Para a postagem de hoje, vamos ler o texto, observar e estudar imagens dos hominídeos para responder em seu caderno algumas questões que estarão no final dessa postagem. Peço a atenção de vocês para as anotações em vermelho no blog, são explicações sobre as aulas anteriores, e que estejam atentos também para algumas palavras-chave bastante importantes sobre as características de alguns desses hominídeos e sua origem.
LEMBRE QUE: Nós NÃO viemos dos macacos, temos um ancestral em comum com ele, o que faz com que tenhamos algumas características bem parecidas.
LEMBRE QUE: Os seres humanos NÃO conviveram no mesmo período que os dinossauros, ou seja, desenhos como os Flinstones, por exemplo, não teriam a menor possibilidade de serem reais. O ser humano surgiu muito tempo depois da extinção dos dinossauros, certo?
Diferente das demais espécies existentes naquele momento, ele já andava com os dois pés, isso se chama BIPEDISMO. Tinha o crânio menor e os dentes molares maiores, pois comia alimentos crus e necessitava rasgar, quebrar sementes e raizes para manter-se forte e a salvo dos demais predadores. O fóssil mais famoso já descoberto é de uma Australopithecus. Foi encontrado na Etiópia e recebeu o nome de LUCY em homenagem a música dos Beatles "Lucy in the sky with diamonds". Observe as imagens:
CRÂNIO DE AUSTRALOPITHECUS
A segunda espécie é de um gênero diferente, do gênero HOMO que chegou até a nossa espécie. O HOMO HABILIS recebeu esse nome pois começou a ter algumas HABILIDADES como raspar pedras para fazer ferramentas. Também foi encontrado na África. Por utilizar mais o cérebro e o pensamento, seu crânio vai, aos poucos, se modificando e adaptando.
CRÂNIO DE HOMO HABILIS
HOMO ERECTUS
O HOMO ERECTUS recebeu esse nome por ter uma postura ereta, ou seja, ficar com o corpo reto. Ele viveu na África, mas também migrou para Europa e Ásia. Era onívoro, ou seja, se alimentava de tudo, sobretudo carne. Foi o primeiro a CAÇAR DE FORMA ORGANIZADA e fazer o uso do FOGO. O uso do fogo foi importante tanto para seu aquecimento, segurança contra predadores e COZIMENTO dos alimentos, o que vai modificar sua estrutura cerebral e dentária.
CRÂNIO DE HOMO ERECTUS
HOMO NEANDERTHALENSIS OU HOMEM DE NEANDERTAL
O homem de neandertal habitou várias áreas do mundo como a África, Europa, Ásia e o que chamamos de Oriente próximo (Turquia, Iraque, Síria e etc). Também era onívoro e bastante parecido com os homens de hoje. Chegou a conviver com o Homo Sapiens e deixou algumas heranças, como, por exemplo, os cabelos ruivos. Eram fortes, tinham bastante controle das mãos, tinham uma linguagem FALADA e faziam rituais de SEPULTAMENTO (enterros) para seus mortos.
Crânio do Homem de Neandertal
HOMO SAPIENS ou HOMEM SÁBIO
Essa é a espécie a qual fazemos parte. O HOMO SAPIENS migrou para todos os continentes, possui uma linguagem falada, senso de certo e errado (moralidade), produz arte e tem um cérebro altamente desenvolvido.
APÓS OBSERVAR E ESTUDAR OS TEXTOS E AS IMAGENS, RESPONDA EM SEU CADERNO (não esqueçam de colocar a data de hoje 25/03)
1- Por que os crânios dos hominídeos se modificaram ao longo dos anos?
2- Em qual continente foram encontrados os fósseis mais antigos dos hominídeos?
3- Qual dos hominídeos estudados foi o primeiro a usar o fogo?
4- Em sua opinião, qual dos hominídeos é mais parecido com o Homo Sapiens? Justifique sua resposta.
QUALQUER DÚVIDA COMENTEM ESSA POSTAGEM OU ME MANDEM MENSAGEM NO INSTAGRAM
Até a próxima,
Profª Biah
Nenhum comentário:
Postar um comentário