domingo, 12 de julho de 2020

Semana de 13/07 a 17/07 - 6ºs anos A e B

Boa tarde, 6ºs anos!

Nessa semana começaremos a estudar uma nova civilização, o Egito antigo!

Dessa maneira, vocês devem anotar em seus cadernos as informações abaixo com a data de hoje (13/07), assistir a videoaula  e responder o formulário que estará disponível no final dessa publicação! Lembrando que vocês podem também tirar xerox ou imprimir o texto, caso desejem, porém é necessário ler e estudá-lo para fazer a atividade, combinado?

                                                                 EGITO

                                  
    Pin em Egito antigo





Nasceu no nordeste da África, nas margens do Rio Nilo.

O Rio Nilo possuí 6.650KM de extensão. Era usado para o transporte de mercadorias e pessoas (barcos).  Sua água também era usada para beber, pescar e fertilizar as margens nas épocas das cheias, favorecendo a agricultura.


*Cheias ocorriam em  Julho/Setembro-Outubro*



FORMAÇÃO POLITICA

4000 a.C = Sociedade dividida em nomos (pequenas cidades-estado)  chefiadas por um nomarca .
Ao longo do tempo, os nomos tendem a se unir, formando dois reinos independentes :
ALTO EGITO : Localizado ao Sul, com clima mais seco e dependente das cheias do Nilo.
BAIXO EGITO :  Localizado ao Norte, com clima mais favorável, temperaturas mais suaves e mais cheias (próximo ao Delta do Nilo).
 Por volta de 3200 a.C, Menés, o governante do Alto Egito unifica os dois reinos, tornando-se assim o primeiro Faraó (Palavra que significa casa grande/casa elevada).


EXPLICAÇÃO RELIGIOSA PARA A UNIFICAÇÃO DO EGITO :

Guerra entre o Deus Seth (Deus da violência, desordem, traição, com aparência retratada de vários animais como cachorro, escorpião e etc) ligado ao baixo Egito e o Deus Hórus ( Deus do Céu, em forma de falcão, filho de Osíris e Ísis), ligado ao Alto Egito.

Seth, devido a inveja que possuía de Osíris trama contra ele e joga seu corpo em uma caixa no Rio Nilo. Sua esposa Ísis o encontra, e furioso, Seth esquarteja Osíris em 14 partes. Suas ações fizeram com que a maioria dos outros deuses se voltassem contra ele, mas Seth achava que seu poder era inatacável. Hórus, filho de Ísis e Osíris, conseguiu matar Seth, que acabou identificado como um deus do mal. 
Hórus torna-se assim o Deus de todo o Egito, e é venerado após unificar os dois reinos, usando uma coroa vermelha (baixo Egito) e branca (alto Egito), simbolizando a união do Alto e Baixo Egito.

Após a unificação, convencionou-se dividir a história do Egito em três partes : Antigo Império (3200 AC ATÉ 2000 AC) , Médio Império (2000 AC ATÉ 1580 AC ) e Novo Império (1580 AC ATÉ 525 AC)
                                                                        
  SOCIEDADE EGÍPCIA:

FARAÓ : Considerado um Deus vivo filho do Sol (Amon-Rá) e encarnação do Deus falcão Hórus. Comanda  os exércitos, a justiça e organizava as atividades econômicas.                                                        
 VIZIR  A maior autoridade depois do FARAÒ. Cabia a ele tomar decisões jurídicas, administrativas e financeiras em nome do faraó.
 NOBRES  Descendentes das famílias mais importantes dos antigos nomos. Cuidavam da     administração das províncias ou ocupavam os postos mais altos do exercito
 SACERDOTES  Detinham muito poder, administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado Ofereciam aos Deuses e tinham muita influência politica.          
 ESCRIBAS   Os que dominavam a difícil escrita egípcia, encarregavam-se da cobrança de  Impostos, das leis, dos decretos e da fiscalização das atividades econômicas.
 SOLDADOS  Nunca atingiam os postos de comando pois estes eram reservados a nobreza. Eles viviam dos produtos recebidos como pagamento e dos saques que podiam realizar durante as guerras de conquista.
ARTESÃOS Trabalhavam como pedreiros, carpinteiros, desenhistas, pintores, tecelões e etc.  Muitas das suas atividades eram realizadas nas grandes obras públicas (templos, túmulos, palácios, pirâmides)
CAMPONESES (FELÁS) constituíam a imensa maioria da população. Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham direito de conservar a si apenas uma pequena parte dos produtos escolhidos. Eram também obrigados a trabalhar em obras públicas.                                            
ESCRAVOS  Geralmente estrangeiros e prisioneiros de guerra, também compunham a base da sociedade. Trabalhavam principalmente nas minas e pedreiras do Estado nas terras reais e nos templos.

economia

Principal atividade econômica – agricultura.
O estado cuida das atividades ligadas ao Nilo. O rio Nilo é sagrado.
O comércio interno é baseado na troca direta.
O mercado externo é controlado pelo estado. Comercializavam com a Fenícia, Creta, Palestina e Síria.

Abaixo segue a videoaula que gravei pra vocês sobre esse assunto:

AGORA É A SUA VEZ!

RESPONDA O FORMULÁRIO CLICANDO NESSE LINK

Boa atividade!

QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO!

Profª Biah

Nenhum comentário:

Postar um comentário