eram Cnossos e Faísto.

Com o passar do tempo, os aqueus de Micenas fortaleceram sua economia ao ponto de estabelecer uma rivalidade contra os cretenses. Em 1400 a.C, os aqueus invadem a cidade cretense de Cnossos.

Há também uma explicação mitológica, ou seja, sem comprovação ou fontes históricas e com presença de Deuses e criaturas fantásticas para a ocupação de Creta. Essa história é a Lenda do Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de homem que devorava crianças de Micenas e morava num labirinto. O herói grego TESEU o mata e sai do labirinto, usando um novelo de lã. Essas histórias passavam de geração em geração e eram contadas oralmente. (Pretendo gravar uma videoaula contando essa história pra vocês depois, combinado?).

Em 1.200 a.C. ocorre uma nova onda migratória: Os dórios, povos guerreiros. Os povos que já habitavam a região, com medo da postura dos dórios, fogem para outras regiões. Essa fuga em massa recebe o nome de primeira diáspora grega. A palavra diáspora significa uma dispersão ou deslocamento forçado de muitas pessoas por motivos diversos como políticos, territoriais, sociais e etc. Dessa diáspora, alguns gregos foram para a civlização de ÍLION também conhecida como TRÓIA e isso pode ter causado conflitos naquele local. Mais uma vez entra uma história mitológica que poderia explicar esse acontecimento, a famosa GUERRA DE TRÓIA. (Já ouviram falar de um vírus de computador chamado cavalo de Tróia?) Lembrando que não sabemos se a mesma ocorreu, mas ela nos ajuda a entender esse momento.



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Profª Biah

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Semana de 12/10 a 16/10 - ENCERRAMENTO DO BIMESTRE E ATIVIDADES ATÉ AQUI

 Boa tarde, pessoal!

Nosso 3º bimestre se encerra nessa semana, temos feriados e muitas coisas para terminar, ou seja, nessa postagem você, que está com atividades atrasadas, poderá consultar o que foi passado até o momento e enviar os formulários para conseguir sua media. Lembrando, esses formulários devem ser enviados até o dia 13/10 visto que precisarei digitar as notas até o dia 16/10.


6ºs anos A e B

Vocês devem ler os textos desse blog sobre Egito e Mesopotâmia (só clicar nas postagens mais antigas), anotar as informações importantes em seus cadernos e responder aos formulários 01, 02 e 03. Antes de qualquer coisa LEIA OS TEXTOS E ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES COM CUIDADO E ATENÇÃO, combinado? 

FORMULÁRIO 01 - MÉDIO E NOVO IMPÉRIO = CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO 02 - ENCERRAMENTO EGITO ANTIGO = CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO 03 - MESOPOTÂMIA = CLIQUE AQUI


7ºs ANOS A, B, C, D e E

Estamos estudando as GRANDES NAVEGAÇÕES. Vocês devem ler os textos desse blog sobre esse assunto (só clicar nas postagens mais antigas), anotar as informações importantes/dúvidas que vocês tem a respeito do tema e responder aos formulários abaixo. LEMBRANDO QUE VOCÊS DEVEM LER OS TEXTOS COM ATENÇÃO PARA REALIZAR A TAREFA.

FORMULÁRIO 01- AS GRANDES NAVEGAÇÕES = CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO 02 - NAVEGAÇÕES INGLESAS, FRANCESAS E HOLANDESAS = CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO 03 - A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA = CLIQUE AQUI


Em caso de dúvidas entre em contato comigo por este blog, grupos de whatsapp ou demais redes sociais! NÃO DEIXEM DE ENVIAR AS TAREFAS E NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!

Boa atividade e até mais!

Profª Biah

sábado, 3 de outubro de 2020

Semana de 05/10 a 09/10 -7ºs anos A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Estamos quase encerrando o nosso bimestre! ou seja, é o momento de vocês intensificarem os estudos e entregarem as atividades pendentes. Para você que perdeu alguma atividade/não conseguiu enviar, clique aqui para verificar o que já foi postado e deve ser entregue até, no máximo, dia 13/10 para que eu feche as notas e as digite até 16/10 data a qual o bimestre se encerra oficialmente. Não deixe de ler as orientações e, em caso de dúvidas, me enviar uma mensagem seja por este blog ou qualquer outra rede social que você pode me achar através dos links dessa página.

Para hoje vocês devem ler o texto abaixo com atenção e anotar os pontos principais em seus cadernos sobre A conquista e colonização da América Espanhola e, após isso, responder o formulário no final dessa postagem. Atenção também para as postagens em vermelho, que indicam anotações ou explicações importantes.


A CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA

POVOS MESOAMERICANOS: OS INCAS, ASTECAS E MAIAS

A América, antes das grandes navegações do século XV, não era um território desabitado. Ela era povoada por grandes impérios que se destacaram por sua estrutura política, social e por suas grandiosas construções, entre eles estão os Incas, Astecas e Maias.

                                                 OS MAIAS

Os maias ocupavam a península de Yucatán, na região que hoje corresponde ao sul do México, Guatemala e Belize. Quando os espanhóis chegaram a América, essa civilização já estava em decadência. Ainda não se sabe o motivo da queda da civilização maia, porém, ela é atribuída a questões climáticas e possíveis conflitos.

Os maias se organizavam em cidades-Estados, dessa forma, cada cidade-Estado se organizava de uma maneira diferente, não havia centralização do poder. Uma das cidades-Estado mais famosas dos maias é Chichén Itzá Chichen Itzá.

Chichen Itzá e o templo em formato de pirâmide


A sociedade maia possuía uma estrutura rígida, sendo composta pelo rei (ajaw) que era considerado um Deus vivo (o nome para essa prática onde o chefe de Estado é considerado também um Deus é Teocracia), sacerdotes, nobreza e a maioria da população era composta por camponeses que realizavam a agricultura plantando milho, cacau, algodão, tomate e frutas. Existiam também os escravos. Nessa sociedade se você nasceu camponês, não há possibilidade de mudar de classe social, sendo assim essa sociedade é considerada estamental, não muda sua estrutura.

Calendário Maia

Os maias ficaram famosos por sua arquitetura, escrita, matemática (já tinham conhecimento do número zero), pelo seu conhecimento em astronomia e pelo seu calendário. O calendário maia, diferente do gregoriano linear utilizado por muitos países (inclusive o Brasil), é cíclico. Isso significa que o fim não é o encerramento mas sim o começo de uma nova fase. Existiam dois calendários, sendo o primeiro solar conhecido como haab com 18 meses de 20 dias cada mais 5 dias, considerados dias de azar, totalizando 365 dias. O segundo era o calendário religioso conhecido como tzolkin, nele havia 20 semanas de 13 dias cada. A junção de ambos criava um período cíclico que se estendia durante 52 anos

            A religião maia era politeísta, ou seja, idolatrava vários deuses.


OS INCAS

A civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, onde atualmente estão Peru, Bolívia, Chile e Equador eram povos que praticavam a guerra e formaram um vasto império com cerca de 4 mil km. Para alcançar todas as regiões conquistadas, construíram um grandioso sistema de estradas.

A capital do império inca era a cidade de Cuzco e nela foi construído o maior templo dedicado ao Deus sol, considerado um Deus supremo. Os incas, assim como os maias, também eram politeístas e realizavam sacrifícios aos seus deuses. Seu governo era teocrático e centralizado (uma pessoa só no poder), onde o rei ou “O inca” ou Sapa Inca era o comandante e sua sociedade era estamental, composta pela nobreza, sacerdotes, comerciantes e por homens comuns, ou camponeses, que cuidavam da terra. Os principais produtos cultivados pelos incas eram o milho e a batata, mas existiam plantações de algodão, pimenta, tomate, amendoim, mandioca e quinoa, um grão que se popularizou na culinária brasileira.

Cuzco

Os incas não utilizavam moedas, seus produtos eram comercializados através de trocas diretas. Não desenvolveram nenhuma forma de escrita. Essa civilização se destaca por suas grandes construções e por seu engenhoso sistema de irrigação. Por estarem em uma região extremamente irregular, com instabilidades climáticas, foi desenvolvido um sistema chamado CURVAS DE NÍVEL, o plantio em espécies de degraus ou planaltos, aproveitando a água da chuva em todos os campos de plantação e evitando o acúmulo de chuva em um único nível e que ocorra erosão. Para controlar as contas, também foi inventado o QUIPO, um sistema de cordas que auxiliava os incas a calcular, controlarem as contas e registros. Cada corda do QUIPO possuía um significado e tinha uma função específica.

O império inca, que passava por uma guerra civil pela sucessão de poder em 1532, sucumbiu devido a ocupação espanhola no século XV, sendo conquistado por Francisco Pizarro. Vale ressaltar que houve resistência contra os exploradores, e destaca-se o líder Tupac Amarú.

Quipo


Tupac Amarú

                       

OS ASTECAS

Os astecas ocuparam a região do México. Eram povos de tradição militarista e o poder era concentrado nas mãos do imperador. A cidade mais importante era a capital do império, Tenochtitlán, este local foi pensado por sacerdotes que viram um presságio: eles teriam chegado à terra escolhida pelos deuses ao avistarem uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente, e assim criaram o templo. Os astecas também eram politeístas e seus deuses representavam animais e a força da natureza. Era comum a realização de sacrifícios para os deuses.

A sociedade asteca era altamente hierarquizada (ou seja, por ordem de “importância”, dividida em grupos). Ao topo estava o imperador, que representava um deus vivo, a nobreza que possuía cargos administrativos no império, os homens comuns que poderiam ser camponeses ou comerciantes e os escravos, que poderiam ser pessoas com dívidas (e trabalhavam de maneira escrava até pagá-la) ou criminosos. Diferente de outras sociedades, os homens comuns poderiam “subir” de classe, ou seja, a sociedade asteca não era estamental.
Esse povo realizava comércio, cobrava impostos das civilizações conquistadas e praticava a agricultura por meio das chinampas (lagos artificiais com fundo de material orgânico que mantinham o fluxo de água constante durante o plantio), além de ter desenvolvido um tipo de escrita.
Os astecas foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortez em 1521. Quando os espanhóis chegaram nessa região, o imperador asteca Montezuma II os recebeu bem, pois pensou tratar-se da vinda dos deuses, referida em uma profecia. Os espanhóis uniram-se a tribos inimigas dos astecas, aproveitando-se da rivalidade entre eles, e conquistou o império.

A conquista da América espanhola decorreu sobretudo pelo uso de violência contra os povos nativos, sobretudo motivados pela exploração de ouro e metais preciosos. Mesmo em número de homens inferior as civilizações que viviam na região, a vitória e conquista espanhola pode ser ligada aos seguintes fatores:



1- Doenças: Doenças trazidas pelos europeus como sarampo, varíola e gripe mataram boa parte dos indígenas, já que estes não tinham imunidade e nunca haviam entrado em contato com essas enfermidades. Por exemplo, o sucessor do imperador asteca, Montezuma, morreu de varíola. As doenças foram mais letais do que qualquer arma de fogo durante o processo de colonização das Américas;
2- Estratégias e alianças: Os espanhóis se aproveitaram das rivalidades entre povos que viviam na região. Tanto incas como astecas tinham muitos inimigos e esses inimigos aliaram-se aos espanhóis em busca de libertação.
3- Superioridade nas armas: Os espanhóis usavam armaduras de metal, espadas, canhões, dentre outras superiores ao que os indígenas utilizavam.

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Profª Biah

Semana de 05/10 a 09/10 - 6ºs anos A e B

 Boa tarde, pessoal ds 6ºs anos!

Estamos quase encerrando o nosso bimestre! ou seja, é o momento de vocês intensificarem os estudos e entregarem as atividades pendentes. Para você que perdeu alguma atividade/não conseguiu enviar, clique aqui para verificar o que já foi postado e deve ser entregue até, no máximo, dia 13/10 para que eu feche as notas e as digite até 16/10 data a qual o bimestre se encerra oficialmente. Não deixe de ler as orientações e, em caso de dúvidas, me enviar uma mensagem seja por este blog ou qualquer outra rede social que você pode me achar através dos links dessa página.

Para hoje vocês devem ler o texto abaixo com atenção e anotar os pontos principais em seus cadernos sobre uma nova civilização, vamos falar da MESOPOTÂMIA e, após isso, responder o formulário no final dessa postagem. Atenção também para as postagens em vermelho, que indicam anotações ou explicações importantes.

                                            Mesopotâmia



A Mesopotâmia localizava-se entre os rios Tigre e Eufrates na Ásia (Oriente médio). A palavra Mesopotâmia significa “ terra entre rios” ou "terra entre dois rios" e atualmente seu território corresponde ao Iraque, Turquia, Kwait, Irã e Síria (ou seja, a Mesopotâmia em si não existe mais, porém seu antigo território é ocupado por esses países na atualidade).

Seu clima era seco, com grandes variações de temperatura ao longo do dia e chuvas escassas (poucas chuvas), sendo necessário a construção de valas e canais de irrigação para a fertilização (deixar a terra boa para o plantio) da terra, possibilitando assim a agricultura.

 SOCIEDADE:

  • Rei (patesi) = chefe político e religioso
  • sacerdotes = cuidam da religião
  • Guerreiros
  • Grandes comerciantes
  • Artesãos
  • Camponeses
  • Escravos (prisioneiros de guerra) 

 ECONOMIA:

A principal atividade econômica da Mesopotâmia era a agricultura que era praticada de forma coletiva, sendo que as colheitas eram guardadas nos silos reais. (Os silos reais eram grandes construções feitas para armazenar os grãos). Destacam-se ainda a pecuária (criação de animais) e o comércio com Egito e Fenícia.

RELIGIÃO:

Os povos da Mesopotâmia eram politeístas. Haviam deuses bons e deuses maus. Não acreditavam em vida após a morte.

Vários povos ocuparam a Mesopotâmia, como os Sumérios, Acadianos, Amoritas,Assírios e Caldeus. Podemos observar a localização deles no mapa e na legenda abaixo:

                           


Sumérios (aproximadamente 4.000 a.C)

Os Sumérios foram os primeiros povos a ocupar o território. Desenvolveram um sistema de canalização dos rios e criaram a escrita cuneiforme. Fizeram a  roda, os calendários, o círculo de 360º, além de usarem o ouro e prata.

Criaram também os ZIGURATES que são templos em formato de pirâmides, porém com degraus. Acreditava-se que eram a morada dos Deuses e por esse motivo apenas o sacerdote podia adentrá-las (essas pirâmides são diferentes do Egito, tanto pelo formato quanto pelo propósito, na Mesopotâmia as pirâmides eram templos para fazer oferendas aos Deuses, um local sagrado e poucos poderiam entrar nelas. No Egito as pirâmides eram complexos funerários, ou seja, locais onde os faraós eram sepultados após a sua morte)

As principais cidades-Estado fundadas pelos sumérios foram Ur, Uruk e Lagash.
Zigurate

Escrita Cuneiforme

Acadianos (aproximadamente 2550 a.C.)

Os Acadianos eram povos nômades, vindos do deserto da Síria e de origem semita. Ocuparam a Mesopotâmia, aproveitando-se dos conflitos internos por poder entre as cidades -Estado sumérias. O território divide-se em dois: Akkad (ou Acádia) e o de Súmer para os antigos habitantes da região

Sargão I “soberano dos quatro cantos da terra”  = Ocupa as terras sumérias posteriormente, unificando a Mesopotâmia. Acádia torna-se a primeira capital do Império Mesopotâmico, ou Império Acádio. (A história de Sargão I tem muitos pontos semelhantes com a história de Moisés, que já contei no vídeo sobre o Médio Império Egípcio)

Amoritas (Antigos babilônios 2000 a.C-  1750 a.C)

Eram povos nômades vindos do deserto da Arábia. Criaram o primeiro código de leis escritas, que leva o nome do rei que as idealizou: O Código de Hamurabi. Este código leva em consideração a pena ou lei de TALIÃO (Olho por olho, dente por dente), ou seja, você deve ter uma pena equivalente ao dano que causou, porém as penas mudavam de acordo com a classe social que a pessoa que cometeu o crime ou foi vítima dele pertencia.

Assírios (1300 a.C- 612 a.C )

Povos guerreiros do norte da Mesopotâmia , com técnicas militares superiores (armas de ferro e uso de cavalos). No século VIII a.C. estenderam seu território por toda a Mesopotâmia e a cidade de Nínive tornou-se sede de seu império. Eram temidos pelos povos devido sua violência, crueldade e dos tributos (impostos) cobrados.

Caldeus (612 a.C – 539 a.C)

Iniciam o novo império babilônico, ao sitiar (ocupar) Nínive. Um dos reis que se destaca nesse momento é o rei Nabucodonosor. (Uma história da bíblia cita o rei Nabucodonosor, ou seja, muitos pontos da história da Mesopotâmia pode ser encontrado nesses escritos, mas lembre-se: a bíblia é um livro religioso e não uma fonte histórica, pois não podemos comprovar se o que está escrito ali ocorreu de verdade).

- Invasão de Jerusalém em 586 a.C. e escravidão dos hebreus (história do cativeiro da Babilônia).

- Jardins suspensos da babilônia e zigurate de babel (a história do Zigurate de Babel também aparece na bíblia, citada como "Torre de Babel")

Em 539 a.C os Persas invadem a Babilônia.


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