domingo, 28 de junho de 2020

Semana de 29/06 - 6ºs ANOS A e b

Boa tarde, pessoal dos 6ºs anos!

Continuamos com as postagens no blog. Na semana passada estudamos um pouco sobre a PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL E OS POVOS INDÍGENAS e para essa semana continuaremos a estudar a Pré-história das Américas e dos povos que já estavam aqui antes do processo de colonização do continente, hoje especificamente falaremos sobre os Incas, Astecas e Maias. Vocês devem, portanto, anotar o texto abaixo em seus cadernos, com a data de hoje (quem quiser/puder imprimir ou tirar xerox e colar tudo bem,mas é necessário ler e estudar os textos para realizar os exercícios), e responder o formulário que será disponibilizado em um link no final dessa postagem. Caso vocês tenham dúvida sobre o conteúdo do texto, postarei aqui uma videoaula que foi transmitida pelo aplicativo CMSP que vocês já estão utilizando, seja pela TV ou celular, para ajudá-los. Atenção as anotações em vermelho ao longo do texto pois são explicações ou termos importantes.

                                           A PRÉ-HISTÓRIA DAS AMÉRICAS

A América, antes das grandes navegações do século XV, era povoada   por grandes impérios que se destacaram por sua estrutura política, social e por suas grandiosas construções, trata-se dos Incas, Astecas e Maias.

                                                             OS MAIAS

Os maias ocupavam a península de Yucatán, na região que hoje corresponde ao sul do México, Guatemala e Belize. Quando os espanhóis chegaram a America, essa civilização já estava em decadência. Ainda não se sabe o motivo da queda da civilização maia, porém, ela é atribuída a questões climáticas e possíveis conflitos.

Os maias se organizavam em cidades-Estados, dessa forma, cada cidade-Estado se organizava de uma maneira diferente, não havia centralização do poder. Uma das cidades-Estado mais famosas dos maias é Chichen Itzá.
Como chegar em Chichén Itzá: excursão ou conta própria + cenote Ik kil
Chichen Itzá e o templo em formato de pirâmide. As pirâmides também são encontradas nas Américas, não só no Egito.
A sociedade maia possuía uma estrutura rígida, sendo composta pelo rei (ajaw) que era considerado um Deus vivo (o nome para essa prática onde o chefe de Estado é considerado também um Deus é Teocracia), sacerdotes, nobreza e a maioria da população era composta por camponeses que realizavam a agricultura plantando milho, cacau, algodão, tomate e frutas. Existiam também os escravos (os escravos, nas civilizações antigas não são escravizados pela cor de sua pele, mas sim por serem prisioneiros de guerra). Nessa sociedade se você nasceu camponês, não há possibilidade de mudar de classe social, sendo assim essa sociedade é considerada estamental, não muda sua estrutura.

Civilização Maia e a importância da escrita – Rekishi no Michi
A escrita maia
calendário maia
Calendário maia
Os maias ficaram famosos por sua arquitetura, escrita, matemática (já tinham conhecimento do número zero,diferente dos romanos, por exemplo), pelo seu conhecimento em astronomia e pelo seu calendário. O calendário maia, diferente do gregoriano linear utilizado por muitos países (inclusive o Brasil), é cíclico. Isso significa que o fim não é o encerramento mas sim o começo de uma nova fase.  Existiam dois calendários, sendo o primeiro solar conhecido como haab com 18 meses de 20 dias cada mais 5 dias, considerados dias de azar, totalizando 365 dias. O segundo era o calendário religioso conhecido como tzolkin, nele havia 20 semanas de 13 dias cada. A junção de ambos criava um período cíclico que se estendia durante 52 anos. A religião maia era politeísta, ou seja, idolatrava vários deuses.

                                                     


OS INCAS

A civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, onde atualmente estão Peru, Bolívia, Chile e Equador eram povos que praticavam a guerra e formaram um vasto império com cerca de 4 mil km. Para alcançar todas as regiões conquistadas, construíram um grandioso sistema de estradas.

A capital do império inca era a cidade de Cuzco e nela foi construído o maior templo dedicado ao Deus sol, considerado um Deus supremo. Os incas, assim como os maias, também eram politeístas e realizavam sacrifícios aos seus deuses. Seu governo era teocrático e centralizado (uma pessoa só no poder), onde o rei ou “O inca” ou Sapa Inca era o comandante e sua sociedade era estamental, composta pela nobreza, sacerdotes, comerciantes e por homens comuns, ou camponeses, que cuidavam da terra. Os principais produtos cultivados pelos incas eram o milho e a batata, mas existiam plantações de algodão, pimenta, tomate, amendoin, mandioca e quinoa, um grão que se popularizou na culinária brasileira.
Descubra Cusco - Notícias - TV - Band.com.br
Cuzco 

Quipo – Wikipédia, a enciclopédia livre
Quipo
Os incas não utilizavam moedas, seus produtos eram comercializados através de trocas diretas. Não desenvolveram nenhuma forma de escrita. Essa civilização se destaca por suas grandes construções e por seu engenhoso sistema de irrigação. Por estarem em uma região extremamente irregular, com instabilidades climáticas, foi desenvolvido um sistema chamado CURVAS DE NÍVEL, o plantio em espécies de degraus ou planaltos, aproveitando a água da chuva em todos os campos de plantação e evitando o acúmulo de chuva em um único nível e que ocorra erosão. Para controlar as contas, também foi inventado o QUIPO, um sistema de cordas que auxiliava os incas a calcular, controlarem as contas e registros. Cada corda do QUIPO possuía um significado e tinha uma função específica.

A cidade inca de Machu Picchu é considerada uma das maravilhas do mundo. Foi encontrada apenas em 1911 bastante preservada.

O império inca sucumbiu devido a ocupação espanhola no século XVI, sendo conquistado por Francisco Pizarro.

                                                 OS ASTECAS

Os astecas ocuparam a região do México. Eram povos de tradição militarista e o poder era concentrado nas mãos do imperador.

A cidade mais importante era a capital do império, Tenochtitlán, este local foi pensado por sacerdotes que viram um presságio: eles teriam chegado à terra escolhida pelos deuses ao avistarem uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente, e assim criaram o templo. Os astecas também eram politeístas e seus deuses representavam animais e a força da natureza. Era comum a realização de sacrifícios para os deuses.

A sociedade asteca era altamente hierarquizada (ou seja, por ordem de “importância”, dividida em grupos). Ao topo estava o imperador, que representava um deus vivo, a nobreza que possuía cargos administrativos no império, os homens comuns que poderiam ser camponeses ou comerciantes e os escravos, que poderiam ser pessoas com dívidas (e trabalhavam de maneira escrava até pagá-la) ou criminosos. Diferente de outras sociedades, os homens comuns poderiam “subir” de classe, ou seja, a sociedade asteca não era estamental.

Esse povo realizava comércio, cobrava impostos das civilizações conquistadas e praticava a agricultura por meio das chinampas (lagos artificiais com fundo de material orgânico que mantinham o fluxo de água constante durante o plantio), além de ter desenvolvido um tipo de escrita (o códice).
O empreendedorismo Asteca era notável, inovador e criativo - São ...
Representação das chinampas

Os astecas foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortez em 1521. Quando os espanhóis chegaram nessa região, o imperador asteca Montezuma II os recebeu bem, pois pensou tratar-se da vinda dos deuses, referida em uma profecia. Os espanhóis uniram-se a tribos inimigas dos astecas, aproveitando-se da rivalidade entre eles, e conquistou o império.


AGORA É SUA VEZ:

Estude os textos sobre a Pré-História do Brasil e a Pré-História das Américas e responda o formulário a seguir.

ATENÇÃO: Envie o formulário apenas UMA VEZ. Faça a atividade com atenção e cuidado, e em caso de dúvida entre em contato.

ACESSE O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI  https://forms.gle/6qcKpT9Eia3JPWE68

Qualquer dúvida comentem nessa postagem, entrem em contato nas demais redes sociais ou grupos de whatsapp!

Caso desejem assistir uma videoaula para ajudar a fazer a atividade, segue o link da aula do aplicativo CMSP: 

Até mais e boa atividade!

Profª Biah

Nenhum comentário:

Postar um comentário