sexta-feira, 24 de abril de 2020

27/04 - RETORNO ÀS AULAS - ATIVIDADES 8ºD

Boa tarde, pessoal do 8ºD!

Essa semana vamos retomar as atividades online, que já ocorrem há algum tempo devido a pandemia de COVID-19. Atenção para alguns avisos importantes:

COMO VAI FUNCIONAR ESSA SEMANA?

Nessa semana do dia 27/04 até o dia 30/04 vocês devem acompanhar as aulas que serão transmitidas via televisão no canal 2.3 TV Educação e via aplicativo do governo do Estado - CMSP além de realizarem as atividades que os professores estão postando nos blogs. Após o dia 30/04 fiquem atentos para novas orientações no blog da escola e nas páginas oficiais, certo?  

Avisem aos colegas sobre as atividades e fiquem despreocupados pois nenhum de vocês será prejudicado, busquem realizar tudo na medida do possível.

PEQUENA REVISÃO DO ÚLTIMO CONTEÚDO

Como vocês podem conferir aqui nessa postagem a última atividade que passei para vocês consistia em responder algumas questões em seus cadernos sobre a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA. Para hoje vocês terão uma atividade diferenciada, então prestem atenção nessas orientações:

Vocês preencherão um  QUESTIONÁRIO cujo postarei um link aqui com as respostas do trabalho sobre COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA que eu já havia solicitado antes da suspensão das aulas. Lembrando que vocês devem entregá-lo manuscrito em caneta azul ou preta assim que retornarmos. Esse questionário me ajudará a saber quem está acessando o blog e a fechar as notas de vocês futuramente da melhor maneira possível. Avisem aos seus colegas.

Vocês devem responder esse questionário APENAS UMA VEZ, preenchendo adequadamente com o seu nome. Façam com atenção e cuidado

As orientações estão todas no cabeçalho do questionário, leiam atentamente antes de digitar as respostas


PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO CLIQUE AQUI


Em caso de dúvidas, comentem essa postagem ou entrem em contato comigo em qualquer rede social.

Até mais!

Profª Biah

27/04- RETORNO ÀS AULAS - ATIVIDADES 7º ANO A, B, C e D

Boa tarde, pessoal dos 7ºs anos !

Essa semana vamos retomar as atividades online, que já ocorrem há algum tempo devido a pandemia de COVID-19. Atenção para alguns avisos importantes:

COMO VAI FUNCIONAR ESSA SEMANA?

Nessa semana do dia 27/04 até o dia 30/04 vocês devem acompanhar as aulas que serão transmitidas via televisão no canal 2.3 TV Educação e via aplicativo do governo do Estado - CMSP além de realizarem as atividades que os professores estão postando nos blogs. Após o dia 30/04 fiquem atentos para novas orientações no blog da escola e nas páginas oficiais, certo?  

Avisem aos colegas sobre as atividades e fiquem despreocupados pois nenhum de vocês será prejudicado, busquem realizar tudo na medida do possível.

PEQUENA REVISÃO DO ÚLTIMO CONTEÚDO

Na última postagem do blog que vocês podem verificar aqui, eu havia passado uma análise de música sobre as CRUZADAS. Na postagem de hoje darei continuidade ao conteúdo, então vocês devem colocar a data de hoje 27/04, ler e anotar o texto abaixo em seus cadernos, com atenção as explicações em VERMELHO e responder a algumas questões disponibilizadas em um link para cada turma ao final dessa publicação. Essas questões me ajudarão a ver quem está acessando o blog e a fechar as notas de vocês futuramente da melhor maneira possível, então fiquem atentos na hora de fazer.



A DECADÊNCIA DA IDADE MÉDIA: PERÍODO ENTRE AS CRUZADAS, RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO

Do século XI ao século XV a Europa começa a passar por grandes transformações. Esse período é chamado de Baixa Idade Média e consiste na crise do feudalismo e na mudança do modo de produção feudal para o modo mercantilista.

Século XII –Invenções para aprimorar técnicas agrícolas. Foi criado o arado de ferro, que substituiu o arado de madeira para a plantação. O arado é um instrumento geralmente puxado por um cavalo ou boi que faz as perfurações no solo para o plantio. Com essa evolução plantar se tornava mais fácil. Foram aprimorados também os moinhos movidos a vento e a água além da realização de drenagem dos pântanos.
Com mais alimentos graças a essas invenções, a população começa a se tornar mais forte e resistente a doenças, crescendo em um número considerável. Com o aumento da população, há uma crise pela falta de terras para todos, sobretudo entre os nobres.

EXCEDENTE DE PRODUÇÃO: A quantidade de produtos plantados sendo maior começou a ter sobras. Essa sobra se chama EXCEDENTE e esse excedente começou a ser COMERCIALIZADO, ou seja, há um RENASCIMENTO COMERCIAL nesse período. As trocas que sempre existiram se intensificam, moedas que eram quase inexistentes voltaram a ter importância, as estradas tornaram-se movimentadas e criaram-se pequenos povoados através delas.
Esses povoados onde artesãos e comerciantes se instalavam chamavam-se BURGOS e os moradores desses locais eram conhecidos como BURGUESES. Essa denominação BURGUÊS começou a definir comerciantes e homens mais ricos e vai gerar uma NOVA CLASSE SOCIAL.
É importante lembrar que os BURGUESES apesar de terem dinheiro e lucro, não tinham prestígio/respeito e nem poder político pois o bem mais precioso naquele momento era a TERRA.

veias da história: Feiras medievaisCom isso, muitas pessoas começaram a viver do comércio e do artesanato e surgem as FEIRAS MEDIEVAIS no cruzamento das rotas de comércio, onde mercadores de diferentes locais da Europa se encontravam para realizar suas vendas. Muitos desses mercadores, sobretudo de GÊNOVA E VENEZA se aproveitaram das CRUZADAS e das ROTAS COMERCIAIS MARÍTIMAS conquistadas para oferecer produtos comprados no ORIENTE como especiarias (cravo, canela, noz-moscada, gengibre e temperos variados, muito utilizados para temperar carnes e entre outras coisas para manter a duração dos produtos) e artigos de luxo.
  • Ligas de mercadores

Os senhores feudais aprovavam essas feiras em suas terras pois cobravam impostos dos mercadores.

Século XIII – RENASCIMENTO URBANO: os BURGOS começam a crescer e tornam-se pequenas CIDADES.  Muitas dessas cidades nasceram em áreas pertencentes ao senhor feudal, que cobrava impostos e estavam sujeitas a seu controle, o que gerava conflitos. Essas cidades acabavam recebendo comerciantes, pessoas expulsas do feudo pelo senhor feudal ou pessoas que se revoltavam contra o seu senhor devido aos tributos pagos.

CARTA DE FRANQUIA: Algumas cidades começaram a buscar autonomia, dessa forma, organizaram algumas associações ou algumas compraram a sua liberdade e outras conquistaram aos poucos. Quando havia a conquista dessa liberdade, ela era registrada por um documento chamado CARTA DE FRANQUIA.

  • A cidade cresceu sem um planejamento, ou seja, as condições de higiene não eram adequadas e isso favoreceu o surgimento de doenças (vamos estudar essas doenças e outras crises em outra postagem). 

Surgimento de novas demandas devido ao convívio e trabalho na cidade:

TRABALHO ARTESANAL: O trabalho feito pelas mãos do artesão (artesão é aquele que faz trabalhos manuais, como por exemplo, o sapateiro e etc) O artesão mais velho é conhecido como mestre de ofício e os jovens (a partir de 12 anos) são aprendizes, morando com o mestre de ofício. Futuramente, esses artesãos passaram a se organizar em entidades que eram associações e corporações de trabalhadores chamadas GUILDAS.

*Apesar de serem comerciantes, os artesãos que desempenhavam a mesma função ou profissão tabelavam os preços (ou seja, não havia um sapato mais barato que o do outro para que eu tivesse mais lucro do que o meu concorrente).


AGORA É COM VOCÊS, ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES:

Cada sala terá um link para responder as questões. RESPONDAM AO QUESTIONÁRIO APENAS UMA VEZ!  Se quiserem conferir suas respostas cliquem em VER PRECISÃO.

7º ANO A CLIQUE AQUI

7º ANO B CLIQUE AQUI

7º ANO C CLIQUE AQUI

7º ANO D CLIQUE AQUI

QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMENTANDO NESSE POST OU EM QUALQUER REDE SOCIAL!

Até mais!

Profªa Biah

27/04 - RETORNO ÀS AULAS - ATIVIDADES 6º ANO B

Boa tarde, pessoal do 6ºB !

Essa semana vamos retomar as atividades online, que já ocorrem há algum tempo devido a pandemia de COVID-19. Atenção para alguns avisos importantes:

COMO VAI FUNCIONAR ESSA SEMANA?

Nessa semana do dia 27/04 até o dia 30/04 vocês devem acompanhar as aulas que serão transmitidas via televisão no canal 2.3 TV Educação e via aplicativo do governo do Estado - CMSP além de realizarem as atividades que os professores estão postando nos blogs. Após o dia 30/04 fiquem atentos para novas orientações no blog da escola e nas páginas oficiais, certo?  

Avisem aos colegas sobre as atividades e fiquem despreocupados pois nenhum de vocês será prejudicado, busquem realizar tudo na medida do possível.

PEQUENA REVISÃO DO ÚLTIMO CONTEÚDO

Na última postagem que vocês podem conferir clicando aqui, vocês conheceram um pouco sobre os HOMINÍDEOS ancestrais da nossa espécie, Homo Sapiens e responderam algumas questões em seus cadernos. Na postagem de hoje, vocês devem colocar a data 27/04/2020 em seus cadernos, ler e copiar o texto abaixo, com atenção nas explicações feitas ao longo do texto em VERMELHO e responder algumas questões disponíveis em um link no final dessa publicação. Essas questões são parecidas com as que vocês fizeram anteriormente, porém enviem suas respostas pelo link para que eu consiga verificar quantos alunos estão conseguindo acessar ao blog e também possa fechar as notas de vocês futuramente da melhor maneira possível.


                                               
                                                 A PRÉ-HISTÓRIA

                                        
É o período que corresponde desde o aparecimento do homem no planeta até a invenção da escrita, por volta de 4.000 anos a.C.
Pode-se dividi-la em três fases:

Paleolítico: Do grego pales = antigo + lithos = pedra. É o período mais longo da pré-história e também é conhecido como PERÍODO DA PEDRA LASCADA. O homem vive basicamente do que a natureza lhe dá, praticam o nomadismo (nomadismo é o ato de migrar de um lugar para o outro, ou seja, não morar em um único local. Eles visitavam um local, quando a água e alimento acabassem eles iriam para outro e assim por diante) em busca de sua sobrevivência através de caça/pesca, coleta de frutas e raízes.  Devido essas atividades, os homens desse período eram conhecidos como caçadores e coletores.

*Descoberta do fogo 790 mil anos

Neolitico: A palavra neolítico significa PEDRA NOVA ou pode ser chamado de período da pedra POLIDA. É considerada uma fase de transformação do modo de vida, em especial porque o homem passa a dominar a agricultura e a domesticar os animais, possibilitando sua fixação em um único lugar (sedentarização). Com essa mudança, passa a ter controle sobre a produção dos alimentos e focar no que lhe traria mais itens úteis a sobrevivência, ou seja, selecionar o que traria mais carne, leite e força de trabalho.

Idade dos metais: Os grupos humanos ficaram cada vez maiores e nesse período  construíram suas primeiras habitações. Desenvolveram técnicas de fundição de metais, o que permitiu criar instrumentos mais eficientes para o cultivo agrícola, derrubada de arvores e caça. Infelizmente, o domínio dos metais teve influencia nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas de cultivo, surgiram assim as primeiras guerras.

Nesse período surgiram também as primeiras cidades, governos e as profissões de ferreiro, marceneiro, padeiro e etc. No fim da idade dos metais, surgirá a escrita.

AGORA É A SUA VEZ:

CLIQUE NESSE LINK AQUI PARA RESPONDER AS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO. RESPONDA AO TESTE APENAS UMA VEZ!

Se você quiser verificar se acertou as questões clique em verificar precisão.

Não se esqueça de colocar seu nome completo e ler com cuidado antes de responder!

QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMENTANDO ESSE BLOG OU POR QUALQUER REDE SOCIAL!

Até mais!

Profª Biah

27/04- RETORNO ÁS AULAS - ATIVIDADES 6º A

Boa tarde, pessoal do 6ºA!

Essa semana vamos retomar as atividades online, que já ocorrem há algum tempo devido a pandemia de COVID-19. Atenção para alguns avisos importantes:

COMO VAI FUNCIONAR ESSA SEMANA?

Nessa semana do dia 27/04 até o dia 30/04 vocês devem acompanhar as aulas que serão transmitidas via televisão no canal 2.3 TV Educação e via aplicativo do governo do Estado - CMSP além de realizarem as atividades que os professores estão postando nos blogs. Após o dia 30/04 fiquem atentos para novas orientações no blog da escola e nas páginas oficiais, certo?  

Avisem aos colegas sobre as atividades e fiquem despreocupados pois nenhum de vocês será prejudicado, busquem realizar tudo na medida do possível.

PEQUENA REVISÃO DO ÚLTIMO CONTEÚDO

Retomando a última postagem que fiz pra sala de vocês, e que vocês podem conferir por clicando aqui, comecei falando sobre três teorias sobre as ORIGENS DA VIDA NA TERRA. Elas são o CRIACIONISMO, o BIG BANG e o EVOLUCIONISMO.

Na postagem de hoje, vocês devem colocar a data 27/04/2020 em seus cadernos, ler e copiar o texto abaixo, com atenção nas explicações feitas ao longo do texto em VERMELHO. Depois da leitura e cópia, vocês devem responder ao QUESTIONÁRIO ONLINE que estará disponível em um link logo ao final do texto.

450 Milhões de anos = Os  primeiros peixes povoam as águas
           453 Milhões de anos = Surgem as primeiras plantas terrestres
250 a 70 milhões de anos = Os répteis dominam a terra (Dinossauros)
220 milhões de anos = Os mamíferos iniciam sua caminhada pelo planeta
65 milhões de anos = Surgem as primeiras flores e os dinossauros desaparecem do planeta

3,5 milhões a 150 mil anos= Aparecimento dos primeiros hominídeos.

ATENÇÃO AO SEGUINTE: Nós NÃO viemos dos macacos, temos um ancestral em comum com ele, o que faz com que tenhamos algumas características bem parecidas.

LEMBRE QUE: Os seres humanos NÃO conviveram no mesmo período que os dinossauros, ou seja, desenhos como os Flinstones, por exemplo, não teriam a menor possibilidade de serem reais. O ser humano surgiu muito tempo depois da extinção dos dinossauros









Entre os primeiros hominídeos estão os do gênero Australopithecus que significa “Macaco do Sul”. Viveram na África há aproximadamente 4 milhões de anos. Caminhavam em pé (bipedismo), tinham dentes molares relativamente mais fortes, face maior e cérebro menor. Supõe-se que comiam essencialmente vegetais, mas também acredita-se  que outras espécies se alimentavam de lagartos, ovos e pequenos mamíferos. A maior parte deles entrou em extinção há cerca de 1 milhão de anos.

                                                      O gênero homo

Fosseis indicam que por volta de 2 milhoes de anos atrás, a família dos hominídeos já apresentava um membro “diferente”, trata-se do gênero homo, que chegou até os seres humanos atuais. Entre as suas principais espécies estão: Homo habilis, homo erectus, homo neanderthalensis e homo sapiens.

Homo Habilis: Viveu aproximadamente 2 milhoes de anos, na África.

Alimentação: Além de vegetais, um pouco de carne.
Habilidades: Recebeu o nome “habilis” por ter fabricado os primeiros instrumentos em pedra e madeira.

Homo Erectus: Viveu aproximadamente 1,7 milhões de anos. Habitou a Africa e espalhou-se pela Europa e Asia (Mas não chegou nem a America e nem a Oceania)
Alimentação: Comia vários tipos de alimento (onívoro), sobretudo a carne era muito importante na sua alimentação.
Habilidades: Primeira espécie a construir instrumentos de pedra com padrões mais definidos (Ex. Machados de mão, raspadores) e também foram os primeiros a caçar de forma organizada e fazer uso do fogo.

Homo Neanderthalensis (Homem de Neanderthal): Viveu aproximadamente de 135 mil a 34 mil anos atrás. Habitou vasta região do mundo como parte da Europa, Ásia e Oriente próximo (Turquia, Iraque, Mesopotâmia, Síria e etc)
Já mostrava semelhança com os homens de hoje
Alimentação: Onivoro
Habilidades: Desenvolveu instrumentos de pedra (facas, pontas de lanças) e instrumentos de osso que exigia um completo controle das mãos. Possuía uma linguagem falada, cuidava dos velhos e doentes, além de praticar rituais de sepultamento (enterrar os mortos). Era mais forte e musculoso do que as pessoas de hoje, provavelmente.

Homo Sapiens: Espécie a qual fazemos parte. Fósseis mais antigos foram encontrados na Africa.Viveu na Africa, Asia, Europa e migrou para a America
Alimentação : Onivoro
Habilidades: Capacidade de pensar e falar. Escrita, expressão artística e senso de moralidade (certo e errado em determinadas situações).   

AGORA É A SUA VEZ:


CLIQUE NESSE LINK AQUI PARA RESPONDER AS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO. RESPONDA AO TESTE APENAS UMA VEZ!


Se você quiser verificar se acertou as questões clique em verificar precisão.

Não se esqueça de colocar seu nome completo e ler com cuidado antes de responder!



QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMENTANDO ESSE BLOG OU POR QUALQUER REDE SOCIAL!



Até mais!



Profª Biah