domingo, 6 de setembro de 2020

Semana de 07/09 a 11/09 - 7ºs anos A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos sétimos anos!

Como vocês sabem, entre os dias 24/08 e 28/08 tivemos um recesso, ou seja, não foram postadas atividades. E na semana passada entre os dias 31/08 e 04/09 ficou reservado para que vocês recuperassem as atividades pendentes, dessa forma, retornamos com força total para estudar as GRANDES NAVEGAÇÕES!

Para aqueles que não acompanharam o blog, iniciei o texto das grandes navegações e falei um pouco sobre navegações portuguesas. O texto pode ser consultado aqui .

Para hoje vocês devem anotar esse texto em seus cadernos (lembre-se, podem resumir o texto e anotar os pontos importantes/destaques, imprimir, o que for melhor para cada um, porém é necessário fazer anotações para que responder o questionário se torne mais fácil!) e responder o formulário. Antes de enviar, lembre-se: leia todas as orientações com calma e o envie APENAS UMA VEZ, com seu NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE!

Atenção as anotações em vermelho no texto, pois representam explicações ou pontos importantes.

AS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS

 

Os espanhóis, após a expulsão dos mouros (como eram chamados os muçulmanos) em 1492, também começaram seus empreendimentos marítimos, com o objetivo de chegar as Índias. Os reis Fernando e Isabel, aprovaram o plano audacioso do navegador genovês CRISTOVÃO COLOMBO o qual o plano consistia em chegar ao Oriente dando a volta ao mundo pelo Ocidente, pois acreditava-se que a terra era redonda e muito menor do que era realmente.

Colombo partiu do porto de Palos com três caravelas – Nina, Pinta e Santa Maria- e navegou por cerca de dois meses. A expedição desembarcou na ilha de Guanaani (atual São Salvador). Mal sabia o navegador que havia chegado em um novo continente: a América. Pensando estar nas Índias, deu o nome de “índios” aos habitantes locais. Depois de alguns dias, Colombo atingiu a ilha de Cuba e pensou estar na ilha de Cipango, no Japão. Os espanhóis encontraram outras ilhas, como a do atual Haiti, a qual deram o nome de La Espanol.

Em março do ano seguinte, Colombo voltou a Espanha e foi recebido festivamente pelos reis. Realizou mais três viagens a América. Morreu em 1506, na cidade de Valladolid. Sempre acreditou que havia chegado a terras do continente asiático. 

O nome AMÉRICA foi uma homenagem ao geógrafo florentino Américo Vespúcio, já que ele provou que a descoberta de Colombo se tratava de um novo continente. 

CRONOLOGIA DE VIAGENS QUE OS ESPANHÓIS FIZERAM PARA AS AMÉRICAS:

 1508- Vicente Yãñez Pinzón e Juan Días de Soliz atingiram o México;

1513- Vasco Nunes Balboa descobriu o Oceano Pacífico;

1515- Juan Días de Soliz explorou o Rio da Prata;

1519- Fernão de Magalhães, português a serviço da coroa espanhola deu início a primeira viagem de circunavegação (viagem ao redor de um local, que pode ser uma ilha, um continente. Essa viagem foi a primeira “volta ao mundo” da história por assim dizer). Ao chegar nas Filipinas foi assassinado por nativos locais e sua expedição foi concluída por Sebastião de Elcano.


OS TRATADOS DE DIVISÃO DE TERRAS

A concorrência espanhola nas navegações preocupou o governo português. Ele temia pela rota oriental que procurava e pelas terras que já havia descoberto. A descoberta de terras ocidentais pelos espanhóis despertou em Portugal o interesse em assegurar para si parcela dessa região. A disputa entre os países ibéricos (ou seja, localizado na península ibérica, no caso Portugal e Espanha) foi encaminhada ao papa Alexandre VI, que, em 1493, expediu a Bula Inter Coetera. Por ela, a Espanha ficava com a posse de terras situadas a ocidente de uma linha meridiana imaginaria, traçada de polo a polo, a 100 léguas das ilhas de Açores e Cabo Verde. O rei de Portugal, dom João II, considerando que seu país fora prejudicado, protestou contra a decisão do papa. Diante da reação de Portugal, os reis da Espanha aceitaram estabelecer diretamente outro acordo que resultou, em julho de 1494, no Tratado de Tordesilhas. Ficava estabelecido um meridiano tratado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As terras situadas a oeste desse meridiano pertenceriam a Espanha e as terras a leste, a Portugal.

Em 1506, por solicitação do rei português, o papa Júlio II validou o tratado.(ou seja, é importante lembrar que o Tratado de Tordesilhas dividiu o “novo mundo” ou as novas terras descobertas entre Portugal e Espanha e foi criado para resolver as disputas por esses territórios. Esse tratado foi autorizado também pela Igreja, já que as navegações também tinham interesses religiosos envolvidos).tratado-de-tordesilhas-mapa-divisorio - Ensinar História - Joelza Ester  Domingues

Com o Tratado de Tordesilhas, Portugal ficou com o domínio de quase todo o Atlântico Sul, que era importante como defesa de sua rota para chegar as Índias. Abriu-se também a possibilidade de tomar posse de terras ocidentais as quais Portugal supunha a existência.

 (Outros países da Europa como França, Inglaterra e Holanda também empreenderam grandes navegações e questionaram o tratado de Tordesilhas, vamos estudar isso na nossa próxima postagem!)

AGORA É A SUA VEZ! 

Estude os textos sobre as grandes navegações portuguesas e espanholas para responder o questionário abaixo!

ACESSE O QUESTIONÁRIO CLICANDO AQUI

QUALQUER DÚVIDA POSTE NESTE BLOG OU ME PROCURE NAS DEMAIS REDES SOCIAIS!

Boa atividade e até mais!

profª Biah

Nenhum comentário:

Postar um comentário