ANTES DO TEXTO, ATENÇÃO PARA ALGUMAS PALAVRAS DIFERENTES:
Os muçulmanos ao longo da história foram chamados de ISLÂMICOS, ou MOUROS ou SARRACENOS, porém esse último termo é ofensivo, assim como o termo BÁRBARO era preconceituoso para com os povos germânicos.
ANTECEDENTES DAS CRUZADAS:
- Aumento populacional na Europa graças as invenções e novas técnicas agrícolas. Consequentemente, há um aumento na desigualdade social;
- Busca por novas terras tanto por servos, nobres e comerciantes
- Ataques ao IMPÉRIO BIZANTINO pelos árabes, persas e TURCOS OTOMANOS (também muçulmanos);
- Alguns locais da Europa como a cidade de VENEZA faziam comércio e tinham uma vida diferente da Europa feudal;
- O nome CRUZADAS vem das vestes que utilizavam a CRUZ como símbolo da expedição.
AS CRUZADAS
As cruzadas foram expedições militares organizadas pela igreja católica com a missão de reconquistar JERUSALÉM, cidade da Palestina, onde Jesus foi crucificado e morto.
Na Idade Média, era comum os fiéis fazerem PEREGRINAÇÕES a pé ou a cavalo a lugares considerados santos. Com essas jornadas, as pessoas acreditavam que Deus as redimisse de seus pecados e, assim, asseguravam sua vida futura no céu.
638- Os árabes conquistam JERUSALÉM, mas ainda toleram as peregrinações cristãs, mediante o pagamento de taxas.
1071- Jerusalém é conquistada pelos turcos e estes impedem a peregrinação dos cristãos. Foram destruídos locais sagrados para os cristãos como a Igreja do Santo Sepulcro. Naquele mesmo ano, os turcos derrotam as tropas bizantinas, trazendo mais uma ameaça aos cristãos.
- ALEIXO I - Imperador bizantino
Em reação a agressão árabe, a igreja católica de Roma liderada pelo papa Urbano II fez um apelo a todos os cristãos para que lutassem contra os muçulmanos, alegando que era necessário libertar a terra santa.
1095 - Ocorre a primeira cruzada NÃO OFICIAL conhecida como Cruzada dos mendigos liderada por Pedro, o heremita. Todos os envolvidos foram guerrear desprevenidos e muitos morreram de fome e doenças.
1096 - Ocorre a primeira cruzada, com a participação de milhares de pessoas e com diversos interesses envolvidos. Os cruzados enfrentaram fome e doenças ao longo do percurso entre a Europa e o Oriente, mas conseguiram ocupar as cidades de Jerusalém, Nicéia e Antioquía (nessa batalha morreram cerca de 20 mil muçulmanos).
- As guerras eram realizadas por CERCOS ao redor dos muros da cidade, lembrem-se de Tróia, por exemplo.
No entanto, em vez de devolverem Jerusalém a cristandade conforme ordenou o papa, os nobres decidiram dividir as terras entre si. O domínio não durou muito tempo e foram organizadas outras cruzadas que não tiveram tanto sucesso.
- PRIMEIRA CRUZADA: liderada por Godofredo de Bulhões que ficou conhecido como DEFENSOR DO SANTO SEPULCRO. Criou a ordem dos teutônicos, hospitalarios e a ordem dos cavalheiros de cristo ou TEMPLÁRIOS.
- SEGUNDA CRUZADA: Os muçulmanos recuperam Odessa, reconquistando parte do reino da Antioquía. Essa cruzada é organizada pelos reis da França e do Sacro Império Romano- Germânico. São derrotados antes de chegar a Damasco.
- TERCEIRA CRUZADA ou CRUZADA DOS REIS: Organizada por Frederico I do Império Romano-Germânico, Filipe Augusto da França e Ricardo coração de leão da Inglaterra contra o sultão Saladino. Há um progresso na relação entre cristãos e muçulmanos. Ricardo coração de leão firmou um tratado com Saladino reconheciendo o domínio cristão sobre uma faixa costeira na Palestina que garantiria o acesso a Jerusalém.
- QUARTA CRUZADA ou CRUZADA VENEZIANA: Diferente das outras, essa cruzada foi motivada por razões e interesses econômico. Ao invés de seguir para a Palestina rumou para Constantinopla que se opunha a cruzada por manter boas relações comerciais com os muçulmanos. Foi uma cruzada de Cristãos contra Cristãos e teve apoio dos mercadores de Veneza.
- QUINTA CRUZADA: André I da Hungria.
A CRUZADA DAS CRIANÇAS: Em 1212, 20 mil crianças germânicas e 30 mil francas foram enviadas para as cruzadas. Acreditava-se que apenas as crianças eram isentas dos pecados e dignas de ocuparem a terra santa. Muitas morreram de fome ou foram aprisionadas e vendidas como escravas.
- SEXTA CRUZADA: Frederico II. Foi excomungado pela igreja (excomungado significa proibido de comungar, expulso da igreja). Porém, foi bem recebido pelos árabes por conhecer sua cultura e ter um bom relacionamento com eles.
- SÉTIMA E OITAVA CRUZADAS ou CRUZADAS DE SÃO LUÍS: Luís IX. o rei morreu de peste. A igreja o tornou santo, posteriormente.
- NONA CRUZADA: Eduardo I. É considerada parte da oitava cruzada e não teve resultados.
CONSEQUÊNCIAS DAS CRUZADAS
- Cavalaria e literatura sobre as batalhas
- Rivalidades entre cristãos e muçulmanos
- Contatos econômicos e culturais entre Ocidente e Oriente
- Comércio entre a Europa e a Ásia menor.
- Novos produtos e conhecimentos
(É interessante desenhar o mapa também, para que vocês tenham uma noção da distância entre os locais)
É isso! Qualquer dúvida sintam-se a vontade para entrar em comigo pelos comentários do blog ou pelo meu instagram.
- Profª Biah.
obg.
ResponderExcluirEstá mantida a pesquisa sobre REINOS AFRICANOS que eu havia solicitado antes da interrupção das aulas. Essa pesquisa vale 1,5 e vocês devem escolher UM dos reinos abaixo e fazer uma pesquisa sobre eles EM SEU CADERNO. Os reinos são:
ResponderExcluirMali
Benin
Congo
Gana
Songhai
Vocês devem pesquisar a localização, principais riquezas, período de existência, cidades principais e organização política. Irei vistar e atribuir nota assim que as aulas retornarem.