sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Semana de 21/09 a 25/09 - 7ºs anos A, B, C e D

 Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos!

Hoje continuamos os estudos sobre as GRANDES NAVEGAÇÕES. Já falamos sobre os antecedentes das navegações, navegações portuguesas e espanholas, temas que vocês podem consultar nas postagens mais antigas desse blog.

Para essa semana vocês devem ler o texto abaixo, fazer anotações sobre ele em seus cadernos (não precisa escrever tudo, mas anote os pontos principais!), assistir ao vídeo e responder o formulário que será disponibilizado no final desse post. Não esqueçam de ler as orientações antes de enviar as atividades, combinado?

Atenção para as anotações em vermelho ou com um * (asterisco) ao longo do texto, pois representam explicações ou pontos importantes.


                AS NAVEGAÇÕES INGLESAS, FRANCESAS E HOLANDESAS

Ingleses, franceses e holandeses também cobiçavam as especiarias orientais e tentaram várias rotas para obtê-las. Não contemplados pelo Tratado de Tordesilhas, o ignoraram e partiram rumo ao mar.

    Em 1497, o navegador genovês Giovanni Caboto, a serviço da Inglaterra, tentou em vão encontrar uma passagem para o Oriente pelo extremo norte. Nessa viagem chegou a explorar alguns pontos da América do Norte.

Ocorreram outras navegações inglesas como:

  • Martin Frobisher, ao tentar a passagem a noroeste, descobriu uma baia que recebeu o seu nome;
  • Francis Drake, corsário*, realizou a segunda viagem de circunavegação (viagem ao redor de um local, que pode ser uma ilha, um continente);
  •  Walter Raleigh tentou fundar, em 1585, a primeira colônia inglesa (Carolina do Norte), porém não obteve sucesso. Futuramente, em uma nova expedição, os ingleses fundarão as 13 colônias que darão origem aos Estados Unidos.

    Em 1543 foi a vez do navegador francês Jacques Cartier (ou Cattier) buscar uma passagem para o Oriente pelo extremo norte. Ele explorou o Rio São Lourenço e tomou posse, em nome do rei francês, de partes do atual Canadá e Estados Unidos. As principais viagens francesas foram:

  • 1524, Sebastiao Verrazzano, italiano a serviço da França, atingiu a Terra Nova, no Canada;
  •  Em 1534, Jacques Cattier explorou o rio São Lourenço;
  •  No século XVII, Samuel Champlain iniciou a colonização do Canada, fundando a cidade de Québec.

Tanto os franceses como os ingleses naquela época dedicavam-se a pirataria.

(O termo PIRATA existe desde a Grécia antiga. Há registros de pirataria na Fenícia e entre os vikings. Pirataria se refere a um grupo formado em grande maioria por homens, geralmente independente e bem organizado, que saqueia embarcações e os conteúdos que carregam. Esses piratas saqueavam, por conta própria, as riquezas portuguesas, espanholas, entre outras nos oceanos. Já o termo CORSÁRIO se refere à pirataria “autorizada” por algum reino através de uma missão ou carta de “corso”, ou seja, são comandantes de navio autorizados a pilhar navios de outras nações e estes dividem o saque com o rei, que fica com grande parte dos produtos. Os corsários podem ser classificados também como “piratas de elite”)

     Já os holandeses lançarem-se às navegações só no final do século XVI, porém, em poucas décadas conquistou terras em diversos continentes: região do Cabo (África); Java, Ceilão e Ilhas Moluscas (Ásia); Nova Amsterdã (atual Nova York), Antilhas e o nordeste do Brasil (América).

O vídeo abaixo apresenta algumas informações sobre as grandes navegações e pode ajudar nos estudos de vocês sobre esse tema:

 

                AS CONSEQUÊNCIAS DAS GRANDES NAVEGAÇÕES

As grandes navegações provocaram mudanças importantes no cenário mundial, entre as quais é importante destacar:

  • Extraordinário crescimento do volume e do comércio mundial;
  • Aumento das relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente;
  • O oceano Atlântico passou a ser mais importante como via de comércio. Com isso assistiu-se o declínio das cidades italianas como Gênova e Veneza e o crescimento de países banhados pelo Atlântico como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda;
  • Construção de grandes impérios coloniais pelos europeus e a apropriação da riqueza dos povos africanos, asiáticos e ameríndios (indígenas);
  • Surgimento da escravidão moderna (étnica, ou seja, por etnia, aqui se inicia a escravidão pela cor da pele, localização geográfica e etc)
AGORA É SUA VEZ!

RESPONDA O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI

Em caso de dúvidas me mandem uma mensagem por este blog, grupos de whatsapp ou demais redes sociais!

Até mais e boa atividade!

Profª Biah

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